O PECADO ATRAI TEMPESTADES - Hernandes Dias Lopes

O PECADO ATRAI TEMPESTADES - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes Convido você para abrir sua Bíblia comigo por gentileza no livro do profeta Isaías Capítulo 6 e Nós faremos a leitura dos versos 1 a o Esse é um texto muito conhecido de todos nós porém sempre novo sempre Vivo Sempre oportuno pro nosso ensino e.

O PECADO ATRAI TEMPESTADES - Hernandes Dias Lopes

Isaí 6 vers de 1 aexto Man sua biga noo da morte doas eu vi o Senor assentado sobre um alto eime Trono Abas de suas vestes enchiam o templo serafins estavam por cima dele cada um tinha seis asas com duas cobriu o rosto com duas cobriu os seus pés e com duas voava e clamavam uns para os outros.

Dizendo Santo Santo Santo é o Senhor dos exércitos toda a terra está cheia da sua glória as bases do Limiar se moveram a voz do que clamava e a casa se encheu de fumaça Então eu ai de mim estou perdido porque sou homem de lábios impuros habito no meio de um povo de impuros lábios e os meus olhos viram rei o senhor dos exércitos então um dos serafins voou.

Para mim trazendo na mão uma Brasa Viva que tirara do altar com Atenas e com a brasa tocou a minha boca e disse Eis que ela tocou os teus lábios a tua iniquidade foi tirada e Perdoado o teu pecado depois disto ouvi a voz do senhor que dizia a quem enviarei e quem h de por nós disse eu eis-me aqui envia-me a mim amém meus amados O Profeta Isaías conhecido como profeta.

Palaciano ou também O Profeta está vivendo num dos tempos mais difíceis da sua nação de uma crise aguda agônica endêmica e sistêmica o contexto é da morte de um dos mais importantes monarcas que governaram Judá o homem que governou 52 anos em.

Jerusalém Alé o rei Osias o trono está vazio a transição não é segura na Perspectiva humana e a nação mergulha Nas Profundezas de uma crise sem Paralelos na história e eu queria aqui destacar algumas dessas crises para nós entrarmos na exposição do texto a primeira crise que assola tá nós chamaríamos de uma crise da política interna porque com a.

Morte do rei Osias acenderam ao poder em Judá mas se não bastasse essa crise política interna de Judá havia uma crise externa da política externa porque o pecado atrai juízo Deus não deixa o seu povo com sucesso o pecado atrai tempestade e então o que que aconteceu.

Deus trouxe contra Judá O Rei rezim da Síria o rei peca das 10 tribos do norte do reino de Israel e Judá Oprimido politicamente corre atrás da Síria que era o mais importante Império da época em busca de Socorro abrindo os cofres da Nação para tornar-se um país vassalo daquele grande.

Império porém a assíria ameaça o reino de Judá rompendo esse pedido de ajuda e então Judá corre atrás do Egito para tentar se proteger ficando ainda mais escravo do poder econômico estrangeiro mas Vocês bem sabem que toda a crise financeira toda a crise econômica favorece alguém é por isso que em tempos.

De crise algumas pessoas se aproveitam para se enriquecer ainda mais e o profeta Isaías denuncia isso quando vai mostrar lá na sua obra que chegou um momento em que alguém se aproveitando a crise é juntou casa a casa Campo a campo porque aquele que está mais prejudicado financeiramente precisa sobreviver e acaba vendendo suas terras suas lavouras suas casas e vai existir.

Um monopólio econômico dos mais endinheirados e começa a gravar a crise social em virtude da crise política mas se não bastasse isso o poder legislativo e o Poder Judiciário se mancom nesse sistema de opressão e diz Isaías que eles decretam leis injustas para negar Justiça aos pobres e para arrebatar o direito dos Aflitos.

Despojando viúvas e roubando os órfãos tá lá no capítulo 10 versos 1 e 2 da obra de Isaías então a nação toda começa a entrar numa espécie de colapso econômico político mas se não bastasse essa crise vem uma outra crise de carona como uma espécie de efeito colateral que é a crise moral e o profeta Isaías vai chegar a.

    Dizer que a situação se agravou a tal ponto em Judá que não apenas tolera o mal faz

    Concessão ao erro mas a situação tornou-se tão grave que houve uma inversão de valores a ponto dele dizer que chamaram luz de trevas e trevas de luz o doceo de amargo e o amargo de doce notem vocês que aqui não é mais tolerância o erro agora o errado é o certo e o certo é o.

    Errado agora se aplaude o vício e se escarnece da virtude agora se promove O que é errado e coíbe o que é certo a nação está pelas avessas e Judá vai cair por causa dos seus pecados e todos os grandes reinos e impérios e nações do mundo caíram por causa dos seus pecados O pecado é o a própro das Nações diz a bíblia mas se não bastasse essa crise moral meus irmãos vem a última crise que é a crise.

    Espiritual é consequência natural as coisas estão conectadas e o profeta Isaías vai denunciar is essa crise espiritual dizendo que Israel que Judá eram era a nação formada de filhos rebeldes e no capítulo primeiro ele vai usar uma linguagem muito pesada dizendo que até o boi conhece o seu dono um animal irracional tinha mais afinidade com o seu dono do que os.

    Filhos de Judá tinham com Deus e mais ele olha para esse cenário e faz um diagnóstico da Nação e diz o seguinte a nação está doente espiritualmente doente é como a doença que toma a pessoa de uma ferida da cabeça aos pés porém apesar de todo esse diagnóstico Judá ainda mantinha a forma.

    A liturgia o culto a aparência a máscara e Deus olha para toda aquela religiosidade e dizer eu tô cansado disso eu abomino isso eu Não aceito isso estou lhes trazendo esse breve diagnóstico da Nação de Judá para compreendermos o texto que acabamos de ler porque a pergunta é numa crise dessa o que.

    Faremos eu não sei se vocês percebem Mas eu vejo uma estreita conexão entre Judá e o Brasil nós vivemos uma crise política grave nós vivemos uma crise econômica Severa nós vivemos uma crise moral talvez sem precedentes nós vivemos uma crise espiritual.

    Medonha e a grande pergunta é o que vamos fazer e quando eu digo vamos fazer eu não estou pensando agora no coletivo estou pensando no individual no particular porque se nós não estamos vendo a crise Talvez nós somos a própria crise se nós não temos olhos para ver se nós não temos mente para entender se nós não temos coração para sentir É porque já fazemos parte do sistema e o que.

    Fazer a primeira coisa é que nessa crise nós precisamos olhar para cima e saber que o nosso Deus reina Ô irmãos nada mais pode consola o nosso coração do que a verdade de que apesar da crise que assola o mundo o Brasil como assolou Judá no passado não tira não rouba não afeta não.

    Enfraquece não atinge a Soberania de Deus nada disso pega Deus de surpresa no caso de Judá Foi Deus que entregou Judá nas mãos das Nações opressoras a assíria é chamada de vara da Ira de Deus para disciplinar o seu povo os governantes maus são a vara da Ira de Deus para disciplinar o seu povo.

    Mas nesta hora diz o texto que no ano da morte do rei

    Osias O Profeta entra na casa de Deus e ele tem uma visão o trono da terra está vazio mas o trono do céu está ocupado no trono da terra tem luto no trono do céu tem celebração no trono da terra a crise é medonha e os que vêm na esteira da.

    Sucessão são piores ainda mas no trono do céu aquele que está lá é majestoso e Santo a não ser meus irmãos que nós tenhamos uma eloquente nítida visão da soberania de Deus entramos em Pânico ficamos com medo angustiados parece que o navio não obedece mais o Leme parece que as rédias.

    Fugiram das nossas mãos e nós ficamos a perguntar meu Deus o que será como será Aliás a mensagem da soberania de Deus não uma mensagem apenas do profeta Isaías Esse é o conteúdo por exemplo do livro de Apocalipse Deus está no trono o cordeiro tem o livro da história em suas mãos e a história não está sem rumo e a história não está dando volta como pensavam os gregos a história caminha para uma.

    Consumação e a Vitória retumbante é de Cristo e do seu povo mais do que entender que Deus é soberano precisamos compreender quem ele é em seu ser porque a mensagem dos seres angelicais os serafins é proclama santo santo santo é o Senhor Deus dos exércitos toda a terra está cheia da sua glória isso tem uma implicação para nós.

    Quando você diz por exemplo Santo você define quem ele é quando você diz santo santo você enfatiza quem ele é mas quando você diz santo santo santo você coloca em grau superlativo só ele é santo Isso significa que ele não tolera o mal que ele não faz vistas grossas ao pecado que ele não se acostuma com a rebelião ou a rebeldia ou a dureza de.

    Coração do seu povo e é curioso que esses seres Adoradores têm seis asas é uma linguagem figurada obviamente e eles usam quatro asas para adorar e duas asas para servir com duas cobrem o rosto qu duas cobrem os pés isso é um sinal de referência reverência na Adoração Mas duas asas eles usam para atender a ordem.

    De Deus a servir a Deus e eles estão proclamando quem Deus é e eles estão proclamando o que Deus faz quem Deus é ele é santo santo santo e o que ele faz ele é o senhor dos exércitos sabe o que significa isso ele comanda todos os seres Celestiais ele tem o controle de todas as hostas Celestiais sabe o que.

    Significa a Isso significa que esse Deus é o Deus que luta as nossas batalhas que guerreia as nossas guerras e que faz por nós o que nós não podemos fazer somos frágeis somos limitados não Podemos enfrentar os inimigos que nos atacam de todos os lados por todas as frentes fiados em nossa força mas esse Deus é o Deus que luta por nós que vence por nós que nos.

    Conduza em Triunfo Esta é a primeira verdade que esse texto vai nos apresentar para nós enfrentarmos dias de crise porque senão a gente fica em Pânico desesperado a segunda coisa a fazer quando nós somos encurralados pela crise nós precisamos olhar agora não para cima precisamos olhar para dentro para saber que precisamos desesperadamente da misericórdia de Deus.

    O nosso irmão do passado reformador Calvino diz que você só pode conhecer a você mesmo se primeiro você conhece a Deus sem o conhecimento de Deus não tem autoconhecimento os gregos estavam errados quando disseram conhece-te a ti mesmo eu não posso me conhecer a não ser que eu conheça Deus eu só posso entender quem eu sou depois que eu entendo quem Deus é porque notem vocês que até.

    Então o profeta Isaías estava lançando uma série de ais pros outros ai dos gananciosos ai dos beberrões ai dos injustos ai dos corrompidos moralmente ai dos soberbos ai dos farristas quando ele contempla Deus na sua Santidade e majestade e diz ai de mim convenhamos Às vezes a gente pensa.

    Que a gente é melhor que os outros não hoje é 31 de dezembro se você for hoje a praia de Camburi eu não sei se ainda é lá que a coisa acontece é mais lá mesmo né você vai ver gente se embriagando você vai ver gente servindo a outros Deuses e você diz eu não faço nada disso eu sou uma pessoa boa sou crente sou.

    Presbiteriano vou pra igreja culto culto de vigília vem mesmo viu vai pra praia não vem para cá não é nada para ver focos não é para ver v o fogo de Deus descendo aqui fogo santo mas às vezes a gente fica amaciando o ego você f eu sou Batuta maravilhoso olha como é que a vida é linda ó como é que a família é maravilhosa ó como é que eu sei docar meus filhos ó como é que minha família é unida enquanto a gente ficar amaciando o.

    Nosso próprio ego a gente vai bater palma pra gente mesmo mas ninguém pode contemplar Deus na Sua Majestade na sua santidade sem reconhecer quem de fato nós somos ai de mim ai de mim e esse ai aí é o ai de uma mãe em lutada pelo seu filho único é um ai de dor de pesar de angústia de profunda.

    Tristeza Então a primeira coisa irmãos que chegamos à conclusão é que qualquer pessoa que se auto elogia qualquer pessoa que fica aplaudindo a si mesma qualquer pessoa que gosta de fazer um solo doino quão grande a estudante do espelho não viu Deus ainda de.

    Aa não tem espaço à luz das escrituras para uma vida ufanista para nós acharmos que somos melhores e se somos o que somos louvado seja Deus somos pela graça se não estamos nos embriagando em 31 de dezembro se não estamos adorando outros Deuses em 31 de dezembro se não estamos fazendo compromissos com Ídolos pagãos em 31 de dezembro não é porque.

    SOS melhores não é porque a graça de Deus os alcançou mas mais do que isso O Profeta Isaías tem uma visão Clara não apenas de quem ele é sou um homem de lábios impuros mas ele reconhece que vive também odiado da mesma corrupção E habito no meio de um povo de impuros lábios a grande pergunta é por que que eles seleciona o pecado da língua para mostrar a corrupção do ser.

    Humano e a Bíblia diz que nós vamos dar conta no dia do juíz por todas as nossas palavras frívolas que proferimos os meios de comunicação estão recheados e transbordantes de palavras chulas não é verdade as piadas imorais indecorosas fazem parte do cardápio até de alguns crentes e a Bíblia diz que a língua é apenas o ponteiro que aponta a direção.

    Do coração porque ela fala que o coração está cheio quem sabe hoje seja uma hora de uma avaliação falou meu Deus eu tenho falar tanta coisa refletida a gente conversa jogando conversa fora palavras que não têm nenhum valor palavras que não edificam nada palavras que não abençoam palavras que não constróem palavras que não.

    Consolam tá na hora da de fazer uma avaliação Senhor eu não quero mais agregar isso na minha vida mas notem mais esse homem tem uma visão muito clara da Graça perdoadora de Deus porque nos versos 67 tá escrito então dos serafins voou para mim trazendo na mão uma Brasa Viva que tirara do altar com Atenas e com a brasa tocou a minha boca e disse.

    Eis que ela tocou os teus lábios a tua iniquidade foi tirada e perdoada o teu pecado Precisamos de uma brasa que toque os nossos lábios que limpe o nosso linguajar que depure as nossas palavras que restaure a comunicação saudável Aliás quando você vai ver lá em Efésios sobre a plenitude do Espírito Santo como.

    É que você pode saber se um crente tá tá cheio do espírito santo é curioso que o apóstolo Paulo vai traçar uma linha Clara para mostrar que uma pessoa cheia do espírito santo ela tem uma comunicação diferente senão vejamos tá escrito aí e não vos embriagueis com o vinho no qual H solução mas enchei-vos do Espírito falando entre voz com Salmos entre vóz é comunhão a comunicação entre nós precisa ser regada pelo Espírito Santo de Deus de.

    Uma língua que foi tocada pela Brasa de Deus de lábios que foram purificados por Deus e mais ele diz entando e louvando de coração ao senhor agora não é mais na horizontal agora é na vertical você está cheio do Espírito Santo a sua comunicação com seus irmãos é diferente a sua adoração é diferente e mais Olha o Versículo 20 dando sempre Graças por tudo a nosso Deus e pai em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ou seja em vez de murmuração de reclamação.

    De de palavras às vezes até ofensivas a Deus você tá dando graças por tudo e por tudo preste atenção não é tudo porque não sei se o irmão leu surgiu algumas décadas um livro sobre louvor Incondicional onde a pessoa dizia que você tem que dar Graças por tudo e por tudo que Paulo tá falando aqui não é por tudo e eu explico um pai e uma mãe não dá graças a.

    Deus porque o filho se embriagou graças a Deus meu filho Encheu a cara hoje não você não dá graças a Deus por isso não você não dá graças a Deus porque alguém fez um negócio errado roubou matou adulterou traiu não você não dá graça a Deus por isso não você dá graças a Deus pela Providência carrancuda Às vezes a providência é.

    Carrancuda às vezes é luta às vezes é prova às vezes é vale mas você não dá graças a Deus pelo Mal moral você não dá graças a Deus por aquilo que Deus repudia e reprova e condena Então quando você está cheio do Espírito Santo a evidência disso é que a sua comunicação muda muda com sua família muda com seus irmãos aqui na igreja muda no seu contexto de trabalho muda na sua adoração a Deus e muda no contexto de.

    Você ver e receber a vida como gesto da bondade de Deus por você essa graça de Deus de está aqui hoje como esteve na vida da Muler Samaritana na vida daquela Muler que foi apanhada em flagrante adultério na vida do Zaqueu na vida do Bartimeu na vida do leproso na vida do ladrão que foi recebido no Paraíso Deus está aqui hoje senhor da glória está aqui ele.

    Habita no meio do seu povo e ele tá pronto para perdoar para purificar Mas finalmente irmãos o que fazer num hora de crise na hora da crise precisamos olhar para fora e ouvir o desafio de Deus para nós e a necessidade do mundo o versículo oito é categórico depois disto preste atenção não foi antes disso também não foi no meio disso foi depois disso depois disso.

    Ouvi a voz do o senhor que dizia a quem enviarei quem há de ir por nós disse eu eis-me aqui envia-me a mim vejam vocês que o envio de Deus nunca precede a restauração espiritual o que que isso quer dizer isso quer dizer que vida com Deus precede trabalho para Deus Deus está interessado em ativismo religioso fazer a obra de Deus nunca foi Nossa.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BX78UbcoJlc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem