256 - Excel VBA e SQL - Passando parâmetros na query do SQL Server no VBA

256 - Excel VBA e SQL - Passando parâmetros na query do SQL Server no VBA Olá seja bem-vinda mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje vamos falar sobre o VBA e sobre o SQL server uso dos dois em conjunto eu.

256 - Excel VBA e SQL - Passando parâmetros na query do SQL Server no VBA

Recebi uma mensagem do Vitor no Linkedin questionando como ele poderia fazer a inclusão de parâmetros dentro de uma curry no SQL server usando VBA ele não sabia colocar por exemplo substituir uma.

Data na consulta dele por uma variável que vai ser lida na planilha Achei bem interessante a sua dúvida Vitória então resolvi gravar esse vídeo para que além dele é claro todos vocês possam entender.

Como fazer essa essa criação nós vamos usar alguns algumas técnicas aqui eu vou precisar do primeiro mostrar os dados lá nós querem server para que você entenda o que nós vamos fazer depois nós vamos.

Migrar para o próprio VBA vamos escrever a rotina eu vou dar essa dica Então vamos lá observe a planilha que está na tela essa planilha é o que nós vamos montar.

Eu tenho uma data de parâmetro de início e uma data de término final Eu Gostaria de visualizar então todos os cursos que começam todas as turmas que começam nessa faixa de datas que eu posso.

Alterar quando clicar no botão realizar consulta eu devo ir até o meu banco de dados do SQL server fazer uma consulta e mostrar quais cursos que irão começar e terminar nessa faixa de datas eu também.

Tenho aqui o nome dos alunos o sexo deles e o tema do nosso treinamento para montar essa rotina é necessário então que nós tenhamos um conjunto de dados para trabalhar eu vou abrir aqui o.

SQL server Management Studio Eu tenho um banco de dados no meu SQL server chamado dependerline trovato você vai ter que ter um também uma tabela para fazer aí a consulta e uma Claire.

Bem simples que vai consultar os mesmos recursos que vimos anteriormente só que passando de maneira fixa esses dois valores na SQL server quando pressiona F5 eu executo essa consulta no SQL.

Server e eu vou ter na parte inferior os resultados aula de hoje ela pode ser construída por você para qualquer consulta que você tenha Note que essa consulta ela tem.

Várias linhas então nós precisaríamos uma técnica específica para colocar essa Carry lá no próprio Excel e usar essas datas como parâmetro muito bem Então é isso que nós vamos.

Veja Mais Aqui:

    Fazer daqui a pouquinho nós vamos voltar

    Para o SQL server Management Studio depois eu vou copiar esses dados desenvolvedor eu vou inserir mais um botão.

    Tenho várias aulas aqui no YouTube que você pode assistir a respeito dessas técnicas de criação dos controles eu vou simplesmente clicar deixa eu fechar aqui novamente essa esse botão que eu acabei.

    Clicando duas vezes nas propriedades Vou colocar aqui o nome de BT botão prevenção executa dois o primeiro já está pronto e aqui vai ser realiza.

    Consulta pois bem agora que o meu botão aqui está pronto e configurado nós vamos utilizá-lo deixa me trocar apenas a cor de fundo desse botão só para diferenciar.

    O do anterior Vamos colocar um tom qualquer aqui de azul perfeito as propriedades da fonte vamos trocar aqui para Branco perfeito só para diferenciar da rotina que já.

    Está pronta eu vou clicar duas vezes no botão realiza a consulta e nós vamos criar essa consulta do zero eu vou pressionar várias vezes o Inter pois o código anterior nós vamos desprezar nós.

    Vamos criar nosso próprio código nós vamos começar definindo aqui a conexão com o nosso banco de dados do SQL server eu estou utilizando o SQL server que foi baixado a última vez.

    É o que está disponível atualmente no site da Microsoft se você der um select@version você vai conseguir visualizar a versão do seu banco de dados pressionando F5 veja que o meu.

    Banco de dados é a versão 2022 por ser a 2022 nós vamos criar um conector de conexão com SQL diferente a nossa linha do proveider você vai ver já Quando você vai fazer a conexão com o.

    Banco de dados do SQL server não se

    Esqueça entre ferramentas referências e Ative o Microsoft Active x data Object eu vou usar a versão 2.8 é o Ado vamos começar declarando Aqui as nossas.

    Variáveis com co NN a minha variável de conexão então ela vai ser do tipo New adodb ponto Connection você só vai conseguir encontrar essa variável adodb.

    O conector adb se você ativar as referências se não você não consegue utilizar e conectar com seu banco de dados Jim Rs vai ser do tipo New e nós vamos gerar aqui um adodb ponto Record 7.

    Nós temos aqui uma Connection e uma recordset para conexão nos dados FD ou usar aqueles letras minúsculas como os anteriores as adodb ele vai representar os campos da nossa tabela.

    SQL vai ser do tipo string para que possamos armazenar a nossa consulta que está lá no ssms ou o SQL server manejamento estúdio uma variável para linha do tipo íntegra.

    Mas ela deve ser longa e se você tiver milhares de linhas aí na sua planilha nós temos aí também a variável Call do tipo entender para a coluna.

    A nossa variável tradicional w do tipo workshit para manipular a planilha e duas variáveis de data date ini que vai ser a nossa o nosso parâmetro inicial do tipo date.

    fim que é a nossa data final né abreviação de data final do tipo date que vai armazenar as datas da nossa planilha.

    Essas são as variáveis que nós vamos utilizar se essa primeira aula que você está assistindo de BBA aqui no meu canal de vídeos saiba que eu tenho mais de 250 aulas diferentes de VBA eu estou.

    Acelerando um pouco o processo de produção Pois acredito que você que está assistindo essa aula agora já conhece se você ainda não conhece o VBA Então pode diminuir um pouquinho ritmo da aula faça.

    Pequenas pausas para que você possa digitar o código também vou dar um Tab apenas para criar uma indentação do meu código e agora nós vamos começar definindo que a minha.

    Variável vai ser inicializada com a nossa planilha chamada de resultado a nossa planilha 1 planilha 1 no nosso modelo de dados aqui do vbl.

    Pronto vamos selecionar a planilha w ponto selected e aqui vamos inicializar outras variáveis nós vamos colocar aqui a nossa variável LN igual a um Vamos colocar a nossa coluna igual a 4 e.

    Já vou explicar o porquê date ini igual w ponto B1 .vale date fim igual w ponto Range.

    B2.vale vamos lá a variável W vai ser utilizada para manipular a minha planilha resultado esta planilha que nós temos aqui a célula B1 possui a data de início e a.

    Célula B2 possui a data de término por isso que eu defini as nossas variáveis de data de início e fim aqui usando as valores os valores da célula B1 e B2 linha 1 Pois eu vou querer colocar o.

    Resultado a partir da célula D1 então coluna 4 linha 1 o nosso resultado vai entrar aqui na nossa planilha feito então a seleção eu já posso fazer com que os meus dados eles sejam limpos.

    Qualquer dado que eu tenha aqui colocada na minha célula eu posso então limpar para fazer essa limpeza w ponto Range nós vamos pegar aqui na célula D1 toda as células que estão próximas a.

    Célula D1 serão selecionadas Então vou dar uma corrente ao invés de simplesmente limpar as células eu vou selecionar todas as células preenchidas próximas a D1 e.

    Nesse comando eu vou selecionar a coluna inteiro e vou deletar eu vou eliminar qualquer tipo de formatação que tem anteriormente agora nós vamos abrir a conexão abrir.

    Conexão com o banco de dados como eu estou usando agora o SQL server 2022 a minha linha do provider que é o conector mudou você vai usar o componto open para abrir a conexão e Aqui nós.

    Temos que passar uma string de conexão vou provar aqui vai ser SQL olé bebê se você tentar usar o SQL aquele que termina com 11 você não vai conseguir vai dar erro.

    Server você vai substituir nesse caso você não precisa mais colocar o nome da sua Instância você só precisa colocar o nome do seu computador na versão 2002 eu estou colocando aqui o nome do meu.

    Computador Note Database continua sendo obrigatório o nome do banco de dados DB underline e trovato lembrando que essa string de conexão é para a minha máquina.

    Trusted Connection igual Yes conexão confiável sim só para você ter uma ideia quando nós abrimos aqui o SQL server manejamento estúdio eu vejo o nome do meu computador agora.

    Nessa versão mais nova do aplicativo se eu não me engano ela é a versão 19 Isso mesmo o SQL server manejamento tudo está na versão 19.1.

    Nesta versão específica Eu uso o nome do meu computador e uso também o meu banco de dados aqui estão as informações tá você não precisa mais usar o nome da instância que você está utilizando para.

    Conexão Ok feita abertura da nossa conexão eu vou então montar o nosso qsql só que ao invés de digitar o meu SQL do zero eu vou aproveitar para dizer.

    Já fiz testes e ele já funciona aqui se pressionarmos o botão executar ou a tecla F5 nós vamos ver o resultado aqui embaixo eu vou selecionar toda essa Carry pressionar Ctrl C vou colar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://youtu.be/69X7Tu-UcH4
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem