02 - Para louvor da Glória de Sua Graça (Ef 1.3-14)

02 - Para louvor da Glória de Sua Graça (Ef 1.3-14) Saudamos a todos os irmãos nesta manhã com a paz do Senhor Jesus irmãos Capítulo primeiro da carta de Paulo aos Efésios Efésios Capítulo 1 nós vamos ler do verso 3 até o verso 14 foi a mesma leitura que nós fizemos na semana passada só que semana passada nós depois da Leitura focamos apenas nos versos 3 4 5 e início do verso 6 hoje.

02 - Para louvor da Glória de Sua Graça (Ef 1.3-14)

Nós iremos fazer toda a leitura de novo mas o nosso foco vai ser o final do verso 6 até o início do verso 12 é preciso ter o contexto maior para que nós possamos entender a parte que será explicada ou somos a leitura Efésios Capítulo 1 de 3 a 14 bendito Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos Tem abençoado com toda a sorte de benção espiritual nas regiões Celestiais em Cristo assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos.

Santos e repreensíveis perante ele e em amor nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo Beneplácito de sua vontade para louvor da Glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado no qual temos a redenção pelo seu sangue remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós Em toda sabedoria e prudência desvendando-nos O Mistério da sua vontade segundo Beneplácito que propuseram em Cristo e fazer convergir.

Nele na dispensação da plenitude dos tempos todas as coisas pessoas do céu como as da terra nele Digo no qual fomos também feitos herança predestinado e segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade a fim de sermos para louvor da sua glória nós os que de antemão esperamos em Cristo em quem também vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também querido foste selados com santo espírito da Promessa o.

Qual é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória especialmente os versos 6 7 8 9 10 11 e 12 estes serão o foco da nossa exposição nessa manhã oremos diante do Senhor da tua palavra inspirada infalível inerrante autoritativa nós pedimos a iluminação do Espírito Santo para entender o significado destas palavras estão sublimes e de que maneira elas se aplicam a nós hoje fala ao coração de.

Cada pessoa que presente daqueles que nos acompanham também a distância pela internet pelas redes sociais nós pedimos que a exposição da tua palavra traga conhecimento e verdade ao nosso coração em nome de Jesus amém irmãos conforme Temos visto Paulo começa a sua carta aos cristãos da cidade de Éfeso e vizinhanças convidando todos eles a louvarem a Deus porque Deus os abençoou com toda a sorte de benção.

Espiritual nas regiões Celestiais em Cristo antes da fundação do mundo Paulo primeiro menciona aquelas bençãos relacionadas com a atuação de Deus Pai que foi escolher e predestinar para si um povo antes que o mundo fosse criado um povo que fosse Santo irrepreensível diante dele foi isso que nós vimos no domingo passado a escolha e predestinação de um povo feita por Deus antes da fundação do.

Mundo como sendo as duas primeiras bênçãos espirituais mencionadas pelo Apóstolo Paulo aqui e pelas quais nós devemos dar graças a Deus agora na sequência Paulo menciona mais bençãos espirituais desta feita relacionadas com atuação direta de Deus filho que são a redenção a revelação do Mistério da vontade do pai e os sermos feito herança de Deus em Cristo Jesus e Finalmente nós iremos ver na próxima vez as bençãos que.

Estão mais relacionadas com a obra do Espírito Santo terminando Então essa passagem bênçãos com uma selagem e a garantia que Deus nos dá concedendo o espírito santo como penhor que são os versos 13 e 14 por enquanto E hoje nós vamos ficar então com isso que Paulo nos diz a respeito da atuação de Deus filho na obra da Redenção nós vimos que cada uma dessas partes dessa sentença longa termina com a declaração de que Deus faz.

Tudo isso para o louvor da sua glória que é a razão última para o seu plano não adianta procurarmos uma razão além dessa Por que que Deus faz todas as coisas porque aquele criou porque aquele colocou Adão e Eva no Paraíso porque que ele escolheu porque aquele predestinou a resposta é para o louvor da sua glória Essa é a razão final que a bíblia dá e não existe outra além dela nós procuraremos em vão como outros têm procurado qualquer outro motivo que vá.

Além desse aqui Vamos então ver o que o apóstolo Paulo nos diz a respeito das das bençãos relacionadas com a participação de Jesus Cristo Deus filho na concepção e no surgimento da igreja primeiro Paulo introduz a pessoa de Cristo dizendo duas coisas sobre Ele estão aí no verso 6 Ele diz que Deus elegeu e predestinou final início do verso 6 para louvor da Glória de sua graça que ele diz então que ele Deus nos concedeu gratuitamente no Amado.

Primeira coisa que Paulo Diz aqui a respeito de Deus filho Jesus Cristo é que essa gloriosa graça pela qual Deus concedeu todas estas bençãos e que será louvada eternamente ela não foi dada gratuitamente em Jesus Cristo Note arredundância concedido graça Graças já é de graça concedida também é de graça gratuitamente Mas graças ainda seja.

    Parece uma redundância né Paulo na verdade ele está acumulando essas essas

    Sentenças adverbiais ou adjetivos é simplesmente com o objetivo de dizer que essas bençãos elas não são resultados de nosso mérito ou de alguma coisa que nós fizemos ou que Deus previu que nós faríamos é somente pela graça gratuita que Deus concedeu gratuitamente a nós é a maneira de Paulo dizer de que é só.

    Pela graça mesmo não é por alguma coisa que esteja absolutamente em nós e ele diz que isso nos é dado no Amado essa expressão no Amado aponta para a base pela qual a graça de Deus nos é dada e que e pela qual também as bençãos espirituais nos são concedidas Ou seja a obra completa de Cristo na cruz e na ressurreição Deus foi gracioso ele é gracioso para conosco e ele faz isso com.

    Base naquilo que Jesus Cristo fez na cruz e na sua ressurreição Essa é a origem de toda benção espiritual mas uma vez o alvo de Paulo e deixa Claro não é por nada em nós que Deus viu ou anteviu na sua presciência mas é somente pela sua graça Soberana e pela sua misericórdia segunda coisa que Paulo diz a respeito de Cristo aqui é que ele é o amado do pai note mais uma vez final do verso 6 graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado a um sentido e que Deus ama o mundo Deus.

    Ama todas as pessoas como criador delas Deus tem um amor de criador para com toda a sua criação e a Bíblia fala desse amor frequentemente é a raiz de todas as bençãos materiais que nós temos e que são dadas indistintamente as pessoas as pessoas que creem em Deus que não crê em Deus ateus religiosos pessoas mais pessoas boas todas elas recebem alguma medida de benção material da parte de Deus prosperidade saúde algum tipo de felicidade alguma realização algum sucesso tudo isso vem do fato de que Deus ama a humanidade porque a.

    Humanidade foi criada por ele mas a Bíblia também fala desse amor que Deus tem pelos seus escolhidos que os levou as que levou Deus a separar a luz do restante da humanidade e dar-lhes a salvação gratuitamente em Jesus Cristo Então esse já é o que a gente chamaria de amor Salvador de Deus que não é dado ao mundo todo mas é dado apenas aqueles a que Deuses escolheu e predestinou e a esse amor aqui que é somente que pertence.

    Somente a relação pai e filho na Trindade Jesus Cristo é chamado do Amado do pai significa que Deus pai ama Deus filho esse amor é desde a eternidade ele é o amado do pai o que significa algumas coisas primeira delas que Deus não criou o homem por carência efetiva afetiva tipo assim Deus estava se sentindo sozinho e ele precisava expressar o seu amor em alguém você já ouviu algum teóricos é isso por aí algum pastor especialmente coaching e vai dizer isso.

    Aí para dizer que você é o centro do Coração de Jesus né então Deus estava sozinho Deus estava precisando se expressar então ele criou a raça humana para nela revelar o seu amor não gente Deus é perfeito completo em si mesmo Deus é totalmente insatisfeito o pai ama o filho o pai ama o filho e o filho ama ao pai e ama o espírito santo as três pessoas da Trindade se amam se comunicam se relacionam Deus é o único ser que é.

    Perfeitamente feliz completo e satisfeito em si mesmo ele não precisa de nada fora dele que o complete Não há nada fora de Deus que o obrigo ia fazer alguma coisa por necessidade Jesus Cristo é o amado do pai Deus não precisava nos amar se ele não quisesse por isso o seu amor é gratuito é não merecido é graça porque ele ama o filho essa relação entre é interinitariana ela existe desde toda eternidade dada a existência eterna de.

    Deus nós somos amados por Deus mediante que Jesus Cristo que é o amado do pai não há ninguém como ele E é exatamente no Amado que Deus nos concede essas bençãos espirituais já vimos duas eleição e predestinação e agora vamos ver mais três a primeira dessas bençãos mencionadas pelo Apóstolo Paulo tá aí no verso 7 que é a redenção verso 6 Deus nos deu Deus nos elegeu e.

    Predestinou para louvor da Glória em sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado no qual temos a redenção pelo

    Seu sangue a remissão dos pecados segundo a riqueza de sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós Em toda sabedoria e prudência Redenção redimir significa livrar alguém mediante o pagamento de um preço essa expressão ela era usada para se referir ao Resgate de um escravo no antigo.

    Oriente ou às vezes usada para libertação da Nação de Israel do Egito Quando Deus foi ao Egito através de Moisés e lá redimiu o seu povo das garras e do Poder de Faraó então aqui nos é dito que Deus em Cristo Ele nos redimiu agora é pergunta é se Deus já nos elegeu e Deus nos predestinou nós temos que ser redimidos de quê ou por que precisamos ser redimidos porque que Redenção é uma benção espiritual que.

    Acompanha eleição e predestinação é porque como nós vimos antes a nós somos escolhidos e predestinados de entre a massa falida da humanidade Deus não elegeu e predestinou Santos puros inocentes gente boa Deus de entre a raça humana toda ela toda ela caída pecadora corrompido e condenada Ele Escolheu aqueles que ele quis para salvar e estes escolhidos exatamente como os demais.

    Eles são pecadores corrompidos culpados e condenados E então como é que eles podem ser Santos como é que eles podem pertencer a Deus porque esse é o objetivo da escolha né Deus nos escolheu para sermos Santos e repreensíveis Deus nos predestinou para ele mas como é que nós podemos pertencer a Deus ser Santos irrepreensíveis se nós somos corrompidos pecadores culpados e condenados somos escravos da nossa culpa do pecado da morte dos poderes do Mal exatamente como.

    Os demais para que isso acontecesse a nossa culpa a nossa escravidão a nossa corrupção precisavam ser removidos e é aqui que entra a parte de Deus Filho Deus Pai elegeu e predestinou e Deus Filho veio executar na prática isso para isso ele tinha que fazer a redenção dos eleitos e dos predestinados porque eles são tão culpados corrompidos e pecadores como os demais seres humanos.

    E é isso que Deus Filho veio fazer o pai planejou e o filho executou e de que maneira ele fez isso Note que eu quero destacar aqui algumas declarações de Paulo a respeito dessa Redenção dos eleitos quem faz a redenção dos eleitos é Deus Filho quem planejou Foi Deus pai mas quem faz a redenção dos eleitos é Deus filho e Paulo diz aqui algumas coisas sobre essa Redenção primeiro que essa Redenção é feita pelo sangue do Amado verso 7 no qual temos a redenção.

    Pelo seu sangue então agora o foco de Paulo sai das regiões Celestiais primeiro ele ele fala de Deus pai lá na eternidade planejando a igreja escolhendo e predestinando e agora ele foca na Terra Mais especificamente lá na Judeia Mais especificamente lá no monte do Calvário e Mais especificamente naquela Cruz onde o amado está pendurado e sangrando ele está ali sangrando pendurado naquela Cruz porque ele está fazendo a redenção.

    Dos Escolhidos é no seu sangue que nós temos a redenção ou seja o amado saiu das regiões Celestiais se tornou um homem Como nós uma pessoa humana exatamente como nós menos no pecado e como nosso representante representante dos eleitos e dos Escolhidos ele levou uma cruz a nossa culpa do Povo de Deus morreu no lugar da igreja ali na cruz derramou seu sangue por esses que Deus havia eleito e predestinado note que.

    Paulo o tempo todo diz que ele fez isso por nós ele disse nele nós temos a redenção veja aí e ainda no verso 8 Deus derramou sobre nós ele não tá dizendo que o sangue do Amado foi derramado para redimir o mundo mas o sangue do amado foi para redimir esses que foram eleitos e predestinados por Deus pai antes da fundação do mundo e que já foram mencionados antes a virtude suficiente no sangue do Amado.

    Para redimir toda a humanidade da sua culpa se Deus assim o que quisesse Entretanto a eficácia do Sangue de Cristo é aplicada somente aos eleitos por isso que há muitas passagens na Bíblia que dizem assim ele morreu pelo mundo morrer pelo mundo no sentido de que Há poder no sangue de Cristo para salvar o mundo todo se Deus assim quisesse Entretanto a eficácia desse sangue só se verifica nos eleitos e nos predestinados.

    Porque de outra forma Cristo teria morrido em vão por milhões de pecadores que estão no inferno mas nenhuma gota do sangue dele foi derramado em vão porque ele sangrou pelos seus eles sangrou pelos eleitos e pelos escolhidos pelos predestinados para redimi-los desse mundo para que eles pudessem pertencer a Deus conforme Deus havia planejado Então essa é a primeira coisa que Paulo.

    Declara que que essa Redenção é no sangue do filho de Deus a segunda é que essa Redenção consiste Na remissão dos pecados Veja a sequência no verso 7 no qual temos a redenção pelo seu sangue vírgula Ou seja a saber a remissão dos pecados em que que consiste essa Redenção Paulo explica com uma frase é a remissão dos pecados e nós temos que explicar frases também né remissão significa remoção da culpa após o.

    Pagamento dela ou seja Deus perdoou o pecado dos seus eleitos escolhidos Com base no sangue derramado pelo Amado na cruz do Calvário assim eles são por conta do sangue derramado na cruz Deus remitiu os pecados deles Deus perdoou a culpa dos pecados dos eleitos de Deus e dessa forma eles são libertos do mundo libertos da morte do inferno do mundo e do diabo a redenção é completa porque.

    Ela representa a remissão de Pecados o problema é o pecado o pecado foi resolvido na cruz com o sangue do Amado pelos seus portanto eles são redimidos seus pecados foram remetidos não há mais culpa Deus olha para eles e não imputa a eles iniquidade nenhuma Deus os vê em Cristo Jesus não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus Agora sim eles podem ser recebidos como filhos de Deus agora eles.

    Podem ser fazer parte do Povo de Deus agora eles podem ser Santos e repressivos diante de Deus porque os seus pecados foram remetidos eles foram redimidos terceira coisa que Paulo diz a respeito dessa Redenção pai nos versos 7 a 8 é que ela foi concedida mediante a riqueza da sua graça veja o final do verso 7 Depois de dizer que nós temos a redenção pelo seu sangue a saber a remissão dos pecados Paulo disse que isso acontece segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou.

    Abundantemente sobre nós Em toda a sabedoria e prudência e mais uma vez o apóstolo Paulo apontando para origem do da Graça de Deus da remissão de Pecados e da Redenção no sangue do amado porque aqui o amado fez isso porque aquele sangrou na cruz pelo seu povo eleito pelo seu povo escolhido e a resposta é mais uma vez por conta da Graça Graça a favor não merecido e Deus Paulo diz aqui derramou essa graça sobre nós tá vendo.

    Aí que Deus derramou abundantemente sobre nós existe uma graça que a gente chama de graça comum que é derramada sobre a humanidade é por isso que pessoas que não crê em Deus pessoas mais perversas mas elas têm talento ela tem criatividade e às vezes algumas dessas pessoas até fazem atos bons fazem caridade ajuda o pobre necessitado ajudam orfanato e tudo isso é a graça comum de Deus comum porque é dada a todos indistintamente Deus trabalha no coração dos incrédulos despertando bons desejos.

    Bons pensamentos boas atitudes para que o mundo possa continuar funcionando senão a gente já teria se devorado uns aos outros Então essa é a graça comum mas a graça especial ou Salvador de Deus é dada somente aos eleitos e predestinados é a graça da Redenção a graça da remissão de Pecados a graça de pertencer a Deus Essa é somente para aqueles que Deus elegeu e predestinou antes da fundação do mundo por isso que Paulo diz aqui que essa graça Deus.

    Derramou abundantemente sobre nós tá falando dele e dos seus leitores crentes portanto dos cristãos Deus derramou essa graça sobre nós não derramou sobre o mundo mas sobre nós e ele derramou de maneira abundante e ele acrescenta em sabedoria sabedoria é a sabedoria com que Deus elaborou esse plano e prudência que a maneira pela qual Deus executou esse plano sabedoria tem a ver com a concepção do plano e a prudência com a.

    Sua execução esse Deus sabe o imprudente na Fundação do mundo antes da fundação do mundo na eternidade eleborou esse plano maravilhoso da salvação de criar o mundo criar seres Morais Anjos e Homens para que no final ele tivesse um povo Santo e repreensível lavado e Perdoado completamente no sangue do seu filho para o louvor da sua glória Esse é um plano Sábio e prudente que Deus derramou sobre nós.

    Graciosamente na pessoa do seu filho Jesus Cristo queridos a gente não tem nem como começar a compreender a profundidade desse plano Extraordinário de Deus podemos em adoração reverente e humilde agradecer a ele porque essa graça misericordiosa nos alcançou mediante Jesus Cristo então o primeiro lugar em Cristo nós temos a redenção segundo em Cristo nós temos o desvendamento do Mistério da vontade do pai veja que na sequência Paulo diz assim verso 9.

    Desvendando-nos O Mistério da sua vontade segundo o seu Beneplácito que propusera em Cristo de fazer convergir nele e na dispensação da plenitude dos tempos todas as coisas tanto as do céu como as da terra aqui Paulo tá dizendo que em Cristo Deus não somente nos concedeu a redenção a remissão de Pecados mediante sua morte na cruz do Calvário mas em Cristo Deus nos revela o segredo do seu plano a sua.

    Vontade misteriosa o alvo que ele tinha em mente na eternidade quando ele fez todas essas coisas o que que Paulo diz aqui sobre essa vontade Secreta de Deus Ou vontade misteriosa de Deus para começar nós vamos tentar entender aqui no verso 9 O que é que Paulo quer dizer com o mistério da sua vontade a vontade aqui no contexto é esse plano de Deus que ele elaborou lá na eternidade de escolher e predestinado e entre a humanidade perdida um povo para si e essa vontade.

    Paulo diz aqui é segundo o seu Beneplácito ou seja segundo o segundo o seu querer segundo o bom prazer da sua vontade Então essa é a vontade de Deus ele quis lá na eternidade fazer tudo isso ele quis porque quis Como eu disse você não vai encontrar um outro motivo na Bíblia maior do que o querer de Deus sempre é esse não é a gente se debate em vão procurando razões que não estão reveladas na Bíblia Revelação bíblica nos diz que Deus faz o que faz porque.

    Ele quer a sua vontade é a razão última justificação última é fruto do seu bom prazer esse povo que Deus resolveu criar para o louvor da sua glória eleijei predestinar e redimir pela remissão de Pecados esse povo seria feito não somente de juDeus porque Deus nesse plano incluía uma aliança com a nação de Israel a partir do seu Patriarca Abraão e a sua descendência.

    Mas esse povo seria feito também de não juDeus de crentes de todas as nações do mundo Paulo vai enfatizar isso na próxima sequência quando nós vimos a próxima mensagem vocês vão ver por exemplo que no verso 12 ele diz nós que diante mão esperamos em Cristo se referindo aos juDeus em quem também vós se referindo aos Efésios e aos gentios em geral mas parte desse plano misterioso de Deus é que esse povo eleito não seria eleito somente de entre.

    A nação de Israel mas ele seria eleito de entre todas as nações do mundo e essa vontade esse plano secreto de Deus é chamado de mistério porque ele não foi claramente revelado no antigo testamento antes da vinda de Jesus Moisés os profetas os salmos eles falaram a cerca da Morte Redentora do Messias e da sua glória por exemplo o salmo 16 ou Isaías 53 que falam.

    Claramente do sofrimento do Messias e da sua ressurreição eles falaram que o Messias seria o salvador das Nações do mundo e que os gentios participariam das bençãos espirituais dos juDeus também porém tudo isso foi dito sobre a forma de tipos figuras sombras representações imagens não foi dito com tanta clareza por isso que Paulo fala o mistério da sua vontade essa vontade esse plano de Deus ele foi estava misteriosamente o.

    Culto no antigo testamento mas agora com a chegada do Amado com a Encarnação dele com sua morte e a sua ressurreição Deus desvenda esse plano graciosamente revela o mistério da sua vontade Ou seja que essa Encarnação dele sua morte e ressurreição foi tudo decretado pelo pai antes da fundação do mundo e que essas coisas aconteceram na Plenitude dos tempos verso 10 nós temos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EXKeF5sQE0U

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem