257 - Excel VBA - Tornar dinâmica referência da célula

257 - Excel VBA - Tornar dinâmica referência da célula Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje vamos falar sobre VBA finalmente volto a trabalhar um pouquinho com o VBA e essa.

257 - Excel VBA - Tornar dinâmica referência da célula

É a aula de número 257 da playlist que você já acompanha hoje vou responder uma dúvida que eu recebi no aqui nos comentários de vídeo vamos dar uma olhada na na mensagem Vamos então.

Responder a pergunta do eu sou o 8431 o Google infelizmente mudou a forma com que identificamos aí os usuários que mandam mensagem no canal então fica difícil para saber exatamente quem é a.

Pessoa então desculpe não chamá-lo pelo nome aqui ele pergunta como substituir o código VBA Range a concatenado com rose.on count esse rose.on count retorna a.

1.8.5 76 basicamente essa instrução ela vai mapear a última célula da coluna A depois vai deslocá-la para cima com o end xlup e depois deslocar uma linha para baixo para poder selecionar a linha.

Que está vazia logo abaixo dela aí ele pergunta então como é que eu posso substituir a letra A pela coluna da célula selecionada aí resolvi fazer então aqui um exemplo simples e prático.

Para que pudesse mostrar como fazer essa operação se observarmos Aqui nós temos três colunas com quantidades de linhas diferentes Eu tenho um botão que foi adicionado chamado mapia a coluna vou.

Clicar duas vezes sobre o botão mapia a coluna e aqui você vai perceber que nós temos a nossa janela que vai que vai fazer aí a busca né o comando como é que como é que eu vou fazer o código aliás.

Fazia muito tempo que eu não programar VBA então obrigado pela pergunta Pois com isso eu consigo programar um pouco há várias formas de fazer a seleção de células por exemplo você pode selecionar.

Uma célula com conch passar a sua referência então por exemplo D1 isto aqui é a referência a célula D1 se você colocar aqui igual teste e executar ele vai fazer a execução desse código e.

Vai escrever teste na célula D1 então uma das formas de fazer aí o mapeamento é justamente esse segundo temos aí o método Range que você pode passar o endereço que é o que ele usa passando aí.

O endereço D1 ele consegue fazer então o uso desta célula e criar o resultado por fim temos o outro método que é o método CS que faz através do número da linha e do número da coluna o.

Veja Mais Aqui:

    Uso de uma célula então por exemplo

    Linha 1 coluna 4 é a mesma cois que a célula D1 Se eu colocar aqui teste vou escrever novamente sobre a célula D1 como você pode perceber palavra teste.

    Saiu aqui como é que nós podemos fazer a substituição do valor eu V comear com instrução Range aliás antes da instrução Range Deixa eu mostrar a solução que eu vou usar.

    Quando você utiliza o uma célula por exemplo como referência deixe-me usar o debug p print para mostrar esse resultado quando nós usamos uma célula da nossa planilha ela tem um endereço.

    Uma referência então toda célula que está Ativa é possível capturar a referência dessa célula com Active Cell e na sequência eu posso chamar as propriedades dessa célula e uma delas se.

    Chama address ou address local eu vou usar o address local pois ele vem representado com a proteção da referência das nossas linhas e colunas então D1 nesse caso que a célula ativa.

    Ela está com uma address local sempre vai vir retornando à condição perfeito aqui você pode fazer uma sequência de instruções eu vou explicar essa da forma mais simples mas por exemplo Quando você.

    Clicar numa coluna por exemplo aa D1 vai precisar de uma pequena adaptação desta sua célula e você pode perceber isso contando a quantidade de caracteres nesse caso a instrução Range que ele.

    Precisa eu vou capturar parte desse endereço local precisamente a segunda coluna onde está a letra D mid que é a instrução que faz a captura do valor ele precisa de um string eu vou passar.

    Active Cell P address address local porque ele vai vir sempre protegido com as referências vírgula a partir da segunda posição vírgula eu quero extrair um.

    Caracter concatenado com rows P count

    Que é o comando que ele precisava Esse comando dinamiza a seleção de células conforme foi solicitado depois pend xlup e aqui é.

    Igual ponto offset 1,0 para deslocar uma célula para baixo ponto select agora eu vou colocar a nossa referência que está selecionada na célula E5.

    Range vou Abrir parênteses E5 ponto value ou nem preciso do ponto value eu vou dizer que este valor vai ser igual a nossa célula activecell address local só para que eu.

    Possa visualizar o conteúdo perfeito meu código está pronto então não preciso mais do que isso o que ele precisa na verdade é apenas trocar a a o a por esta instrução mid que vai.

    Fazer a extração da letra e atenção tá essa letra Só Vai de a z somente a segunda posição você vai precisar adaptar um pouco o seu código se tiver mais letras vamos testar eu vou.

    Pressionar aqui o botão mapei a coluna primeiro deixe-me tirar esse item vou tirar do modo design e vou clicar em mapei a coluna pronto você vai ver que como eu estava com o cursor n na coluna.

    E ele mapeou a célula E2 se eu clicar na coluna A e mapear coluna ele vai pegar a célula A20 se eu clicar em b mapei a coluna B12 coluna C vou mapear a coluna ele vai mapear a célula c14 como dá para.

    Perceber nós conseguimos fazer a sua mudança né de de uma letra A fixa por qualquer coluna em que o cursor estiver ativo com relação à aquela solução que eu comentei agora como é que eu faria.

    Para corrigir esse problema eu troquei de notebook as minhas teclas de atalho Então até agora ainda não me acost me que ele inverteu as tecas de função isso me atrapalha um bocado veja só que.

    Interessante se nós pegarmos agora o nosso código que está aqui vou pressionar Alt f11 você pode colocar um if para testar quantas letras tem a sua célula então Note que você vai copiar o.

    Endereço e fazer if activecell P address local se o tamanho desta célula for igual a quatro posições significa que nós est numa coluna que vai de a a z então ele vai fazer esse.

    Código na verdade esse Range ele pode vir para o final aqui sem problemas se não aí vamos lá se não for quatro caracteres for c e lembre-se que ele vai até as colunas que tenham duas letras.

    Até z z aí você vai extrair quantas casas você vai extrair duas casas endif próximo passo eu posso então eliminar aqui o Range E5 ou deixar o Range E5 e ele sempre vai colocar o.

    Endereço corretamente um if resolve o problema então já antecipadamente respondendo uma pergunta que vai surgir vou mapear a coluna G2 E se nós trocarmos isso deixa eu ocultar algumas.

    Colunas reduzindo o seu tamanho só para perceber que o código dá certo ó cliquei agora aqui na coluna AC mapei a coluna ele mapeou a coluna ac2 então nós já temos o código e se.

    Você precisa lá pras colunas que tenham três letras bom Aí é contigo porque já fizemos aí boa parte do processo eu vou salvar esta pasta de trabalho podemos então Depois deixa eu salvar aqui.

    Como pasta que pode armazenar dados YouTube vídeos É isso aí então já tenho aqui minha meu arquivo 257.

    É claro né preciso trocar o tipo e agora sim vamos salvar a nossa pasta corretamente perfeito eu sou o 8431 sua dúvida foi respondida com sucesso parabéns pela conclusão então desta aula.

    Para todos vocês que acompanharam e não vi uma aula de VBA muito tempo aqui no meu canal de vídeos segue então uma aula própria específica sobre uma dúvida eu tenho aqui algumas dúvidas que eu vou.

    Responder então na sequência publicando alguns vídeos extras aí sobre VBA e outros outos temas aqui no meu canal Se gostou deixe o seu like Escreva um comentário aqui nesse vídeo E é claro.

    Compartilhe com seus amigos grande abraço nos vemos então nos nossos próximos encontros até .

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://youtu.be/EWdcwtzsBE4
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem