09 - Alegria em meio aos sofrimentos (2Co 4.7-15)

09 - Alegria em meio aos sofrimentos (2Co 4.7-15) Queridos abramos a palavra de Deus na segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 4 dessa feita vamos do verso 7 até o verso 15 Segundo aos Coríntios Capítulo 4 do verso 7 até o verso 15 e assim nós estamos dando continuação a nossa série de estudos nessa carta do apóstolo Paulo a igreja de Corinto temos Porém esse tesouro em vasos de.

09 - Alegria em meio aos sofrimentos (2Co 4.7-15)

Barro para que excelência do Poder seja de Deus e não de nós em Tudo somos atribulados porém não angustiados perplexos porém não desanimados perseguidos porém nenhum desamparados abatidos porém não destruídos levando sempre no corpo morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo porque nós que vivemos somos sempre entregues à morte por causa de.

Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal de modo que nós opera a morte mas em voz a vida tendo Porém o mesmo espírito da Fé como está escrito eu crie por isso é que falei também Nós cremos por isso também falamos sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco porque todas as coisas existem por amor de vós para que a graça multiplicando-se.

Torne abundantes as ações de graças por meio de muitos para a glória de Deus até aqui nós vamos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo em nossos corações pai querido depois de louvarmos o teu nome como é devido queremos agora ouvir a tua voz através da escritura nós pedimos que o senhor conceda graça e misericórdia para que essas palavras aqui escritas pelo Apóstolo Paulo Ao.

Serem interpretadas e aplicadas sejam usadas por ti para abençoar cada um dos teus filhos e Filhos que se encontra aqui nessa noite que nós possamos ser alimentados desafiados encorajados consolados instruídos repreendidos tudo de acordo com a necessidade que o Senhor conhece tão bem danos a tua graça esteja conosco pelo teu espírito santo nesse momento pedimos em nome do Senhor Jesus amém queridos na última mensagem nós vimos o.

Apóstolo Paulo apresentando mais uma razão pela qual os juDeus não criam em sua mensagem Paulo está engajado em defender-se das acusações de falsos profetas falsos mestres que haviam se infiltrado na igreja de Corinto querendo minar a sua autoridade com propósito Evidente de ter controle sobre os membros da igreja de Corinto nós já Vimos que eles eram provavelmente.

Judaizante serão juDeus que perseguiam o apóstolo Paulo a semelhança do que nós encontramos na região da galáxia da carta aos Gálatas e que tinham como estratégia chegar nas comunidades fundadas pelo Apóstolo Paulo questionar a autoridade de Paulo como Apóstolo e apresentar as obras da lei do Judaísmo a lei de Moisés como sendo complemento necessário para fé em Jesus Cristo eles diziam mais ou menos assim Vocês ouviram do apóstolo Paulo que a salvação é pela fé em Jesus Cristo não tem nada errado.

Isso aí não tá errado só é incompleto porque além de crer em Jesus vocês têm que ser circuncidar você tem que guardar dieta dos juDeus você tem que seguir aquele calendário religioso dos juDeus senão vocês não podem se salvar era essa a mensagem que eles traziam e trouxe isso trazia uma dor de cabeça muito grande o apóstolo Paulo ele teve que escrever a carta aos Gálatas por conta disso na carta que ele escreve aos romanos a traços disso também esses falsos profetas estava infiltrados nas.

Igrejas de Corinto eles representavam a primeira heresia o primeiro movimento herético dentro do cristianismo e Paulo Então se veio obrigado não porque ele tinha amor ao seu ao seu ofício isso aqui não é uma autodefesa que Paulo tá fazendo por motivos egoístas mas aquele sabe que a mensagem que ele prega a credibilidade da mensagem que ele pregava estava diretamente ligada a sua credibilidade.

Pessoal e nós sabemos que isso é verdade até o dia de hoje se uma pessoa desqualificada moralmente ninguém acredita mais nela hoje especialmente se é um líder religioso se ele foi desqualificado moralmente ele pode ter dito verdades ensinado coisas muito certas mas a credibilidade foi embora então o interesse de Paulo ele se defender Não é pessoal mas é manter autoridade da palavra de Deus que ele vem ensinando do Evangelho da Graça que ele vem ensinando gentios por isso que ele gasta boa parte.

Do tempo aqui na segunda aos Coríntios se defender na verdade tinha feito isso já na primeira né especialmente no capítulo 9 ele faz uma defesa do seu Ministério mas é aqui na segunda carta onde ele se defende de maneira mais direta mais clara ele uma das acusações é que era aliás um dos argumentos que era usado pelos por esses Inimigos de Paulo é que ele não podia ser de Deus porque a pregação dele era rejeitada pelos juDeus os juDeus não criam na mensagem de Paulo.

E de fato é verdade alguns inclusive acham que o espinho na carne de Paulo era a dor que Paulo sentia pela rejeição que o seu próprio povo tinha a mensagem que ele pregava ele em romanos capítulo 9 Paulo fala que sentia uma incessante dor no seu coração pelo fato de que os juDeus não criam em Jesus como sendo o Messias prometido pelos profetas e aquilo machucava o apóstolo Paulo a ponto de abatê-lo tremendamente Então.

    Mas isso era usado contra ele como é que você pode ser de Deus se o povo de Deus não tá recebendo sua mensagem a resposta

    De Paulo nós já vimos primeiro foi que os juDeus quando Liam o evangelho quando Liam as escrituras do Antigo Testamento eles tinham um véu que era o véu da incredulidade do legalismo que impedia que eles vissem que a glória da antiga aliança tava passando e que Cristo de fato era o Messias isso tá no final do capítulo 3 e agora na última mensagem vimos mais um.

    Argumento que Paulo usa ou mais uma explicação que ele dá para incredulidade dos juDeus Ele disse que nunca falsificou o Evangelho com o objetivo de produzir resultados nunca pregou um evangelho que fosse mais fácil de aceitar ele sempre pregou o evangelho na sua pureza mas se então as pessoas não acreditavam nesse evangelho essas pessoas eram aquelas que estavam se perdendo estavam caminhando para perdição e por isso que elas não poderiam crer elas não queriam crer e.

    Não haveriam de crer porque eles elas estavam caminhando para a sua própria condenação E além disso Satanás havia cegado o entendimento deles Esse foi o ponto que nós focamos da segunda-feira passada a como Satanás cega o coração dos incrédulos enredamente deles e os impede de perceber a verdade do evangelho que é claramente exposta diante deles a luz disso Paulo termina terminou a passagem anterior dizendo que.

    Somente Deus podia fazer brilhar luz no evangelho num coração que está em tenebrecido pela incredulidade E cujas trevas estão agravadas pela atuação maligna e agora ele passa a responder mais um mais um ataque era o fato de que ele apanhava em todo lugar que ele passava ele sofria muito pelas perseguições o argumento ia mais ou menos assim você não é de Deus Paulo ou então os falsos profetas diziam lá para a comunidade de vocês foram iludidos por um cara muito esperto Amém.

    Ele fala bem a pregação dele pode fazer sentido mas na verdade ele não é de Deus primeiro ninguém acredita nele segundo aonde ele passa ele ele apanha ele é preso expulso da cidade vai para cadeia é chicoteado como é que essa pessoa pode ser de Deus como é que como é que pode ser de Deus uma pessoa dessa Paulo responde aqui do verso 7 a 15 o motivo pelo qual ele não nega o seu Sofrimentos mas ele responde aqui o motivo pelo qual Deus permitia que ele.

    Passasse por Sofrimentos tão intensos nós já vimos aqui nós já vimos aqui em uma mensagem anterior as cinco listas de Sofrimentos que Paulo apresenta na correspondência aos Coríntios eu sei que já li antes mas elas cabem de novo aqui eu queria ver com vocês como Paulo ele mesmo descreve os seus Sofrimentos por amor de Jesus Sofrimentos estes que eram usados pela de maneira errada pelos seus adversários.

    A primeira lista nós vimos tá lá no capítulo 4 da primeira aos Coríntios quando Paulo não tão irônico ele diz a partir do verso 9 primeiro Coríntios 4:9 porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós os apóstolos em último lugar como se fossemos condenados à morte porque nos tornamos espetáculo ao mundo tanta anjos como a homens Nós somos loucos por causa de Cristo e vós sábios em Cristo Ele está ironizando com os Coríntios né porque os Coríntios diziam nós somos sábios e Paulo é doido.

    Aí está ironizando nós somos loucos por causa de Cristo e vós sábios em Cristo nós fracos e voz fortes vós nobres e nós desprezíveis até presente ora sofremos fome sede e nudez e somos esbofeteados e não tem moradia certa morada certa e nos afadigamos trabalhando com nossas próprias mãos quando somos injuriados bendizemos quando perseguido suportamos quando caluniados procuramos conciliação até agora temos chegado a ser considerados lixo do mundo e história de todos aqui a primeira lista dos Sofrimentos do.

    Apóstolo Paulo a segunda está na segunda carta no capa que é a lista que nós que a lista que nós vamos ver daqui a pouco né então eu vou pular que tá do verso 8 e no verso 9 e nós vamos direto agora para o capítulo 6 Segundo aos Coríntios 6 verso 4 Paulo disse pelo contrário em tudo recomendando nos a nós mesmos como ministros de Deus dá muita paciência nas aflições nas privações nas angústias nos aceites nasçoites nas prisões nos.

    Tumultos nos trabalhos nas vigílias nos jejunos na pureza não saber na longanimidade na bondade no Espírito

    Santo no amor não fingido a palavra da verdade no Poder de Deus pelas armas da Justiça que era ofensivas quer defensivas aí ele retorna ao verso 8 por honre por desonra por Infame por boa fama como enganadores e sendo verdadeiros como desconhecidos entretanto bem conhecidos como se estivesse estivéssemos morrendo com tudo isso que vivemos como castigados porém não mortos entristecidos mas sempre alegres pobres mas enriquecendo a muitos.

    Tá tendo mais possuindo tudo Capítulo 11 dessa mesma carta 23 A 29 se referindo a esses adversários ele diz são ministros de Cristo falo como fora de mim eu ainda mais em trabalhos muito mais muito mais em prisões em açoites sem medida em perigos de morte muitas vezes cinco vezes recebido os juDeus uma quarentena de açoites menos um fui três vezes fustigado com varas uma vez apedrejado en naufrágio três vezes uma noite um dia passei na voragem do mar em Jornada muitas vezes em perigos de rios perigos.

    De salteadores em perigos entre patrícios em perigos entre gentios em perigos na cidade em perigos no Deserto em perigos no mar perigos entre falsos irmãos em trabalhos e fadigas vigílias muitas vezes fome sede jejum muitas vezes frio nudez além das coisas exteriores ao que pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas quem enfraquece que também eu não enfraqueça quem se escandaliza que eu não me e ainda aqui no capítulo seguinte 12 a partir do verso 7 ele diz.

    Para que não me soberbecesse com a grandeza das Revelações foi imposto espinho na carne mensageiro de satanás para miss bofetear a fim de que não me exalte por causa disso três vezes pedi ao senhor que o afastasse de mim mas ele então ele me disse a minha graça te basta porque o Poder se aperfeiçoa na fraqueza aqui estão aqui estão nessas listas a descrição do Sofrimentos do apóstolo Paulo esse Sofrimentos eram motivados pela pregação de que Cristo.

    Era o Messias o filho de Deus que provocava a reação dos juDeus que não criam nisso dos gentios também dos gregos e dos Romanos em todo lugar a mensagem do Evangelho produzia por um lado cheiro de hera por um lado cheiro de vida para vida nos que eram salvos mas cheiro de morte para morte nos que se perdiam e os incrédulos se levantavam contra o apóstolo Paulo contra a verdade que ele pregava e o perseguiam de todas as maneiras possíveis e nós Paulo descreve aqui algumas destas maneiras ele fala de fome.

    Passa no 10 passar frio se este cotiado se apedrejado ser preso passa por naufrágio E tantas outras dificuldades que ele enfrentou a pergunta é o que que quais os motivos pelos quais Deus permitia que o seu campeão sofresse tanto nós pensaríamos o contrário pensaremos em termos do Antigo Testamento Deus quando escolheu Abraão e chamou Abraão o encheu de riquezas de Glória de propriedade de descanso de.

    Recursos de pessoas e tudo mais mas com Paulo foi exatamente o oposto eles Deus expôs o apóstolo Paulo a passar por tudo isso como é que Paulo via isso como é que ele explicava tudo isso a chave para nós entendermos está na declaração que ele faz no verso 7 do Capítulo 4 que dá início ao texto que nós lemos aqui temos porém este tesouro em vasos de barro para que excelência do Poder seja.

    De Deus e não de nós O porém aí faz o contraste com o que ele disse antes no verso anterior Ele disse que Deus que tinha dito que das Trevas resplandeceria luz Deus mesmo resplandeceu em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo o tesouro a que Paulo se refere e que está guardado no vaso de barro é esse conhecimento da.

    Glória de Deus na face de Jesus Cristo é o próprio evangelho na sua Plenitude na sua glória e Paulo carregava essa verdade consigo ele conhecia essa verdade ele foi encarregado de divulgá-la Só que essa verdade ela estava acolhida ela estava abrigada nisso que Paulo chama de vaso de barro vaso de barro é descrição que ele usa para si próprio para sua natureza humana para a sua fragilidade.

    E para o fato de que comparado com o evangelho a glória de Deus a sua existência era era insignificante o contraste deixa isso muito claro você imagina um tesouro preciosíssimo diamante imagine os tesouros as pedras mais preciosas que você imaginar as pedras mais preciosas do mundo e elas guardadas numa jarra daquelas de água que a gente lá no interior pessoal gosta né Imagine só que dentro dela você olha assim não dá nada.

    Para jarra jarra de Barro você compra por r$ 10 r$ 5 na beira da estrada mas dentro estão as pedras preciosas mais caras e custosas do mundo essa é a figura que Paulo usa para se referir a ele mesmo ele é como um vaso de barro no qual está contido o tesouro do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo e aqui é que vem o ponto o que importa é o tesouro e não vaso o.

    Valor do vaso de barro comparado com tesouro em significante para que a beleza e o brilho daquelas joias apareçam é necessário que o vaso seja quebrado ele tem que ser quebrado para que aquilo que está dentro dele seja revelado então está explicado o porquê que Deus permitia que Paulo sofresse tanto toda essa quebradeira era para que Paulo.

    Fosse humilhado quebrantado para que o tesouro que ele carregava no seu coração e na sua mente quero o evangelho pudesse brilhar porque não o brilho do vaso não pode competir com o brilho do Tesouro o vaso tem que ser de Barro ele tem que ser quebrado porque nenhum outro tipo de vaso pode carregar a joia preciosa que o evangelho de Jesus Cristo por isso que os ministros do Evangelho os cristãos em geral e eu vou estender isso para os.

    Cristãos em geral eles são submetidos por Deus aqui nesse mundo há uma quebradeira constante para que a beleza a glória e a riqueza do Evangelho possa se manifestar deixa eu usar outra figura é como como flores que dão a sua fragrância quando nós esfregamos esmagamos a pétala não é isso que a gente faz se a gente quer dizer olha o cheiro aqui a gente pega aquela folha e machuca né para poder sentir o cheiro Então é isso que Deus faz ele quebra.

    Para que a glória do Evangelho brilha através de nós são é um tesouro em vaso de bar veja como ele diz no final e como está claro aqui no final do verso 7 primeiro ele diz nós temos Porém esse tesouro que é o conhecimento de Deus na face de Cristo em vasos de barro que a nossa natureza humana frágil para que a excelência do Poder seja de Deus e não de nós para que fique claro De quem é a excelência do Poder para que fique claro.

    Quem é que está no controle para que fique claro quem é o todo poderoso que vai receber a glória para que a excelência do Poder seja de Deus é necessário que o vaso seja quebrado e o tesouro apareça para que todos possam ver que não é Paulo não é porque Paulo é um grande pregador porque Paulo é uma pessoa extremamente inteligente e preparada não são argumentos que Paulo concebeu na sua mente não ele é apenas um mensageiro um.

    Instrumento é um vaso que precisa ser quebrado para que a glória de Deus seja manifesta o que torna O que torna então tudo isso valioso Como eu disse não é o vaso mas aquilo que ele contém Paulo é o vaso o conteúdo do Evangelho de Cristo e quando ele é quebrado a glória de Cristo aparece é simples assim essa explicação que Paulo tá dizendo quer saber porque é que eu sofro é para que fique claro que não é por.

    Minha causa que eu não sou o autor desse evangelho que está se espalhando pelo mundo entre os gentios eu sou apenas um instrumento do Deus todo poderoso para levar o seu conhecimento eu sofro para que eu não me exalte é o que ele diz na última lista né foi me colocado um espinho na carne para que eu não me exalte Às vezes o vaso quer brilhar mais do que o tesouro E Deus não não permitia isso no Apóstolo Paulo daí o espinho na carne para que.

    Paulo pudesse ser humilde diante de Deus agora apesar de toda essa quebradeira que Paulo experimentava que tá bem expressa naquelas listas Deus mantinha Paulo vivo é um grande mistério como é que alguém que passa por todo esse som se você e eu passássemos por um décimo do que Paulo tá dizendo aqui a gente já tinha desistido de ser pastor ia ser motorista de Uber vender enciclopédia trabalhar nas Casas Bahia qualquer coisa dessa daí porque quem quer isso quem que é isso.

    Viver dessa forma como explicar que aquele fariseu Saulo de Tarso Homem conhecido homem importante homem culto ele se sujeitou sua vida toda a isso por pregar esse Evangelho o que é que o motivava o que é que o levava a continuar sem desistir Ele explica aqui dos versos 8 e 9 através de três ou quatro contrastes ele coloca.

    Em Tudo somos atribulados então e tudo quer dizer em todas as circunstâncias todos os dias em todo tempo em todas as ocasiões a tribulação é uma constante na minha vida porém não angustiados eu sou muito atribulado porém a graça de Deus permite que não fique angustiado desesperado a ponto de querer fazer alguma coisa com a minha vida chutar o pau da barraca e desistir de tudo em tudo eu sou atribulado mas não.

    Angustiado Deus me conserva ainda que sofrendo mas ele me concede um certo nível de paz e de tranquilidade interior para que eu não desiste o próximo perplexo porém não desanimado perplexo significa sem saber o que fazer sem entender a dose de surpresa que a perplexidade envolve um certo grau de surpresa a pessoa está perplexa não esperava aquilo Paulo com isso tá dizendo que teve muitas vezes que ele não tava entendendo.

    Qual era a vontade de Deus no meio de toda aquele sofrimento porque que aquilo estava acontecendo com ele e a gente sabe o que é que acontece quando a gente fica perplexo quando a gente fica incerto do caminho a gente não sabe o que fazer tá em dúvida e uma dúvida assim de alguma coisa que nos aconteceu inesperadamente a gente quer desanimar mas Paulo diz aqui perplexo porém não desanimado mesmo que Paulo não entendia sempre os caminhos de Deus e o que estava acontecendo com ele com tudo Deus o mantinha sem desanimar Deus o mantinha.

    Sem viver deprimido né na angústia Deus o mantinha animado apesar da perplexidade terceiro contraste no verso 29 perseguidos porém não desamparados A Perseguição via de todos os lados eu já disse Via dos juDeus vinha dos gregos vinha dos Romanos de todo lugar e até de falsos irmãos e dentro da própria igreja também vinha perseguição mas ele disse que ele não se sentia desamparado a presença de Deus a providência de Deus dando a Paulo amigos companheiros que.

    Andavam com ele como Timóteo como Silas como Tito pessoas que aconselhavam Paulo consolavam o coração do apóstolo Paulo pela sua presença e pela sua companhia ele era perseguido porém não desamparado na providência de Deus Deus fazia com que ele não se sentisse só no seu sofrimento mais uma abatidos porém não destruídos houve momentos na vida de Paulo que ele se sentiu abatido quem não se sentiria olha essa lista olha essas lista quem não se.

    Sentiria abatido porém Paulo diz aqui que Deus não permitiu que ele fosse destruído a destruição aqui seria A negação de tudo vira as costas talvez dá um fim na sua vida dá um fim na sua carreira vira as costas para Deus e tudo mais então tá aqui como funciona Deus pegava Paulo e dizia Paulo eu vou ter que quebrar você eu vou ter que usar você vou ter que quebrar você.

    Só que eu vou manter você no limite no limite você vai sofrer mas vai ser no limite porque eu sei que se eu pôr a minha mão mais pesado um pouco vocês você não aguenta então você vai ser perseguido mas eu não vou deixar você ficar desamparado você vai ficar abatido mas eu não vou deixar você destruído você vai ficar perplexo mas eu não vou deixar você ficar desanimado mas você sempre vai viver nessa atenção vai viver nessa quebradeira sempre ali.

    Na beira no limite para que eu possa ter certeza de que você vai poder ser usado porque Deus não poderia usar um Apóstolo arrogante orgulhoso e cheio de si mesmo gente Paulo foi arrebatado até o terceiro céu ele recebeu revelações a respeito do plano de Deus ele tinha comunhão íntima e perfeita com o senhor isso sobe para cabeça de qualquer crente ele pensa que ele é especial ele é melhor do que os.

    Outros que Deus o distinguiu com o favor especial por isso que Deus tem que lembrar para ele Você é vaso de barro se foi feito do pó isso é vaso de barro carregando esse tesouro precioso a razão então agora nós vamos avançar mais dois Versículos a razão então dos Sofrimentos de Paulo era essa ele tinha de Morrer para que os seus ouvintes leitores e discípulos tivessem vida isso ele diz claramente nos versos 10 e 12 levando sempre no corpo o morrer de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qTZNAOVvnyM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem