09 - Salmo 128: A felicidade do que teme a Deus

09 - Salmo 128: A felicidade do que teme a Deus Nós vamos abrir a palavra de Deus no Salmo 128 bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos do trabalho de tuas mãos comerás Feliz Serás e tudo que irá bem tua esposa no interior de tua casa será como a videira frutífera teus filhos como rebentos da Oliveira A Roda da tua mesa eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor o Senhor te abençoe desde Sião para que vejas a prosperidade de.

09 - Salmo 128: A felicidade do que teme a Deus

Jerusalém durante os dias de tua vida e veja o se veja os filhos de teus filhos Paz sobre Israel até aqui queridos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo que ele nos conduza na compreensão dessa palavra E nós queremos compreender essas promessas queremos experimentá-las e queremos refletir o Deus sobre o fato de que nem sempre aqueles que te temem são prósperos.

Financeiramente pedimos pois que a exposição da tua palavra esclareça nossa mente nos encoraje nos ajude a compreender nossa vida que nesse mundo diante das tuas promessas eu quero pedir senhor por aqueles teus servos que te temem que te amam e que estão passando por momentos difíceis nessa crise que nós enfrentamos no nosso país de cada dia conforme o Senhor prometeu e nem a ele nem aos seus filhos.

Que nos conduza nesses momentos de dificuldade Nacional abençoa a tua igreja teu povo em todo lugar é o que pedimos em nome de Jesus amém amém querido esse Salmo retrata algumas das bençãos materiais aqui nesse mundo que Deus prometeu Dar aqueles que o temem o Salmo declara que essa pessoa que teme a Deus e que é por Deus abençoada é feliz a expressão bem aventurado que.

Abre o Salmo ela significa simplesmente isso Feliz é aquele que ama o senhor bem-aventurado no sentido de que as coisas que vão acontecer com eles são boas por isso ele é feliz e essa felicidade quando nós lemos o Salmo ela consiste ou então ela gira em torno de uma família constituída uma prolon e numerosa muitos filhos ao redor da mesa a pessoa tem trabalho Ela come daquele trabalho ela tem o suficiente para o seu.

Sustento ela vive muitos anos ela vê os filhos dos filhos e vê ainda a prosperidade do Povo de Deus então é esse o ideal de felicidade que esse Salmo nos passa daquele que teme a Deus ou seja aqui nesse mundo ele é abençoado com um casamento feliz família constituída longevidade trabalho e ter o privilégio de ver a sua prosperidade a sua posteridade progredir bem como a vida da igreja esse Salmo era cantado.

Juntamente com outros pelos peregrinos a caminho de Jerusalém parece que tinha alguns objetivos primeiro incentivar aqueles que temiam a Deus a continuar a viver em obediência aos Caminhos do senhor como que diz assim olha como Deus vai abençoar aqueles que o temem é assim que Deus vai recompensar aqueles que andam nos seus caminhos também esse Salmo tinha como objetivo despertar gratidão do Povo de Deus diante das bençãos materiais Porque pelo que o Salmo está dizendo a ter trabalho ter sustento ter família.

Ter filhos viver em comunidade ver a prosperidade do Povo de Deus isso são privilégios que Deus dá por isso esse Salmo nos convida a gratidão e a relembrar que toda coisa boa na verdade ela vem de Deus e o Salmo também parece ter o objetivo de promover a comunhão do Povo de Deus a unidade porque nós vamos ver que essas bençãos aqui elas estão relacionadas com Jerusalém com o templo.

Com a paz da cidade que representa a igreja o povo de Deus Então o meu objetivo nesta manhã é entender de que maneira esse Salmo tem validade ou se aplica nos dias de hoje e também despertar em nós o temor a Deus a gratidão e o desejo de continuar a servi-lo aqui nesse mundo o Salmo tem duas partes na primeira há uma descrição de como Deus abençoa aqueles que o temem.

Como será abençoado aquele que teme ao senhor vai do verso 1 até o verso 4 e a partir do verso 5 até o final o salmista começa a orar por aquele que teme ao Senhor pedindo que Deus derrame as suas bênçãos sobre sobre ele vamos começar então vendo as bençãos Que Deus promete dar aquele que o teme elas estão referidas aí nos versos um dois três e quatro vamos começar entendendo para.

Quem essas promessas são feitas bem aventurado aquele que teme ao Senhor ou seja essas promessas aqui elas não são promessas do tipo assim é assim que Deus vai abençoar o mundo todo Não elas são dirigidas aquele que teme ao senhor aquele que teme ao senhor é verdade que tem muita gente que não teme ao Senhor e que tem família tem filhos tem prosperidade tem trabalho e morre com.

Mais de 100 anos de idade e nunca nem temeu a Deus nem fez nada disso é que essas bençãos materiais na Bíblia elas sempre são vistas como sendo acompanhadas com o poder e a capacidade para você desfrutar delas o livro de Eclesiastes por exemplo escrito pelo Rei Salomão descreve uma época em que Salomão tinha tudo o que alguém poderia querer ele era um.

    Político poderoso um governante temido o homem extremamente rico tinha de todos

    Os prazeres que ele poderia imaginar mas ele simplesmente não encontrava alegria naquelas coisas ele tinha muito e não tinha nada era uma pessoa rica culta servos empregados Próspera mas não tinha prazer naquelas coisas ela não tinha alegria naquelas coisas e aí então ele diz que percebeu que tudo isso era vaidade vaidade das vaidades é como ele.

    Descreve lá no livro de Eclesiastes a vida do homem que tem tudo e ao mesmo tempo ele não tem nada então quando um Salmo como esse diz que Deus abençoa com prosperidade material os seus servos está incluído aqui que Deus não somente da prosperidade mas dá alegria nessas coisas que a pessoa possa se alegrar o que nos leva a seguinte conclusão que um crente mesmo tendo pouco ele pode ser.

    Feliz e que a verdadeira felicidade é você se alegrar naquilo que Deus lhe deu aqui nesse mundo que tem gente que tem muito mas vive angustiado vive sem prazer vive sem alegria e ao contrário você encontra também gente que tem muito pouco mas que é um poço de alegria de satisfação fica feliz da vida mesmo com aquelas coisas poucas que ela tem então as bençãos materiais que vem de Deus que.

    Deus dá ao seu povo sempre são acompanhadas com o prazer nessas coisas com a alegria nessas coisas ainda que elas sejam nem sempre elas sejam muitos e nem sejam abundantes Então essas promessas são feitas para o que teme a Deus ou seja de prosperidade material acompanhada com alegria prazer para desfrutar dessas coisas Temer a Deus não é ter medo de Deus embora com certeza a gente deveria ter.

    Também porque Deus ele é o criador de todas as coisas ele é o senhor da nossa vida e na mão dele está o poder de nos fazer eternamente felizes ou eternamente Miseráveis na no fogo do inferno então ter medo de Deus é uma coisa boa você ter medo dele mas o Temer a Deus vai mais além o ímpio tem medo de Deus o que teme a Deus na verdade tem por ele um amor respeitoso é uma combinação de Amor e.

    Respeito E isso se mostra na prática pela obediência à vontade de Deus que é o que o salmista diz aqui ainda no verso 1 explicando o que é quem é aquele que teme a Deus bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos Então tá explicado que é Temer a Deus é alguém que o ama e o respeita e que portanto anda nos caminhos de Deus anda de acordo com a vontade de Deus E essa.

    Vontade nós sabemos ela está revelada na escritura na Bíblia nós encontramos a revelação dos caminhos de Deus quem é Deus o que é que ele gosta o que é que ele promete do que aquele se agrada o que é que ele proíbe o que é que ele diz que vai castigar se nós desobedecermos a Bíblia é a revelação do caráter de Deus do seu querer e da sua vontade então a pessoa que teme a Deus é aquela pessoa que ama Deus respeita Deus e procura.

    Viver aqui nesse mundo de acordo com a vontade de Deus por causa desse temor Santo desse amor respeitoso que a pessoa tem diante de Deus é a essa pessoa que essas promessas são feitas aqui bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos Essa é a descrição do verdadeiro crente podemos dizer assim tanto no antigo testamento como no novo e na nossa época o verdadeiro crente é aquele que teme ao.

    Senhor que tem esse amor respeitoso para com Deus e como resultado anda nos caminhos que Deus revela anda de acordo com a vontade de Deus que nos foi dado e olha as bênçãos que são prometidas estão aí nos versos 2 e 4 para que para que nós possamos entender essas bençãos aqui descritas Nós temos que nos lembrar em que contexto o Salmo foi escrito e aqui é importante para nós lembrarmos isso a Bíblia ela não foi dada assim ela não caiu do céu pronta do tipo Deus.

    Escreveu lá nas nuvens em um monte de papel a vontade dele né encadernou e

    Soltou do céu na terra e a gente então Palavra de Deus não é não foi assim que a Bíblia foi produzida durante dois mil anos pelo menos alguns acham que até mais né Deus levantou pessoas aqui nesse mundo inspirou essas pessoas e fez com que essas pessoas registrassem a vontade dele a revelação dele e nesse processo de produzir a Bíblia.

    Deus não anulou a personalidade das pessoas por isso quando você lê o evangelho de Marcos você vê que Marcos ele é apressadinho né e a palavra que mais aparece no evangelho de Marcos é uma preposição na verdade é uma é uma conjunção que é o Grega cai que significa I é o nosso I né aí o tempo todo mas Jesus foi a Jerusalém e ali curou enfermos e foi para casa de Pedro e ali ele fez milagre e foi para o mundo.

    É o estilo de Marcos Deus não anulou isso aí quando você lê Lucas grego perfeito grego sofisticado palavras que só aparecem Lucas você tem que impulsionar para ler Lucas no original não tem como né porque ele usa palavras difíceis Deus Lucas era um homem instruído ele era médico ele era médico era uma pessoa de Cultura Então Deus respeitou as características das pessoas e é claro isso significa que Deus.

    Respeitou a cultura em que essas pessoas viviam então quando Deus descreve aqui o ideal de felicidade Olha como Deus vai abençoar uma pessoa olha como Deus vai fazer feliz uma pessoa que o teme e que era nos seus mandamentos o quadro que você encontra aqui era o quadro da felicidade do antigo Oriente na época de Israel e quem era a pessoa feliz no antigo Oriente era uma pessoa que tinha uma chácara era uma pessoa que plantava e colhia e tinha muita coisa essa pessoa.

    Comia daquela Fazendinha que ela tinha ela essa pessoa tinha uma esposa uma carrada de filho e não era pouco não era muito filho não é essa pessoa vivia muito tempo via os netos viu os bisnetos e ela peregrinava para Jerusalém e junto é o povo de Deus e lá oferecia os seus sacrifícios e via prosperidade do Povo de Deus esse era o ideal de felicidade do antigo Oriente tá E é assim que Deus retrata aqui aquele que será abençoado.

    Por ele então isso para nós já quer dizer alguma coisa não é quando nós entrarmos aqui são duas coisas nós temos que levar em consideração primeiro essas coisas que são descritas como sendo padrão de felicidade e que era o padrão de felicidade naquela época em alguma medida continua sendo o padrão de felicidade hoje ainda hoje na sociedade ocidental eu sei que a família vem sendo questionada o.

    Estilo de vida antigo e vem sendo cada vez mais abandonado estilos alternativos de família vem surgido as mulheres que antes eram caseiras e o ideal que tinha era de fato casar e criar os filhos e tudo Elas têm possibilidade de fazer carreira numa profissão que elas gostam e sem dependentes financeiramente se projetar e tudo mais então o mundo hoje as pessoas casam mais tarde ter dois filhos já é muito para muita gente né alguns casais não querem nem ter filhos eu sei que tudo isso hoje é questionado.

    Mas ainda assim eu creio que nós devemos levar em consideração que estas coisas que são colocadas aqui e que era o padrão de felicidade daquela época de alguma maneira elas satisfazem os desejos mais profundos do coração do homem Qualquer que seja a cultura e o tempo em que ele vive ele quer trabalhar ele quer ganhar através do trabalho das suas mãos seja na chácara do antigo Oriente seja como profissional de ti hoje mas ele quer trabalhar e ganhar para se sustentar ele quer ter alguém ainda hoje nós continuamos a sentir a.

    Vontade de ter alguém de constituir família de ter filhos queremos viver muito né Nós queremos ver outras gerações queremos ver os nossos filhos Então são desejos que estão gravados no coração do homem porque Deus nos fez a sua imagem e semelhança e temos que lembrar que o nosso Deus ele é um Deus treino triunino Deus pai Deus filho Deus Espírito Santo eles vivem em harmonia em sociedade em comunhão Então esse desejo de pertencer de ter de fazer de uma.

    Comunidade de viver muito de ver os filhos de trabalhar de prosperar isso tá no coração humano não é só no antigo Oriente mas também nos dias de hoje então mesmo que a gente dê um desconto de que esse Salmo ele foi escrito para aquela época Ainda assim os princípios que estão aqui eles valem para nós hoje segunda coisa que nós precisamos lembrar e que tem a ver com o contexto em que o Salmo foi escrito é que além de que havia esse conceito de felicidade no.

    Antigo Oriente isso queria dizer todos os povos não somente em Israel mas os israelitas em particular ainda tinham incentivo da Aliança de Deus com Israel Deus chamou Abraão e fez uma promessa Abraão é o pai da Nação Israelita e Deus fez uma promessa de que daria uma terra para eles uma terra só para eles que ele se tornaria uma grande nação uma nação numerosa que o nome dele seria engrandecido e que na descendência que.

    Através dos filhos de Abraão as nações outras Nações seriam benditas e que um dia da descendência de Abraão viria o Messias imagine então além de você ser oriental você ainda tem o incentivo dessa aliança um Deus que disse assim olha Pode ser que o salvador do mundo seja um de seus filhos Então vamos ter filho que de repente as chances quanto mais filho maior chance de que um deles vai.

    Ser o Messias então toda família todo homem temente a Deus piedoso ele vivia na expectativa de que da linhagem dele viria o Messias e a terra era vista como um dom de Deus trabalhava a terra ver o fruto da Terra com medo fruto da terra aquilo era um dom de Deus Deus havia dado aquela propriedade Canaã era propriedade do Israelita então com todos esses incentivos o Israelita vivia na expectativa de ser abençoado por Deus.

    Com propriedade prosperidade filhos uma mulher que cuidasse da família que ele vivesse muito e que vivessem comunhão com o povo de Deus volta a dizer estas coisas ainda estão no nosso coração elas ainda fazem parte dos anseios mais profundos do nosso coração era assim que Deus abençoaria o Israelita fiel Vamos então ver em detalhes né verso 2 primeiro ele pronuncia bem-aventurança.

    Geral no verso 1 e no verso 2 ele diz do trabalho de tuas mãos comerás Feliz Serás e tudo tira bem ou seja vai dar tudo certo para você aqui você percebe que aquela maldição foi colocada na queda ela foi revertida quando Adão caiu lá no Paraíso Deus disse maldita é a terra por tua causa com suor comerás dela todos os dias da tua vida ela te produzirá espinhos e Abrolhos e até o.

    Dia que você volte para ela porque você foi tirado do pó e ao pó voltará aqui com a benção de Deus o trabalho que foi colocado como uma maldição é revertido para ser uma benção Deus abençoa com trabalho aqueles que são seus aqueles que o temem oportunidade de trabalhar o privilégio de trabalhar e ganhar o pão com sua própria prazer é esse né do trabalho de tuas mãos comerás eu sei que há situações em que a gente está comendo do trabalho de outros Talvez o emprego Tá difícil a as.

    Circunstâncias não são favoráveis então a gente tá com medo do trabalho de outros mas o ideal de Deus para nós é que nós comamos do trabalho das nossas próprias mãos É claro que no caso do casal não é homem e mulher são os dois uma só carne é um trabalho um ganha e o outro prepara né o se combinam né é diferente aqui se a gente fosse fazer algum tipo de correção aqui seria o preguiçoso né o Vagabundo que quer passar a vida toda comendo do.

    Trabalho dos outros então uma benção que Deus dá para aqueles que são seus É de fato poder trabalhar e ter o prazer de comer do trabalho da sua própria mão no caso aqui o israelita comeria da sua chácara né frutos sementes gado Leite vinho azeite carne tudo isso como o produto do seu trabalho na agricultura e ele seria feliz né de alegria de estar ali na Terra Prometida alegria de comer do próprio trabalho alegria de sustentar a família e os.

    Filhos a alegria de ter para ajudar outras pessoas junto com trabalho a satisfação de comer do fruto do trabalho é o que Deus promete aqui segundo a promessa tá no verso 3 a tua esposa no interior de tua casa será como a videira frutífera o interior da casa era aquele departamento na tenda ou na casa do Israelita mais interior que era reservado para mulher a mulher tinha um lugarzinho lugar dela as coisas dela na parte mais interior da tenda do Israelita ou da sua casa não é e ela no.

    Interior da casa é uma expressão aqui que significa que era uma mulher caseira uma esposa dona de casa que gosta da Vida em família porque a mulheres que realmente não tem a vocação de casar né para casar Ela tem que ser caseira não é que ela não possa trabalhar fora se a necessidade assim não exige Mas ela tem que gostar da vida do Lar ela tem que gostar de fazer as coisas em casa de estar com o marido de estar ali tem.

    Mulher que seria mais feliz se ficar solteira porque ela não tem vocação para ser dona de casa mas não tem mesmo colocação para ser dona de casa Então tem que ficar claro que o casamento é o padrão de Deus mas isso não quer dizer que todo mundo tem que casar para ser feliz eu já venho dizendo isso na igreja há bastante tempo não é que tem gente que seria mais feliz se ficar solteiro o padrão de casamento o padrão de de relacionamento e de família é envolve.

    Uma mulher que queira constituir casa Ela queira ela tem que ser caseira ela tem que gostar tem gostar da ideia de viver com o marido até o lugar dela junto com seu marido constituir família ter filhos criar filhos tudo isso faz parte do ideal bíblico de propagação e propagação da espécie né da nossa espécie também da igreja de Deus dessa forma aqui ela é comparada veja como uma videira frutífera uma Parreira que dá.

    Muitas uvas e assim contribuindo para que o povo de Deus se multiplique para que a benção de Deus chegasse a outros povos a terceira benção mencionada ainda tá no verso 3 é que os filhos serão como rebentos da Oliveira A Roda da tua mesa a Oliveira era outra árvore nacional dos israelitas né os israelitas gostavam muito da Parreira por causa do vinho e a Oliveira por causa do azeite era uma das Árvores.

    Nacionais de Israel os filhos aqui são comparados a rebentos da Oliveira broto né então a figura é de uma uma Oliveira podia passar 40 anos sem dar fruto e de repente da Oliveira velha saiu um brotinho Verde sinal de renovação né que tá vindo árvore nova para tomar o lugar da velha a figura que é do homem cercado de filhos são comparados a brotos de Oliveira o homem vai passar o pai de.

    Família vai morrer ele vai viver muito mas ele vai morrer mas no lugar dele tem os brotos já surgindo a ideia de renovação a perpetuidade da família de você continuar a sua linhagem o seu nome o seu sangue vai continuar através desses que estão chegando nessas novidades que estão vindo aí resultado desse casamento são duas ideias da Renovação e continuação do Povo de Deus e como eu disse a esperança da chegada do Messias imagina o pai de família lá.

    Os judeu sentado à mesa não é os fininhos tudo ao redor assim uns 10 12 filhos assim tudo com os olhinhos pretos olhando para ele piscando né e ele lá distribuindo a comida com todo mundo e quem sabe orando dizendo será que é um desses que vai ser o Messias Jacozinho não pode ser porque o menino Custoso né mas quem sabe um deles vai ser o Messias né então ele olhando afilhada toda aí na expectativa de que Deus haveria de usar para Glória dele e ele termina o salmista termina reafirmando no verso 4 eis como será.

    Abençoado o homem que teme ao senhor é assim que Deus vai abençoar aquele que o teme e que anda nos seus caminhos ele Ele estão receberá de Deus estas coisas e o prazer e alegria que essas coisas trazem ao seu coração agora na segunda parte do Salmo já encaminhando para o final ele o salmista ora por essa pessoa que teme ao Senhor.

    Versus 5 a 6 a oração é interessante aqui a oração é para que essas bençãos elas vêm juntos juntas com a benção geral sobre o povo de Deus era como se ele dissesse assim essas bençãos elas não são individuais Mas elas vêm acompanhadas com as bençãos do Povo de Deus talvez o salmista queria enfatizar aqui a nossa unidade a ideia de que nós fazemos parte de um povo não.

    Somente somos abençoados mas fazemos parte de um povo abençoado e aqui o salmista Ora como se o homem não é abençoado tivesse diante dele pudesse ouvir Aí ele diz o verso 4 é isso como será abençoado o homem que tem meu Senhor aí ele se volta para o homem não é no verso 5 Diz o Senhor te abençoe é como se tivesse profetizando né o Senhor te abençoe desde Sião o senhor permita que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias da tua vida o senhor permita que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kfWBtgn0L3I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem