Como Criar Gráfico de KPI ou ScoreCard no Excel - Curso de Excel Online

Como Criar Gráfico de KPI ou ScoreCard no Excel - Curso de Excel Online Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel que tá você aprender a criar um gráfico de kpi de scorecard no Excel Como assim professor bom vou mostrar para você uma.

Como Criar Gráfico de KPI ou ScoreCard no Excel

Dica uma sacada que você pode aplicar nos teus dashboards e relatórios no Excel vamos entender isso melhor planilha na tela .

bom pessoal Olha a nossa planilha aí o gráfico que a gente vai aprender a fazer é esse daqui ó kpi de vendas para.

Exportação nós temos as unidades ele alertou aqui ó o que que estaria Ok o que que estaria ruim né isso aqui seria um relatório né que você teria digamos dar quantidade de peças produzidas.

Quantos que são destinadas à exportação e a quantidade de vendas que foi realizada tá tanto que nós temos aqui a base ó algo bem simples para você desenvolver essa base mesmo a gente fez.

Para uma empresa né que precisava e fazer um relatório de exportação que a situação é muito similar a essa que a gente vai aprender Lógico lá tinha muito mais dados aqui a gente deu uma.

Resumidinho para você entender como criar esse gráfico de kpi de scorecard no Excel Tá bom então olha só nós temos aqui a unidade nós temos a produção a exportação realizado e depois depois.

Começam as análises ó que depois a gente vai analisar os índices né e o kpi Tá bom então o que que eu vou fazer eu vou copiar aqui ó essa primeira etapa aqui lançar numa.

Planilha nova tá vou aumentar aqui ó o tamanho deixa eu já copiar aqui as colunas né que são vitais pra gente criar esse tipo de solução que você vai falar Puxa vida Professor parece.

Trabalhoso parece trabalhoso é um pouquinho trabalhoso apenas aqui depois você vai ver para fazer o gráfico éo simples tá aqui eu priso saber a porcentagem do status não sei se você.

Reparou nós temos um índice que é 25% né índice aqui pess é íamos assim que é 25% das peças produzidas são destinadas tá então aqui na exportação ó Foi 25% OK nós.

Temos aqui o realizado o status é saber quanto do realizado foi vendido com relação ao exportado tá então aqui por exemplo a gente Verifica que ó exportou 375 foi destinadas para exportação não é.

Veja Mais Aqui:

    Que foi exportado o realizar foi 380 eu - Curso de Excel Online

    Tive que pegar mais cinco unidades lá da produção pra gente conseguir fazer a exportação de modo percentual quanto que daria isso ó igual realizado de dividido.

    Pela exportação men-1 aí eu venho aqui ó página inicial já vou passar pra porcentagem ó quando eu clicar duas vezes nós temos aqui o que que eu consigo verificar eu verifico que por.

    Exemplo aqui eu precisei né ó é de 100 peças lá da produção para colocar aqui no realizado para conseguir vender então quer dizer eu vendi a minha meta então isso daqui era o a meta do que a gente.

    Precisava ter separado para exportação para depois ver o realizado quanto que seria tá E esses números vão ajudar agora a gente montar o indicador o indicador aqui ó é 5% tá o que que é.

    Esse 5% professor Esse 5% é essa situação que a gente vai ter toda se a quantidade de status for superior a 5% né Tá ok Opa consegui tá ótimo né parabéns agora se for menor do zer quer.

    Dizer menor do que zer tá ruim né agora entre 0 e 5 uma atenção poderia ser melhor Ok por isso que eu tenho essa parte agora aqui ó que são os indicadores Tá então vamos lá ó então.

    Aqui ó como que eu faria esse indicador aqui ó tá então o indicador Vou colocar aqui ó é o 5% vai servir como referência Ok então.

    Se esse valor aqui ó maior do que 5% vou colocar maior igual a 5% vou travar ele aqui ó vou entre aspas colocar Ok se esse valor do status menor do que zero Ok ó ponto e vírgula.

    Quer dizer que estaria ruim então vou dar Noque senão está no estáo de atenção Ok ó assim a o enter ó ele já fez o cálculo vou.

    Clicar duas vezes ó e verifique 33% tá - Curso de Excel Online

    Acima -1 tá noc 0 E2 atenção viu que bacana Então esse aqui o indicador já tá falando pra gente qual que seria o status Tá bom então vamos.

    Colocar aqui para ficar um pouquinho mais fácil ó a gente pegar lá na base aqui ó control c eu vou vir aqui vou colar aqui embaixo vai ficar mais fácil para.

    Você entender esse 32 ou um né Ó que aparece aqui ó Ok atenção noc né ó aqui é o indicador né ó só deixa eu mudar aqui ó vou colocar aqui o status e aqui a gente coloca o indicador pronto Fica.

    Mais fácil Ok mas antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso de Excel line e hoje eu tô mostrando para você como fazer um gráfico de kpi.

    De scorecard no Excel Você quer aprender mais Olha só clica no link fixar no primeiro comentário ou na descrição do vídeo www.curso.com.br .

    A tensão né Ó então ó vamos lá ó igual c a tensão ó é o status Então se o status for igual vamos pegar aqui eu vou travar ela aqui ó Ok.

    Ó tudo bem ponto e vírgula vai ser TR se esse cara aqui igual a atensão Ok vamos travar ele também ó ele vai ser dois sen não vai ser um 3.

    2 ou 1 Tá bom vou dar um enter ó dois é Atenção professor poderia fazer um proc V poderia também fazer um proc V né ó igual proc V ó pega a tensão localiza nessa tabela aqui ó coluna 2.0 tá ó lá ó.

    Vai funcionar do mesmo modo aí você escolhe Agora eu tenho essa aqui ó Isso é o segredo do gráfico que a gente vai aprender agora ó igual se esse cara aqui ó o OK Não é TR ó.

    Então quer dizer se esse valor igual a 3 eu quero que ele coloque um senão é zero Tá bom então á zero vou clicar em arrastar Prontinho igual C esse valor igual a 2 se for igual a 2 eu quero que.

    Ele marque um se não é zero o que que eu tô obrigando aqui eu tô obrigando o Excel Fazer uma avaliação tá da da coluna do indicador para verificar qual que é o valor verdadeiro Ok.

    Ó senão zero ó lá vou vir aqui vou clicar duas vezes ó repare ó que nessas três colunas vamos centralizar que fica Acho até mais fácil de você ver ó eu vou ter ó a área que.

    Vai ser responsável pelo gráfico tá Então veja que eu vou ter três colunas né E essas colunas só vai ficar uma delas sendo visível no gráfico as outras como é zero é nulo não vai aparecer.

    Então o que que eu vou fazer vou selecionar unidade segurar o control vou selecionar Ok atenção inoc eu vou no inserir e vou fazer aqui um gráfico de colunas assim ó.

    Aí eu vou tirar as linhas vou tirar os valores Ok legenda não tem necessidade e agora que entra todo um trabalho de configuração visual tá vamos ajustar aqui um pouquinho mais.

    Ó então vou agora pegar aqui ó o inserir vamos pegar a ilustração e vou utilizar ícones aqui no ícones para quem não conhece eu tem aqui algumas categorias Conforme você clica ó ele aparece aqui.

    Vou procurar uma categoria que ela se chama sinais tá ó vai tá aqui pra frente um pouquinho mais ó sinais e símbolos Ok e aqui ele vai ter diversos símbolos O que que a gente.

    Vai utilizar eu vou utilizar ó esse xinho o vezinho e o tracinho tá bom habilitei os três vou dar um inserir agora eu vou posicionar eles ó um do lado do outro aqui ó.

    Tirar um pouquinho do zoom e fazer agora a configuração de cor ó Então esse daqui eu vou colocar no verde esse aqui ó eu vou colocar no vermelho e esse outro vou colocar no.

    Amarelo Ok vamos lá tá agora a gente vai começar a fazer a avaliação desses dados que a gente tem aqui ó então por exemplo o São Paulo ó ele ficou num atenção a atenção é um.

    Amarelinho ó vou pegar ele ó Ctrl x vou clicar na coluna laranja e vou dar um Crol V Ok Minas Gerais é o único que tá no Ok ó é o verde CRL x vou clicar aqui no azulzinho Crol V Opa clica aqui no.

    Azulzinho ó CRL V deixa eu fechar aqui ó vou pegar de novo o vermelhinho que eu vou colocar no verde ó Ok olha só Aí pessoal agora a gente tem que fazer a configuração dessas colunas.

    Tá então o gráfico em si ó é isso daqui ó Tá bom vou colocar aqui sobreposto tá vou clicar numa das imagens né Ó você vai ver que vai selecionar formatar série de.

    Dados sobreposição de série 100% Ok ó lá largura de espaamento 50% ó vamos colocar um pouquinho mais ó 30% vou fechar ó ó como.

    Ficou depois a questão de ajuste ó gráfico de kpi gráfico de scorecard enfim tá o que que esse gráfico diz ele diz pra gente basicamente quem que tá com estado de atenção e quem não está né.

    E quem ainda tá no ruim Olha só Então esse gráfico pessoal é bem bacana E com base no que eu fiz aqui ó seja dar um cont contrl x nele levar para uma planilha nova e depois trabalhar o.

    Aspecto visual chegando num gráfico assim viu que bacana bom mostrei para vocês como fazer esse gráfico de kpi pegando um exemplo prático que seria que vendas para.

    Exportação onde a gente consegue por exemplo aplicar isso sinalizando de modo muito e de um modo muito fácil a o entendimento dos dados que são apresentados porque a pessoal olha aqui.

    E depois ela vai verificar ó nos demais gráficos né O que que aconteceu Ó quanto que foi produzido quanto que foi separado pra exportação quanto né Ó que foi vendido e daí depois você vai.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HIQkRfAyWQY
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem