12 - Salmo 131: Como vencer o orgulho do coração

12 - Salmo 131: Como vencer o orgulho do coração Abramos irmãos a palavra de Deus no Salmo 131 daremos continuação a exposição dos Salmos de romagem Estamos chegando ao fim 131 132 133 e o último é o 134 então mais um mês e nós devemos terminar essa série nos salmos de romagem salmo Salmos dos peregrinos Esse é o salmo de número 12 é o décimo segundo que nós estamos pondo.

12 - Salmo 131: Como vencer o orgulho do coração

Da lista dos 15 Salmo 131 senhor não é Soberbo o meu coração e nem Altivo o meu olhar não ando à procura de grandes coisas nem de coisas maravilhosas demais para mim pelo contrário fiz calar e sossegar a minha alma como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe como essa criança é a minha alma para comigo.

Espera ó Israel no senhor desde agora e para sempre amém Oremos ó Deus que essa declaração de Davi seja a nossa que com confiança nós possamos dizer que aquietamos nossa alma o nosso coração e que estamos tranquilos e confiantes como um bebezinho nos braços de sua mãe e que a nossa esperança está somente no Senhor agora e para todo sempre dê que a.

Exposição desse Salmo senhor alimente o teu povo nessa manhã nós Oramos também pelos demais irmãos que se encontram reunidos em outras partes do mundo para adorar o teu nome ser instruídos na tua palavra para te cantar louvores e ter comunhão uns com os outros Oramos ó Deus pela igreja perseguida por aqueles que vêm sofrendo e que são impedidos de se reunir ou que tem pago com a liberdade.

Ou a vida O Privilégio senhor de professar o teu nome queremos que tu estejas conosco mais uma vez em nome de Jesus amém queridos esse Salmo é atribuído ao Rei Davi Davi o mais conhecido dos Reis de Israel era pastor de ovelhas Deus o tirou de detrás do rebanho e o colocou como rei no lugar de Saul Davi foi o segundo rei de Israel e de todos o mais conhecido.

Conhecido como amigo de Deus escreveu vários dos Salmos Homem de Guerra homem temente a Deus e esse Salmo é um é um Salmo onde ele exorta o povo de Deus a esperar somente em Deus depois que ele aquieta e acalma o seu próprio coração Geralmente os salmos foram escritos durante algumas situações algum ambiente vivencial que deu origem a forma do Salmo a maneira como ele foi escrito ou.

Ao tema dele e os estudiosos se perguntam Qual foi a situação na vida do rei Davi que o levou a escrever esse Salmo de três estrofes pequenininho e uma das possibilidades é quando Davi ainda não era rei de Israel e ele tinha sido acusado pelo Rei Saul e pelos seus súditos de que Davi tinha ambições de se tornar Rei e que estava querendo matar Saul e ocupar o trono de Israel e nós lemos a.

Respeito desses Episódios no livro nos dois livros de Samuel e também no livro das Crônicas de fato houve uma época em que Deus deixou muito claro que Davi seria o verdadeiro rei de Israel Só que quem reinava era Saul e Saul começa a olhar para Davi como sendo rival aquela pessoa que tomaria o trono no seu lugar e os cortesãos os súditos do Rei Saul ficava instigando Saul e dizendo olha.

Davi está tramando contra ti porque Davi tem aspirações Davi quer ser o rei de Israel isso fez com que o ódio de Saul por Davi se multiplicasse e também fez com que ele procurasse matar a Davi diversas vezes então quem sabe foi nessa ocasião em que Davi escreveu esse Salmo em que ele diz que o coração dele não buscava essas coisas que o coração dele não queria Coisas extraordinárias para ele que o olhar dele não era Soberbo e nem.

Altivo ao contrário a alma dele estava muito tranquila confiante e satisfeita nos braços de Deus como uma criança está nos braços de sua mãe ele não estava procurando essas coisas a satisfação dele era em Deus Deus o bastava ele termina o Salmo dizendo ao povo aos seus colegas aos seus compatriotas para que colocassem a sua esperança e a sua confiança somente em Deus agora e para.

Todo sempre porque ele é quem pode de fato satisfa os anseios mais profundos do coração então é isso que é esse Salmo ele é uma expressão de Davi Diante de Deus Note que embora seja dirigido a Deus esse Salmo não é uma oração ele não pede nada aqui ele só declara diante de Deus é como se ele quando ouviu aquelas acusações ele chegou na presença de Deus e disse Senhor eu vou responder a essas.

Acusações diante de ti o Senhor me conhece o senhor sabe que meu coração não tá procurando essas coisas o senhor sabe que eu não planejo coisas grandes demais para mim o senhor sabe que a minha alma está tranquila segura e que o senhor é a minha única satisfação e minha Única Esperança Então essa é essa esse Salmo é uma espécie de prestação de contas que Davi faz da sua alma diante de Deus porque Deus é aquele que conhece o que.

    Se passa dentro de nós nós temos que dar Contas dos nossos atos às pessoas aos

    Homens aqueles que nos rodeiam Mas acima de tudo nós temos que dar conta do nosso coração diante de Deus E é isso que Davi está fazendo aqui uma prestação de contas porque ninguém conhece nossa alma melhor do que Deus ele é quem sonda o mais íntimo do nosso coração e é quando nós nos colocamos na presença de Deus que nós temos verdadeiro conhecimento de.

    Nós mesmos é interessante que João Calvino nas institutas de religião cristã que é o livro clássico da reforma protestante ele começa as institutas que é um compêndio de teologia exatamente falando do conhecimento de Deus e ele disse que quanto mais você conhece a Deus mas você se conhece ao contrário do que eles iam os filósofos né gnosco se autor em grego né conhece-te a ti mesmo na ideia de que quanto mais você se examina e você se Analisa você vai ter um conhecimento.

    Correto é de si mesmo a Calvino e outros reformadores disseram quanto mais você conhece a Deus mais você vai conhecer você mesmo porque diante de Deus que o nosso coração se manifesta diante de Deus a nossa mente fica Clara quantas vezes eu tenho que chegar diante de Deus confuso perplexo e começa a orar começa a buscá-lo a ler a escritura conversar com Deus ele de repente ele fica claro o que está no meu coração as minhas verdadeiras intenções os motivos do meu.

    Coração se é Claro na presença de Deus porque é diante de Deus que nós nos conhecemos e conhecemos o nosso coração o nosso coração a Bíblia diz é desesperadamente corrupto e o profeta Jeremias que disse isso pergunta quem o conhecerá nós não conhecemos o nosso coração profundamente com frequência nós somos enganados por ele por isso que esse tipo de coisa que Davi tá fazendo aqui ele comparece diante de Deus e examina o seu.

    Coração e ele conclui senhor as minhas intenções estão corretas eu não quero ser rei de Israel eu não estou buscando a coroa eu não quero ter poder e glória O Senhor conhece o meu coração o senhor sabe que eu tô me sentindo na verdade como uma criança desmamada nos braços de sua mãe Essa é uma das grandes vantagens da oração e da Vida em comunhão com Deus Que Nós aprendemos a nos conhecer a nós mesmos é interessante que depois da reforma.

    Protestante os salmos foram metrificados inclusive por João Calvino e os salmos eram cantados e tinha muita gente que achava que não Devíamos cantar o Salmo 131 porque é muito ousado olha o que é que Salmo tá dizendo Senhor o meu coração não é Soberbo nem é Altivo meu olhar não ando à procura de grandes coisas nem de coisas maravilhosas demais para mim quem é que pode cantar isso quem é que pode dizer de todo o coração.

    Que isso é verdade a respeito do seu coração então tinha muitos que depois da reforma protestante achavam que cantar isso aqui seria hipocrisia ou falso humildade mas a uma resposta que se deu para isso é que os salmos foram escritos para nos ensinar nós podemos cantar um Salmo como esse podemos ler em conjunto um Salmo como esse como expressão do que vai na nossa alma porque eles foram feitos para nos ensinar aquilo que nós devemos ser e.

    De que maneira nós podemos obter o ideal que é colocado aqui a gente pode ler esse Salmo juntos ainda que seja para dizer ó Deus faz com que o meu coração seja como Davi faz com que eu possa dizer isso de todo o coração faz com que o meu coração seja humilde como o de Davi para que eu possa declarar essas verdades diante de ti então é isso que é esse Salmo é uma prestação de contas é uma avaliação sincera das intenções do.

    Coração Diante de Deus e que deveria ser cantado pelos peregrinos a medida que eles caminhavam para Jerusalém dizendo que a confiança deles estava somente em Deus assim como uma criança depende confia e descansa nos braços da sua mãe vamos ver então os três versículos que aqui nós temos no primeiro Versículo Davi nega que está sendo movido pela soberba no segundo Versículo ele diz qual o verdadeiro estado da sua alma ele aqui é toda sua alma e no terceiro Versículo.

    Ele exorta o seu povo a confiar somente em Deus então em primeiro lugar verso 1

    Davi nega que está sendo movido pela soberba senhor não é Soberbo o meu coração não é Altivo o meu olhar não ando à procura de grandes coisas e nem de coisas maravilhosas demais para mim se a situação em que Davi escreveu esse Salmo é aquela que eu escrevi no início antes dele se tornar Rei sendo acusado.

    De que ele tinha ambições políticas então o Salmo faz sentido Ele tá dizendo aqui senhor não é Soberbo meu coração ou seja o meu coração não é orgulhoso eu não estou querendo ser rei eu não tô querendo assumir uma posição de domínio e de glória sobre os demais membros do meu povo não há essa soberba no meu coração não é que Davi tá dizendo que ele nunca foi Soberbo mas com respeito aquele assunto o coração dele estava em.

    Paz em seguida ele disse eu não meu olhar não é Altivo Ou seja eu não olho para as pessoas de cima para baixo que é um sinal de desprezo eu não e nos prezo as outras pessoas como se eu fosse alguém e os outros não sejam nada não me consideram maior ou Acima das pessoas que estão ao meu redor o meu olhar não é Altivo a gente sabe quando uma pessoa olha para a gente com a outra vez né pessoal meio atravessado tem gente que.

    Sabe exatamente com o olhar dizer o seguinte você não vale nada né só com o olhar né a gente fica Pessoal Olha só o olhar da pessoa a gente fica desse tamanhinho né aquele olhar de desprezo não precisa dizer nada mas Davi Senhor o meu olhar não é Altivo eu não tô olhando para as pessoas assim exatamente que o meu coração não é Soberbo não é Soberbo eu não tô querendo essas coisas não estou me julgando acima dos outros ainda ele diz não ando à procura de.

    Grandes coisas ou seja Senhor Tu Me Conheces eu não estou secretamente Lá No íntimo do meu coração querendo coisas maravilhosas demais para mim que é o que ele vai dizer em seguida eu não tô procurando aquilo que está acima da minha capacidade e para o qual eu não fui preparado nem destinado por ti eu me contento com aquilo que o senhor me deu eu quero viver dentro daquilo que o senhor me proporciona eu não passo minha.

    Vida procurando ser mais ter mais e sempre alcançar uma posição maior e mais elevada não senhor eu não ando à procura de grandes coisas eu estou satisfeito com a porção que o senhor me deu na minha vida e a quarta negativa dele final do verso primeiro eu não procuro coisas maravilhosas demais para mim tem gente que acha que não tem nada maravilhoso demais para ele né Tem gente que acha que é o rei da cocada preta e que ele pode tudo e que ele é capaz de.

    Tudo ele tem uma opinião sobre tudo ele sabe sobre tudo já leu sobre tudo conhece tudo né é aquela pessoa que sempre tem que estar por cima e Davi disse senhor eu não sou assim eu não tô procurando coisas maravilhosas demais para mim eu tô satisfeito com as coisas normais do dia a dia eu não tô querendo que se eu faça nada extraordinário na minha vida eu me contento em Viver a Vida comum como pastor de ovelhas é o que ele era Provavelmente quando escreveu isso aqui eu sou o pastor de ovelhas é assim que eu ganho minha vida.

    É assim que eu sustento a minha família tá dizendo que eu tô querendo ser rei Mas não é verdade eu rei Senhor isso é maravilhoso demais Quem Sou Eu para ocupar o trono de Israel mas tem gente que ao contrário diz assim quando houve a notícia você vai ser rei de Israel e já era tempo você Já deviam ter reconhecido que eu sou o cara mesmo né eu eu sou o cara é por isso que de vez em quando quando nós vamos ter eleição aqui para oficial uma das perguntas que eu faço aos.

    Candidatos É quem de vocês vai ficar chateado Se não for eleito E se ele levantar a mão não Vote nele porque ele tá exatamente procurando coisas maravilhosas demais porque o verdadeiro humilde ele ele não procura essas coisas e quando ele é agraciado ou indicado com a posição de honra Ele até fica surpreso né como é que eu eu não sou digno disso como é que eu fui alçado a essa posição Davi expressa a humildade do seu coração.

    Aqui diante de Deus vocês percebem qual série é isso porque não tá falando diante dos homens uma coisa é você chegar para alguém e dizer não não sou orgulhoso não não tem essas pretensões não outra é você se ajoelhar e sinceramente diante de Deus dizer senhor som do meu coração O Senhor conhece as minhas intenções meu olhar não é Altivo meu olhar não é Soberbo eu não procuro essas coisas grandes nem coisas maravilhosas demais para mim Qual era então verdadeiro estado da sua.

    Alma e Aqui passamos para o Versículo 2 onde Davi agora faz o contrário primeiro ele diz o que não estava no coração dele e agora ele descreve como é que ele sente o seu coração ele diz aqui no verso 2 pelo contrário ou seja em contraste com essas coisas aí soberba altivez procura de coisas maravilhosas demais pelo contrário eu fiz calar e sossegar a minha alma não é que ele não era tentado com essas coisas porque até o profeta Samuel.

    O avião ungido como rei de Israel e disse você vai ser rei de Israel é claro que Davi pensou a respeito daquelas coisas mas ele fez calar a alma dele sossegar o coração dele como se ele disser Senhor se o senhor vai me fazer rei de Israel que seja no tempo do Senhor e no modo do Senhor eu não vou levantar a mão contra um giro do Senhor que é Saul mas eu vou esperar o tempo do Senhor e não faltou gente que dissesse assim você tem a oportunidade agora mata.

    Saul lembra do episódio em que Davi estava na caverna de adulão e Saul tava de ladinho ali nem tinha percebido Davi tava lá com seus homens os homens disseram agora mata e Davi disse meu coração não tá à procura de grandes coisas irmãos Se Deus for me dar o reino será da forma dele da maneira dele do tempo dele mas o meu olhar não é Altivo eu não olho de cima para baixo para Saul eu não quero acabar com a vida dele eu não sou digno de estar no trono de.

    Israel eu já quitei sosseguei calei a minha alma gente que exercício Extraordinário de humildade isso aqui chama-se domínio próprio que é fruto do espírito e está lá em Gálatas Capítulo 5 o fruto do espírito é domínio próprio e o homem que domina o seu coração ele domina tudo mais ele aquietou o seu coração coração sossega Cala a boca fica tranquilo.

    Não pensa nessas coisas não fica alimentando esses pensamentos Não fique imaginando a glória de estar sentaram naquele rei não fica pensando quantos quilos é a coroa de ouro Quantos servos você vai ter não Não pensa aquieta não vou nem pensar nessas coisas e Davi aquietou o seu coração calor o Coração Diante de Deus e ele usa uma figura ainda no verso 2 para descrever bem aquilo que ele estava sentindo ele diz como uma criança desmamada se aquieta.

    Nos braços de sua mãe como essa criança é minha alma para contigo ó Deus essa é uma figura Muito bonita a criança inquieta todo mundo sabe o que é um menino com fome né e ele começa a gritar de madrugada ele quer mamar não tem acordo não tem acordo com ele nada ele vai gritar até que ele mama e depois que ele acaba de que ele fica satisfeito ele relar lá nos braços da mamãe parece um anjinho e fica lá dormindo né tranquilo e Davi.

    Usa essa figura de uma criança que mamou e agora tá satisfeita nos braços de sua mãe ele disse da mesma forma que aquela criança está ali nos braços de sua mãe a minha alma está nos teus braços ó Deus Então essa figura ela expressa três pensamentos o primeiro é de Total dependência uma criança de peito Ela depende completamente da sua mãe ela não se alimenta sozinha Ela.

    Depende do leite materno E é isso que aquieta o desejo dela então a Primeira ideia que é transmitida aqui com essa figura é da Total dependência como um bebezinho depende da sua mãe para viver Davi Diz a minha alma também depende do Senhor e é isso que alimenta a minha alma e não desejos e grandeza a segunda ideia que passa essa figura aqui é de plena.

    Satisfação um bebezinho depois que foi desmamado né alimentado ele parou de mamar Ele tá nos braços da mãe completamente satisfeito antes ele tava chorando né antes ele tava gritando mas agora ele tá rindo até rondando né tá ali nos braços da mãe e fazendo gracinha ou então dormindo tranquilo porque porque ele está satisfeito completamente satisfeito ele não tá pensando mais em.

    Nada a não ser naquela satisfação naquela sensação de satisfação está sentindo mas há também uma terceira ideia que nos é transmitida por essa figura primeiro de dependência segundo de satisfação e terceiro de segurança o bebê tá ali nos braços de sua mãe ele tá se sente seguro ele não se preocupa com nenhuma ameaça ele não tá imaginando que coisa alguma possa atingir mas ele se.

    Sente protegido e seguro nos braços de sua mãe era assim que Davi se sentia com relação a Deus protegido satisfeito seguro Totalmente Dependente e por isso a alma dele estava tranquila por isso ele não estava procurando coisas grandes demais porque quando o crente está satisfeito em Deus Ele não vive à procura dessas coisas a alegria dele é em Deus e nas coisas de.

    Deus buscar em primeiro lugar Reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas serão acrescentadas mas quando a gente inverte isso a alma se inquieta a alma se agita a pessoa vive num constante estado de angústia e de preocupação mas quando ela encontra em Deus plena satisfação ela se aquieta como esse bebê o coração não está procurando coisas maravilhosas demais o olhar não é Altivo nem o coração orgulhoso porque está satisfeito.

    Nos braços de sua mãe como um bebê a satisfação plena em Deus queridos é o remédio mais eficaz contra altivez soberba desprezo pelos outros busca da própria Glória inquietação insatisfação e desespero é a plena satisfação em Deus e é por isso tendo aprendido essa lição que Davi Vai um passo mais além agora o verso 3 e ele agora quer que o seu povo é aquele que vai ser seu povo os seus.

    Colegas eles experimentem a mesma coisa os seus compatriotas no verso 3 ele diz espera ó Israel no Senhor desde agora e para sempre espera ó Israel no senhor desde agora e para sempre assim como a criança espera na sua mãe espera por sustento espera por segurança espera por satisfação assim espera em Deus que seja Deus a razão da tua existência Israel que seja.

    Ele a fonte de satisfação plena agora e para todo sempre espera esperar né transmite a ideia de esperança ponham a sua esperança no Senhor e essa Esperança quando Davi Diz isso espera no Senhor na ação de Israel essa esperança está baseada em duas coisas primeiro em quem Deus é quem é ele ele é o Deus da Aliança ele é o Deus de Israel é o Deus todo poderoso é o Deus onisciente misericordioso e bom que nos conhece que.

    Nos sustenta que nos ama eu só posso esperar em Deus porque eu sei quem ele é a minha esperança está nele porque eu sei quem ele é senão eu não teria Esperança eu teria suspeita eu teria dúvidas eu teria questionamentos mas eu sei quem é Deus o Meu Criador o meu redentor que deu seu filho para morrer pelos meus pecados que derramou na cruz sangue precioso para que eu pudesse me.

    Reconciliar com ele Esse é o Deus do qual a Bíblia diz ponha a sua esperança nele aguarde nele Descanse nele espera ó Israel no Senhor pelo que ele é e pelo que ele prometeu Deus nos fez promessas maravilhosas ele nos prometeu a vida eterna no seu filho Jesus Cristo Ele nos prometeu a ressurreição a imortalidade ele prometeu que estaria conosco nas nossas aflições aqui nesse mundo que mesmo que passemos por dificuldades e contrariedades ele está.

    Conosco a cada momento ele prometeu que não nos deixaria ser provados e tentados mais do que nós podemos suportar por isso espere em Deus aquiete a sua alma não busque coisas grandes demais nem seja ativo seu olhar nem Soberbo seu coração mas espere em Deus e descanse nele para o encontro da Paz aqui nesse mundo os peregrinos viviam cantar isso quando estavam a caminho de Jerusalém é um Salmo de romagem e nós também devemos cantar esse Salmo a medida que nós.

    Caminhamos aqui nesse mundo e peregrinamos com relação ou com direção a Jerusalém celestial eu tava lendo a história do Victor Franklin que eram neurologista e psiquiatra áustrio natural da Áustria Ele viveu nos campos de concentração nazista de da xiao aos Sweets Ele atravessou todo aquele período e sobreviveu Ele disse que sobreviveu porque ele tinha esperança de que alguém viria libertar ele não era Cristão mas.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Uj3U6W03lKU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem