Corrigida e limpada me mostrando apenas as informações que eu preciso então já ganhei muito tempo com essa primeira etapa agora a segunda etapa é criar aqui um cabeçalho pro meu relatório deixa eu.
Clicar aqui ó 3 2 1 e veja que o relatório já foi criado automaticamente para mim a terceira etapa é criar tabelas pode ser uma Du 3 10 tabelas diferentes não importa Dependendo do que.
Você precisa fazer é isso que a gente vai ver passo a passo deixa eu clicar aqui nas tabelas ó e vamos ver o que que o Excel vai fazer ele criou para mim aqui ó uma tabela completa com todas as.
Informações que eu preciso basicamente ele pegou essa base de dados gigantesca e resumiu de modo a criar esse relatório para mim mas ainda não acabou tem dois gráficos customizados Eu também preciso.
Fazer então deixa eu clicar aqui ó gráficos 3 2 1 os gráficos também já aparecem aqui para mim automaticamente o gráfico de colunas e aqui o gráfico de linhas Então vamos.
Aprender como que a gente pode utilizar essa automatização de tarefas no Excel para te ajudar a ganhar bastante tempo quando você precisa utilizar o Excel no seu dia a dia a primeira coisa que.
Podemos começar fazendo é habilitar aqui em cima a guia do desenvolvedor por quê Porque dentro dessa guia do desenvolvedor e temos a ferramenta gravar macro macros e Visual Basic então.
Clica aí na página inicial em qualquer parte vazia da tela botão direito e aí você vem em personalizar a faixa de opções aqui você pode escolher comandos mais usados e trocar para todas as guias.
você vai encontrar ó desenvolvedor adicionar e Ok pronto agora você já conseguiu habilitar a guia do desenvolvedor e a gente pode prosseguir pro próximo passo que é entender a nossa.
Planilha Com certeza no seu dia a dia você vai utilizar uma planilha diferente da que eu tô utilizando Mas se você quiser baixar essa daqui de graça é só você clicar aí na descrição do vídeo e.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- O MAIS GLORIOSO EVENTO DA HISTÓRIA - Hernandes Dias Lopes
- 12 - Salmo 131: Como vencer o orgulho do coração
- 07 - Éramos Pecadores, mas, Deus! (Ef 2.1-10)
$ads={1}
Aí você consegue baixar essa planilha - PLANILHA EXCELAqui mas como no seu dia a dia você vai fazer coisas diferentes do que eu tô mostrando é importante você saber o que que você tem aí no seu Excel para você.Saber o que que você tem que fazer Beleza então aqui eu tenho uma planilha de vendas Mas se você tivesse uma planilha diferente de outra coisa não importa vai funcionar do mesmo jeito a.
Primeira coisa que eu gostaria de começar fazendo aqui é veja que como eu baixei essa planilha aqui do sistema ó tá o load e digamos que todo dia todo mês toda semana com frequência eu faço.
Esse mesmo processo eu baixo uma planilha aqui do Excel beleza e aí a primeira coisa que eu consigo notar é que as informações estão muito espremidas tá vendo eu não consigo ler.
Por completo por quê Porque as colunas são pequenas para conter o tamanho do texto Então vamos começar corrigindo esse problema mas veja só ao invés de eu começar fazendo tudo isso de forma.
Manual já vamos começar a gravar todo tudo isso que a gente vou fazer porque dessa forma fica salvo no Excel eu não preciso fazer de novo o Excel vai fazer para mim ele vai ajustar as.
Colunas vai fazer todos os outros ajustes de forma automática então Ó eu quero ajustar o tamanho das colunas depois eu posso por exemplo ajustar a formatação aqui na data veja que tá.
Errado né olha a formatação da data outra coisa margem o ideal seria estar em porcentagem então tem esses pequenos detalhes para eu arrumar e toda vez eu tenho que fazer isso a gente também pode.
Salvar esse processo e outro detalhe que é muito comum de acontecer como é uma planilha que eu baixo do sistema nem sempre eu utilizo todas as informações então pode ser que eu precise deletar o.
ID interno que é um código que eu nem - PLANILHA EXCEL
Uso para nada por exemplo outra coisa pode ser que eu deseje deletar o IP de acesso é feito no site por exemplo não vou utilizar essa informação Então posso.Deletar aqui também ó registro posso deletar essa coluna Então essas três coisas são importantes pra gente fazer primeiro ajustar o tamanho das colunas dois ajustar a formatação e três remover.
As informações que não vamos utilizar mas ao invés da gente fazer isso de forma manual vamos automatizar esse processo né então vamos lá utilizar macro aqui no Excel deixa eu clicar no.
Desenvolvedor E então gravar macro agora tudo que a gente fizer vai ficar salvo todos os cliques mudou de cor criou alguma coisa enfim eu posso dar um nome aqui pra minha macro como por exemplo.
Etapa Inicial mas é muito importante não deixar essas palavras separadas com espaço porque não dá o Excel não deixa então é interessante você colocar um.
Tracinho um underline por exemplo und para juntar as palavraso eu não vou utilizar e a descrição TZ seja interessante você escrever alguma cois caso você para você.
Lembrar no futuro o que que essa macro aqui faz V clicar no Ok e veja só que já tá gravando tudo que você fizer agora vai ser salvo Então vamos comear com o primeiro primeira etapa aqui é aumentar.
O tamanho das colunas para que a gente possa visualizar tudo que temos deixa eu clicar dessa forma na coluna A e arrastar pra direita ó selecionei tudo e mais um pouco agora na divisão de uma.
Coluna com a outra eu clico duas vezes para que dessa forma eu consiga aumentar o tamanho da coluna 1 do legal e esse ajuste é um ajuste automático né Você viu que todas as colunas foram ajustadas.
E o legal disso é que se no futuro uma coluna precisar ser menor ou maior vai ficar tudo certinho para mim agora vamos pra etapa dois que é ajustar a formatação então por exemplo data clico.
Na coluna B clico em página inicial e então geral eu troco para data Ah ficou melhor ó agora eu posso vir aqui do lado digamos venda total é moeda então é interessante colocar em reais do Brasil.
Clico aqui na moeda margem colocar em porcentagem e talvez até aumentar as casas decimais ó 1 do e é isso aí de formatação tá pronto Agora a última coisa que eu posso fazer nessa primeira.
Etapa é remover as colunas que eu não vou utilizar que são desnecessárias aqui nesse caso eu quero selecionar a coluna c e é muito importante Qual é a coluna que eu selecionei C Então a próxima.
Planilha ela também será selecionada na coluna C então por isso que as planilhas têm que ser iguais porque vai que um dia você tem uma planilha de estoque no outro você tem uma planilha de compras o.
Excel não vai entender que ele tem que fazer o mesmo processo sabe você tem que ter a mesma estrutura das planilhas os dados sim podem ser diferentes porém a organização tem que ser a mesma né Para.
Que consiga seguir essa automatização clicar no mesmo lugar que foi clicado anteriormente enfim coluna C selecionei tudo botão direito excluir agora eu clico na coluna D por exemplo botão.
Direito excluir ah clico de novo na coluna D Só para confirmar botão direito excluir vamos aqui para lado deixa eu ver IP coluna L botão direito excluir n registro botão direito excluir agora eu.
Posso voltar aqui e clicar na coluna A ou na primeira célula só para que a automatização acabe aqui então a primeira etapa foi concluída com sucesso depois a gente faz as próximas etapas eu.
Acho legal fazer dessa forma quebrar em etapas ao invés de fazer tudo de uma vez porque vai que Você erra Em algum momento então aqui a gente garantiu que fizemos tudo certinho não tem erro.
Nenhum desenvolvedor parar gravação Pronto agora sempre que você precisar executar de novo essa tarefa é só você clicar em macros clica na etapa e executar mas não faça isso porque senão.
Vai fazer todo esse processo de novo vai deletar colunas enfim para que a gente possa partir pra próxima etapa Deixa eu fazer o seguinte aqui eu vou inserir uma forma e criar aqui um retângulo para que.
Seja o botão que quando a gente clica essa automatização seja feita clica segura e arrasta para fazer a área do do retângulo e algo muito importante caso aconteça das colunas ó diminuírem ou.
Aumentarem o botão também vai ficar fazendo isso então pra gente evitar esse erro Clica com o botão direito no botão formatar forma e então ó clica na última opção propriedades propriedades não.
Mover pronto só isso um dois aqui dentro para poder escrever e esse primeiro botão pode ser limpar planilha ou organizar planilha Enfim deixa eu clicar Agora em todo o.
Botão e vamos mudar aqui ó em forma de formato o estilo dele pode ser um verde e também página inicial colocar de centralizar tudo ao meio e aumentar o tamanho da fonte para 16 fica.
Mais fácil de ver aí com esse botão aqui selecionado ó cont Crol ctrl v deixa eu puxar um para baixo cont Crol C cont control V copia e cola né aí esse segundo botão pode ser referente a.
Segunda automatização que a gente vai fazer como é o kab por exemplo vamos de novo ó clica no botão contr C cont control v a próxima automatização pode ser referente aos as.
Tabelas as análises cont control c cont control v e a última pode ser os gráficos a partir das tabelas deixa eu clicar aqui no botão do.
Cabeçário e trocar a cor dele ó talvez a gente possa usar um azul só para ficar diferente né tá tabelas pode ser uns um laranja e os gráficos aqui pode ser um cinza aí legal então os três botões de.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ji3uaUJnmCs