DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ - Hernandes Dias Lopes

DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados nós vamos abrir a palavra de Deus evangelho de Cristo conforme o registro de João Capítulo 21 João Capítulo 21 por favor faremos a leitura até o versículo 19.

DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ - Hernandes Dias Lopes

Eu estou com a versão ara se a sua versão é a mesma você vai também nos acompanhar em em silêncio se a outra versão você tiver acompanhe comigo então a leitura desse texto tá escrito assim depois disto tornou Jesus a manifestar seus discípulos junto do mar de tiberíades e foi assim que ele se manifestou.

Estavam jun Simão Pedro Tomé chamado didimo Natanael que era da de can da Galileia os filos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos disse Simão Pedro vou pescar disseram-lhe os outros também nós vamos contigo saíram e entraram no barco e naquela noite nada apanharam mas ao clarear da madrugada estava Jesus na praia todavia os discípulos não reconheceram que era ele perguntou-lhe.

Jesus filhos tendes aí alguma coisa de comer responderam-lhe não então lhes disse lançai a rede à direita do bar que achareis assim fizeram já não podiam puar a rede tão grande era a quantidade de peixes aquele discípulo quem os amava disse a Pedro é o senhor Simão Pedro ouvindo que era o senhor cingiu-se com sua veste porque se havia despido e.

Lançou-se ao mar mas os outros discípulos vieram no Barquinho puxando a rede com os peixes porque não estavam distantes da terra senão quase 200 côvados aproximadamente 100 m aos saltar e em terra viram ali umas Brasas e em cima peixes e havia também pão disse-lhes J trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a.

Terra cheia de 153 grandes peixes e não obstante serem tantos a rede não se rompeu disse-lhes Jesus vinde comei nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe quem és tu porque sabiam que era o senhor veio Jesus tomou o pão e lhes deu e de igual modo o peixe e e já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos depois de ressuscitado dentre os mortos depois de.

Terem comido perguntou Jesus a Simão Pedro Simão filho de João amas-me mais do que estes outros ele respondeu sim senhor tu sabes que te amo ele lhe disse apenta os meus Cordeiros tornou a perguntar-lhe pela segunda vez Simão filho de João tu me amas ele lhe respondeu sim senhor tu sabes que te amo disse-lhe Jesus pastoreia as minhas ovelhas Pela terceira vez Jesus lhe perguntou Simão filho de João tu me amas.

Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito Pela terceira vez tu me amas e respondeu-lhe Senhor Tu sabes todas as coisas tu sabes que eu te amo Jesus L disse apenta as minhas ovelhas em verdade em verdade te digo que quando eras mais moço tu te cingias a ti mesmo e andas por onde querias quando porém fores velho estenderá as mãos e outro te singir e te levará para.

Onde não queres disse isso para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus depois de assim falar acrescentou-lhe segue-me amém amém de eu quero pedir permissão a vocês para só voltar nesse texto na conclusão da minha fala o meu propósito hoje é apresentar a vocês o apóstolo Pedro aquele que foi.

Discípulo que foi Apóstolo e o líder deles aquele que Deus usou para abrir a porta do evangelho para juDeus e gentios aquele que pregava e os corações se derretiam orava pelos enfermos e eles eram curados aquele que não se intimidou diante de ameaças de açoites de prisões e não recuou mesmo.

Diante do martírio quem é este homem este homem é mais do que um nome Pedro é um emblema Pedro é o retrato de quem somos aquele homem que sintetiza as nossas ambiguidades e contradições num dado momento ele era ousado corajoso firme como uma rocha na outra.

Hora tímido arde que jogava por terra todas as suas convicções um homem que apresenta para nós avanços e recuos subidas escaladas e declínios num certo dia ele disse para Jesus tu és o cristo filho do Deus vivo na mesma hora tenta afastar Jesus da Cruz num dado momento disse és Tu Senhor.

    Manda-me ir ter contigo por Sobre as Águas em seguida olhou paraa circunstância e começou a

    Naufragar num determinado momento ele disse ainda que todos te abandonem eu jamais por ti darei minha vida estou pronto aí contigo paraa prisão e paraa morte em seguida nega covardemente a Jesus três vezes esse é o Pedro Esse sou eu Esse é você Pedro não é uma personagem que viveu há 2000 anos Pedro está aqui nessa.

    Noite Pedro mora debaixo da sua pele o sangue de Pedro corre em suas veias o coração de Pedro bate em seu o o coração de Pedro bate em seu peito nós somos Pedro portanto aquilo que Jesus fez na vida de Pedro ele pode fazer na sua vida na minha vida na nossa vida nesta noite alel eu quero então apresentar a vocês o apóstolo Pedro um dos primeiros episódios que a bíblia relata sobre ele.

    Está lá em Lucas Capítulo 5 ele era um pescador empresário de pesca e um dia Jesus estava ensinando a beira do mar da Galileia a uma grande multidão o mar da Galileia vocês sabem que é um lago de Águas Doces maior reservatório de Águas Doces do Oriente Médio com 20 km de comprimento por 14 de largura a 220 M abaixo do nível do mar mediterrâneo encurralado por montanhas do lado oriental as montanhas de golan.

    Do lado ocidental as Montanhas da Galileia e Jesus ensinando as multidões ali Pedro e os seus colegas Depois de uma noite infrutífera de trabalho lavavam as redes porque nada tinham apanhado e tem dois barcos anc um deles é o de Pedro e Jesus disse para Pedro entrou no barco do Pedro e disse assim ó Pedro afasta o barco da praia e Jesus transforma Aquele barco num púlpito a água no veículo da sua voz e ensina a multidão depois Jesus disse.

    Para Pedro assim ô Pedro faz-te ao Largo vá pro fundo lançai as redes e o Pedro que era um pescador profissional Disse Jesus desse negócio aqui eu entendo nessa área aqui eu sou profissional o mar não tá para peixe trabalhamos a noite inteiro Não pegamos nada Mas de repente um lampejo de fé acendeu alhe na alma e ele disse mas sob a tua palavra eu lançaria as.

    Redes quando ele lança as redes um cardume começa a pular nas redes as redes começam a Se romper o barco que Pedro está não consegue reter todo o produto da pesca milagrosa o outro barco precisa vir e e quando Pedro percebe que não está apenas diante de um dia de sorte mas de um milagre extraordinário ele larga para lá o barco ele larga para lá as redes ele LGA para lá os peixes ele nada na direção de Jesus e diz senhor afasta-te de mim vai embora de mim eu sou um pecador e Jesus disse não.

    Temas a partir de hoje eu farei de ti Um Pescador de homens e Pedro abandona a sua empresa Pesqueira Pedro abandona os seus projetos pessoais Pedro Abraça o discipulado Pedro Abraça o apostolado Pedro começa a seguir a Jesus a ouvir Jesus a ver os milagres de Jesus até que Jesus está lá no extremo norte de Israel lá nas fraldas do Monte hermon na divisa com a Síria lá em banas onde nasce o Rio Jordão lá em cesareia de Filipe quando.

    Jesus faz uma enquete com seus discípulos perguntando assim quem diz os homens ser o filho do homem em outras palavras o que que o povo comenta a meu respeito e eles disseram Senhor o povo não sabe nada a teu respeito uns acham que tu és Elias outros acham que tu és Jeremias outros acham que tu és alguns dos Profetas Eles Não Sabem Nada e Jesus pergunta e vós quem dizeis que eu sou e Pedro que era um líder que não suportava.

    Que ninguém falasse na frente dele respondeu pelo grupo tu és o cristo O Filho do Deus Vivo talvez até aguardando um elogio de Jesus Parabéns Pedro você é um homem muito inteligente você é um homem muito antenado você tem um apurado discernimento Parabéns Mas não foi o que Jesus disse não Jesus disse assim bem-aventurado é ess irmão barjonas porque não foi carne e sangue quem te revelaram Mas o meu pai que está nos céus em outras palavras Jesus está dizendo assim Pedro Você só sabe quem eu.

    Sou porque o pai me revelou para você porque se o pai não tivesse me revelado

    Para você como os outros também você não saberia quem eu sou e Jesus engata e diz assim e eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela aqui está meus irmãos em Mateus 16:18 Um dos textos mais importantes da Bíblia de cuja correta interpretação depende o futuro do cristianismo a grande pergunta pergunta é quem é a.

    Pedra sobre a qual a igreja está edificada há três interpretações na história da igreja a primeira delas não tô falando de cronologia agora uma delas é a ideia de que Pedro é a pedra hoje mais de 800 milhões de pessoas creem dessa maneira há uma frase em latim muito conhecida que diz assim o b Petros e bie clesia Onde está Pedro Aí está a igreja a segunda interpretação é que a pedra.

    Sobre a qual a igreja está edificada é a declaração de fé tu és o cristo O Filho do Deus Vivo mas a terceira interpretação e eu acho que todos nós aqui sen não a maioria de nós subscreve a terceira interpretação é que o próprio Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está edificada e o texto nos leva a esta conclusão se não vejamos da língua grega que foi escrito esse texto há uma espécie de trocadilho entre a palavra pedra e a palavra Pedro pedra no Grego é.

    Petra Pedro no Grego é Petros Petra não deriva de Petros Petros deriva de Petra pedra não deriva de Pedro Pedro deriva de pedra pedra Petra é rocha inabalável Petros Pedro é fragmento de rocha é um fragmento de pedra arrancado de um maciço rochoso Então o que Jesus dizendo é o seguinte eu também te digo que tu é.

    Petros fragmento de pedra mas sobre esta rocha inabalável que sou eu eu edificarei a minha igreja a palavra Rocha ou pedra é uma metáfora usada apenas para Deus em toda a Bíblia mas também o pronome demonstrativo nos ajuda tanto no grego quanto em inglês quando em português há uma diferença entre esta e essa por exemplo eu estou.

    Com a minha bíblia eu digo esta Bíblia se eu ponho a Bíblia no púlpito e me afasto eu digo essa Bíblia Se Jesus tivesse a intenção de dizer que Pedro era Pedra Sobre a qual a igreja estaria edificada ele teria dito eu também te dig que tu éis Petros e sobre essa Petra eu edificarei minha igreja mas não foi o que ele disse eu também te digo que tu és Petro aos fragmento de pedra mas sobre esta pedra.

    Sobre esta Rocha que sou eu eu edificarei minha igreja Aleluia então Jesus tá aí falando de quatro coisas aqui primeiro Jesus é o fundamento da igreja Pedro entendeu isso quando pregou em Jerusalém ele não diz eu sou a pedra ele diz que Jesus é a pedra ele falou a mesma coisa quando escreveu a primeira Carta No final da sua vida afirmando que Jesus é esta pedra o fundamento da igreja o apóstolo Paulo concordando com.

    Isso diz que ninguém pode lançar outro fundamento além daquele que já foi posto o qual é Cristo Jesus nosso senhor Jesus é o fundamento da Igreja Segundo Jesus é o dono da igreja El diz eu edificarei a minha igreja a igreja não é sua a igreja não é minha a igreja não é Nossa a igreja tem dono e o dono da igreja tem marcas de cravas em suas mãos ele não a comprou com ouro nem com prata ele a comprou com o seu próprio.

    Sangue terceiro Jesus é o edificador da igreja ele diz eu edificarei a minha igreja quem edifica a igreja não é você nem eu nem nós é ele porque tudo provém dele ele quem dá o arrependimento pra vida é ele quem dá a fé salvadora é dele que vem a Regeneração pela obra do Espírito Santo é ele quem justifica ele quem cela com o Espírito Santo é ele quem batiza você no corpo de Cristo pelo Espírito é ele quem.

    Santifica ele quem glorifica é ele quem dá poder tudo provém dele para que a glória só pertença a ele é ele quem está edificando a sua nós podíamos usar todo o nosso conhecimento toda a nossa metodologia toda a nossa capacitação e pelo nosso empenho e força nós não produzimos sequer um convertido na terra o fato de você estar aqui nesta noite é uma prova de que Deus fez um milagre na sua vida porque o Senhor Jesus está edificando a sua igreja em quarto lugar.

    Jesus é o protetor da igreja diz portas do inferno não prevalecerão contra ela não importa se vem perseguição Não importa se tem tribulação Não importa se a situação é amarga e difícil não importa a circunstância não importa o que vem na história o Senhor Jesus guarda a sua igreja aquele que morreu por ela é aquele que a protege não importa o futuro a igreja está nas mãos daquele que governa os céus e a terra agora anem logo que Jesus deixa.

    Isso claro para seus discípulos pela primeira vez Jesus abre para eles algo que não tinha aberto até então e diz assim é necessário que eu suba para Jerusalém seja entregue nas mãos dos principais sacerdotes escribas para ser crucificado para ressuscitar o terceiro dia o mesmo Pedro que acabar de declarar tu és o cristo Filho do Deus Vivo chama Jesus da parte vem cá Jesus vem cá um pouquinho vem cá um pouquinho.

    E passou a repreender a Jesus é tem compaixão de ti Jesus que ideia é essa larga mão desses pensamentos soturnos larga mão desses pensamentos de morte pensa melhor pensa em vida e Jesus olha para ele diz Arreda Satanás rez para mim causa de tropeço não cogitas as coisas de Deus apenas as coisas dos homens preste atenção nisso se Pedro fosse o fundamento da igreja a igreja estaria edificada sobre areia.

    Movediça mas bendito seja Deus a igreja está edificada sobre a rocha que não se abala Mas vamos entender o que Jesus não disse Jesus Não está chamando Pedro de Satanás não Jesus não está dizendo que Pedro está endemoniado não Jesus não está mandando Pedro a redar não Jesus está mandando Satanás a redar que Satanás o satanás que tá induzindo.

    Pedro a afastar Jesus da Cruz porque se não discernirmos isso a gente diz assim arreda Pedro aí o Satanás fica não quem tem que arredar é Satanás Pedro fica Pedro é discípulo em Pedro Jesus vai investir glória a Deus eu quero dizer para você que apesar dos nossos Deslizes e fracassos Jesus não desiste de nós tanto é prova que uma semana depois.

    Jesus subiu um alto Monte para orar quem que ele leva Pedro Tiago E João e diz a Bíblia que Jesus subiu para orar mas Pedro e os seus colegas dormiram o que dá prazer em Jesus dá cansaço nele e no topo daquela montanha quatro milagres aconteceram primeiro milagre Jesus é transfigurado segundo milagre Moisés e Elias aparecem em Glória falando com Jesus sobre a sua partida para Jerusalém.

    Sobre o seu a palavra partida no Grego é Êxodo assim como o Êxodo foi a libertação de Israel da escravidão no Egito a morte de Cristo na cruz foi o nosso Êxodo onde o senhor Quebrou as nossas algemas rompeu os nossos grilhões e nos fez verdadeiramente livres terceiro milagre uma nuvem Luminosa os envolveu quarto milagre de dentro da nuvem vem uma voz Divina dizendo Este é o meu filho o meu eleito.

    A ele ouvi diante desse milagre tão extraordinário ou desses Milagres Pedro disse assim assim mestre bom estarmos aqui vamos fazer o seguinte vamos fazer três tendas uma Será Tua outra vai ser de Moisés outro vai ser de Elias o Pedro achou que estava no controle da situação mas ele nem sabia o que tava falando diz a bíblia e por que que ele não sabia o que estava falando estava falando uma bobagem nesse momento Pedro não está.

    Discernindo a centralidade da pessoa de Jesus Ele tá equiparando Jesus a Moisés e Elias o representante da lei o representante dos Profetas mas Jesus não é apenas um grande homem Jesus é o próprio Deus entre os homens ele é incomparável ele é único ele é singular diz a Bíblia que quando Jesus desce desse Monte Ele cura um menino endemoniado devolve o menino são e salvo ao pai e diz o texto lá em Lucas 9:43 que toda a multidão está encantada.

    Do quanto Deus fazia por intermédio de Jesus dentro entre a multidão os discípulos e Jesus percebeu nisso um laço pros discípulos como aconteceu lá em João 6 lembram disso quando Jesus multiplicou pães e peixes a multidão queria fazer de Jesus um rei político um Messias político e Jesus despede primeiro os discípulos para depois despedir as multidões Porque Jesus não queria que os seus discípulos fossem tentados por essa agenda e agora novamente os discípulos estão tentando embarcar nessa canua.

    Furada querendo fazer Jesus apenas um Messias político um Messias terreno um operador de Milagres e Jesus então em Lucas 9:44 diz assim pros discípulos fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras o filho do homem vai ser entregues nas mãos dos homens sabe o que Jesus tá querendo dizer com isso não pensem em vocês que eu vou mudar minha agenda não pensem em vocês que eu vim ao mundo apenas para curar os enfermos dar vista aos cegos.

    Curar os paralíticos purificar os leprosos não não não não eu vim e estou fazendo isso mas o propósito da minha via é ir pra cruz é pra cruz que eu estou indo é lá na cruz que eu vou libertar vocês ela na cruz que eu vou redimir vocês ela na cruz que eu vou tornar vocês verdadeiramente livres Alelu mas diz Lucas 9:45 que os discípulos não entenderam isso Pedro vê Milagres mas não discerne quem é Jesus e o que Jesus veio.

    Fazer a partir desse momento diz Lucas 9 51 53 que Jesus determina ir para Jerusalém e todo mundo pode perceber isso no seu rosto então ele chega em Jerusalém é a festa da páscoa a cidade de Jerusalém quintuplicou a sua população nessa festa uma caravana acompanha Jesus outra caravana recebe Jesus e ele entra pelo Monte das Oliveiras vai descendo as encostas do.

    Monte das Oliveiras e a multidão cantando e celebrando hosana hosana bendito o que vem em nome do Senhor ele desce o Monte das Oliveiras ele atravessa o Vale do cedron ele começa a subir as encostas do Monte Moriá lá está o Templo majestoso lá está a porta de entrada e diz Lucas que quando Jesus está entrando na porta da cidade a multidão canta e Jesus chora e chora convulsivamente por que chora chora porque Jerusalém não aproveitou o tempo.

    Da sua visitação não aproveitou o tempo da sua oportunidade chora porque Jesus vê profeticamente essa cidade sendo arrasada até os fundamentos pelos Romanos e Jesus Purifica o Templo e Jesus ensina aquele povo mas chega um momento naquela semana que Jesus não fala mais a multidão então Jesus diz a Pedro assim Pedro e também a João vocês vão preparar um lugar para que eu possa comer a Páscoa com vocês e então Pedro e.

    João preparam O Cenáculo era quinta-feira à noite a mesa está pronta Tem Cordeiro assado tem pão sem fermento tem ervas amargas tem vinho e aqui do lado tem uma bacia com água e uma toalha ninguém se assentava à mesa sem lavar os pés Jerusalém tá dentro de um deserto os calçados não eram como os nossos tênis e sapatos de hoje ou as botas das meninas eram sandálias de.

    Couro cru abertas os pés empoeirados e as mesas não eram altas como as nossas qu você enfia o pé debaixo da mesa e esconde o que tá acontecendo eram mesas baixas os pés ficavam expostos mas esse papel de lavar os pés era um papel de um escravo Eles eram muito orgulhosos para lavar os pés uns dos outros ou mesmo para lavar os próprios pés eles se assentaram à mesa se lavaram os pés e o papo que rolou na mesa foi esse quem de nós é o mais importante Quem de Nós tem mais projeção Quem de Nós tem primazia e eles estão na feira das.

    Vaidades quando Jesus está antenado com a cruz com sacrifício então Jesus levanta da mesa o choca não com palavras mas com atitudes Vai lá se cinge com a toalha pega a bacia e começa a lavar os pés dos discípulos imagina o tapa de Lu o constrangimento Jesus lavando os pés de Tomé de Judas Iscariotes de Mateus Aí Jesus sigue diante de Pedro Pedro fica imaginando.

    Arregalou os olhos perplexo chocado e pergunta tu me lavarás os pés a mim Jesus respondeu o que eu faço agora tu não Entendes entendê-lo ais depois pois aí o Pedro radicalizou nunca me lavarás os pés não não não não eu não vou permitir que tu te humilhes esse ponto de se tornar o escravo não esse papel eu não vou permitir o senhor não vai lavar meus pés não de jeito nenhum e Jesus se eu não te lavar os pés tu não.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6RR2HV_w578

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem