Segmentação de Dados em Funções no Excel

Segmentação de Dados em Funções no Excel Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guid Excel Eu sou professor e consultor Marcos riper já quero agradecer a dica também do José que enviou aqui pra gente essa planilha de exemplo aqui nós.

Segmentação de Dados em Funções no Excel

Fazemos ela bem mais simplificada do que o José mandou pra gente porque eu quero falar a respeito apenas da parte de segmentação de dados como nós podemos aplicar a segmentação de dados em.

Matrizes dinâmicas que vai ser realmente muito útil para você se você gostar deixe seu like se inscreva no canal temos novos vídeos toda terça e todo sábado e também te convida se nosso no.

Curso Excel completo A nossa formação pro mercado de trabalho que vai desde o Excel básico até a programação VBA para que você possa realmente se destacar no mercado de trabalho então é isso o.

Download tá aqui embaixo para você da planilha prontinha Então pode baixar ela e acompanhar essa aula aí no seu computador vamos lá primeira coisa nós vamos preparar a nossa tabela essa.

Tabela é a nossa fonte de dados da onde a gente vai pu essa informação que a gente vai utilizar então é com a função de filtro ou outras funções e matrizes que você pode utilizar também então.

Vejamos aqui no nosso exemplo nós temos essa tabela nome da tabela tbl Sales Sales né então nós temos aqui para ela funcionar nós precisamos colocar pelo menos uma nova coluna uma coluna onde.

Nós iremos fazer um controle do que está sendo exibido ou não na nossa planilha Então veja quando a gente faz aqui uma segmentação de dados Automatic ente as linhas vão ser ocultas aquelas que a.

Gente tá filtrando então é isso que a gente vai fazer mas antes disso eu quero criar aqui uma coluna bem interessante que a gente vai fazer então uma segmentação dependente foi uma sugestão.

Do nosso amigo José que mandou essa planilha interessante pra gente aqui também muito mais eh complexa mas aqui eu queria fazer uma mais simples só mostrando aqui essa parte que nós temos.

Que é muito útil da segmentação de dados aplicados nas matrizes dinâmicas Então agora eu vou pegar então a primeira letra do sobrenome Deixa eu só ocultar essas colunas aqui que a gente não para.

Ficar mais fácil aqui pra gente fazer a fórmula eu vou pegar aqui ó texto depois ela vai pegar então o texto depois de um determinado caracter no caso o espaço então eu quero pegar ele peguei aqui.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Excel Online - Ponto e vírgula delimitador espaço fecho

    Parênteses tá ali então ele pegou aqui o nome depois daquele espaço que nós temos ali OK agora eu quero pegar somente o primeiro caracter então eu vou pegar.

    Aqui uma função chamada esquerda abre e fecha o pinal por padrão ele vai pegar o um um caracter só então aqui veja que a gente já pegou então o primeiro caracter que nós temos ali do sobrenome OK agora.

    Eu vou criar mais uma coluna aqui e essa coluna que vai fazer o controle do que vai ser exibido ou não tá que vai ser utilizado exibido ou não na nossa função de Matriz então para isso eu vou chamar.

    Aqui de controle posso chamar como eu quiser tá controle por exemplo e aqui eu vou fazer então o seguinte cálculo igual subtotal é bem simples e sempre vai ser igual ó subtotal abre parênteses nele.

    Aqui eu vou utilizar a função conte valores qualquer tipo de valor ponto e vírgula e fecho parênteses por que que eu peguei o 103 e não o TR o 103 ele vai considerar apenas as células que estão.

    Sendo exibidas e quando eu dar um enter agora ele vai colocar um para esses que estão sendo exibidos então quando eu faço isso ele tá mostrando aqui um para todos que estão sendo exibidos o total.

    Que eu tenho 346 agora veja só uma coisa vou usar a função soma e vou somar diretamente tudo tudo que nós temos 346 o que vai acontecer então se eu pegar e mudar aqui o nosso filtro pegar.

    Somente a o a deu Ok veja que ele tá somando apenas 20 Mas por que que ele tá somando somente 20 né a função soma ela soma Independente se está sendo exibido ou não porém como agora na função.

    Controle nós estamos utilizando a função subtotal ele só mostra um para essas células que estão sendo exibidas Então as outras todas que estão ocultas elas estão como zero Então essa é o nosso.

    Controle vai ter utilizada a partir - Excel Online

    Simplesmente dessa nossa função de controle Ok volta para cá reibe tá ok se você não quiser utilizar essa coluna que não quiser que seja exibida basta você.

    Der aqui ocultar que não tem problema nenhum vai funcionar na fórmula vai aparecer lá também igualmente isso não tem importância nenhuma não vai afetar o nosso cálculo ok V voltar lá então aqui.

    Na segmentação onde a gente vai fazer então a o nosso cálculo tá então vou fazer ele por aqui Quais são as as colunas que eu quero que apareça primeira coisa deixa eu pegar as colunas.

    Todas aqui para você entender vou colar aqui colar pode colar direto ou colar como valores deixa eu pegar e pegar a formatação Então a partir daqui eu tenho a coluna 1 2 3 4 5 6 7 8 e 9 e 10 Então.

    Essas são as nossas colunas Quais que eu vou querer manter tá então quero vendedor por exemplo eu quero o produto eu não quero aqui o estado por exemplo vou excluir ela eu não quero o.

    Fornecedor tá vou deixar apenas aquelas que eu quero e também não quero Inicial e controle não quero que apareçam aqui então tá ótimo agora eu vou utilizar a função filtro para retornar as.

    Informações que eu desejo pra nossa pra nossa Matriz aqui para nosso filtro Tá bom então como é que eu faço igual filtro abre par Matriz então eu vou pegar todos os dados.

    Que nós temos apenas Os dados aqui ó de dentro Peg Aqui tudo OK ponto e vírgula aqui em cima tá abre parênteses e simplesmente eu vou pegar essa coluna de controle e vou selecioná-la Quando for.

    Igual a um fecha fecha e dá enter e pronto então ele tá retornando todas as colunas todas as células que nós temos aonde nós temos o controle igual a um se eu filtrar lá por exemplo agora filtrar.

    E pegar só ente ãã quando for da determinada Inicial vamos pegar aqui só da letra A de novo você vai notar que aqui ele também tá retornando somente aqueles com a.

    Segmentação letra A certo porque a coluna um é o que manda no filtro tá então esse é o e a grande sacada aqui desse desse dessa planilha então aqui ó dessa técnica Então agora eu quero pegar.

    Eu quero aplicar para ter retornar somente essas colunas aqui deixa eu pegar aqui uma forma fácil então tá aqui a função filtro e antes da função filtro vou dar um Alt.

    Enter você vai utilizar essa função escolher calls então a função escolher calls Como o próprio nome já diz ela escolhe colunas vou Abrir parênteses aqui a matriz vai ser o nosso próprio.

    Filtro então não mudo nada aqui e o próximo parâmetros próximos né ponto e vírgula são os números das colunas que eu dei um dei um enter direto Alt enter Então tá perguntando Quais são as.

    Colunas que eu quero retornar ó 1 2 3 então quero A1 A2 A3 5 A7 A8 a partir da nossa Matriz de origem Ok fecho parênteses dou enter e tá aí a nossa informação tá eu tinha deixado aqui a.

    Formata a a formatação mas deixa eu mostrar para vocês como a gente pode botar também a formatação bom nessas formatações aqui de vendas tudo isso você coloca como você quiser tá então se.

    Quiser aplicar sim pode aplicar os números não precisa mais né e aqui ó eh se eu quiser que apareça aqui formatado para aparecer as linhas ali você pode fazer o seguinte eu vou selecionar só.

    Uma linha formatar nova regra usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas e aqui eu vou colocar Igual essa célula aqui vou destravar a linha vou travar somente a.

    Coluna for então diferente de vazio Então se essa primeira célula vendedor for diferente de vazio formatar e aqui borda vou colocar essa essa borda aqui Contorno e Ok tanto aqui tá aplicado.

    Então ele vai aplicar aplicar somente na primeira linha vou estendê-la gerenciar regras e aqui eu posso colocar quantas linhas eu quiser coloquei 600 mais ou menos e agora tá aplicando somente para.

    Aquelas que estão sendo ex bits muito bem agora vamos aplicar a segmentação de dados vou até tirar o filtro Você pode tirar ou não tanto faz tá limpar agora vou vir aqui então inserir Você vai vir.

    Na tabela né inserir segmentação de você vai pegar aqui por exemplo Inicial e vendedor pegar essas duas control x cont control v e agora fazer o.

    Seguinte olha interessante Então essa foi uma ideia muito boa do José de exemplo botão direito config tamanho propriedades aqui eu vou colocar.

    Então 13 se eu não me engano 13 colunas deixa eu ver aqui acho que é isso 13 colunas 26 letras né diminuir aqui ó aumentei né aqui posso diminuir também aqui para ficar melhor visual e daí você.

    Tem o seguinte eu tenho os filtros aqui em cima da segmentação de dados quando eu aplicar ele ele já vai aplicar direto na planilha Mas eu também posso utilizar esse aqui de baixo deixa Primeiro só.

    Fazer o seguinte tamanho propriedades já tá ok mas eu quero em configurações e segmentação de dados aqui eu posso mudar o nome Ó selecione a.

    Inicial do sobrenome do vendedor dá ok ocultar item sem dados marca esse entãoo ali ó inicial do sobrenome do vendedor e aqui abaixo eu vou fazer o seguinte botão direito tamanho.

    Propriedades vou mudar para três colunas que cabe mais ou menos ali tá E aqui o vendedor pode deixar assim mesmo tanto faz agora vejamos a aplicação da Fórmula tá pronto tá funcionando perfeitamente.

    Agora quando eu faço isso seleciono por exemplo o a você vai ver que ele vai filtrar aqui e vai filtrar também automaticamente os vendedores que são ali ó deixa eu até botar um botão.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u3mzJZDN0vk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem