10. Buscai a Deus e Vivei (Am 5.1-9)

10. Buscai a Deus e Vivei (Am 5.1-9) Queridos vamos abrir a palavra de Deus no livro do profeta Amós Capítulo 5 vamos fazer a leitura do verso primeiro até o verso nono saudamos a todos que aqui se encontram com a paz do Senhor Jesus aqueles que nos acompanham pela transmissão online também livro do profeta Amós Capítulo 5 do verso primeiro até o verso 9º para aqueles que nos visitam estão aqui pela primeira vez essa série de mensagens bem.

10. Buscai a Deus e Vivei (Am 5.1-9)

Como todas as mensagens que são pregadas aqui na nossa igreja estão no canal da nossa igreja você pode baixar o aplicativo na loja do seu celular e procura pela p i PR primeira igreja prescrevendo Recife lá na parte de mensagens você tem essa série de Amós e todos os as demais pregações feitas pelos pastores da nossa igreja somos a leitura o viés da palavra que levanto como lamentação sobre vós ou casa de Israel.

Caiu a Virgem de Israel nunca mais tornará a levantar-se estendida está na sua terra e não há quem levante porque assim diz o senhor Deus a cidade da qual está em mil conservará sem e aquela da qual saem sem conservará 10 a casa de Israel pois assim diz o senhor a casa de Israel buscai-me e vivei porém não buscais a Betel nem venhais a gilgal nem passei sabe porque gilgal certamente.

Será levada cativa e Betel será desfeita em nada Buscai ao Senhor e viver para que não em rompa na casa de José como um fogo que é consuma e não haja em Betel quem o apague vós que converteis o juízo em alosa e deitar por terra a justiça procurai O que faz o sete estrelas e o Órion e torna dessa treva em manhã e dia e noite o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra senhor é o seu.

Nome é ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a Fortaleza senhor estamos diante da tua palavra profecia do teu servo Amós contra nação de Israel onde ele lamenta chora pela queda de Israel e ainda Procura pessoa de o povo a te buscar nós pedimos que estas palavras proferidas há tanto tempo atrás encontrem abrigo Eco em nosso coração e que o significado delas para nós seja.

Tornado claro pela iluminação do teu espírito santo nessa noite Tu conheces o coração de cada pessoa que está aqui fala portanto a cada um de acordo com a necessidade em nome do Senhor Jesus amém queridos a passagem que nós temos diante de nós começa com uma lamentação uma canção fúnebre feita pelo profeta Amós e entoada sobre a nação de Israel o reino do norte aqui nessa canção fúnebra fúnebre que vai do verso primeiro até o.

Verso 3 Amós lamenta a morte de Israel como a morte de uma virgem e a causa daquela morte súbita era que em que Pese toda atividade religiosa que havia na nação de Israel O Povo Na verdade não estava buscando ao Senhor eles iam a três santuários os três santuários aparecem aí no verso 5 gilgal Betel e Becel havia procisões havia festas havia uma.

Efervescência religiosa no Reino do Norte em torno desses três centros de adoração Mas apesar disso não era Deus que eles encontravam ali a nós então entoa esse canto fúnebre sobre a nação de Israel como quem está no cemitério enterrando uma moça de 18 anos Deus haveria de abandonar seu povo e entregá-lo aos seus inimigos porque.

Nesses lugares eles estavam adorando falsos Deuses e oferecendo a Deus um culto que não estava de acordo com aquilo que Deus desejava e tudo isso apesar de todos os avisos de Deus como nós vimos Na mensagem anterior Deus mandou seca mandou terremoto Deus mandou peste mandou praga com tudo Israel não queria ouvir Israel não queria ouvir isso aí não queria ouvir e Deus então diz o final do capítulo 4.

Você então se prepare para encontrar comigo só que esse encontro não é um encontro favorável para Israel é um encontro em que Deus vem em juízo e porque Deus vem em juízo a Virgem de Israel verá de morrer Israel vai cair morto e vai ficar abandonado começa a moça que cai de um ao súbito e não tem ninguém para ajudar depois disso a nós faz mais um apelo mas não cansa de não é nós é Deus né mas Deus falando através.

Do profeta não cansa de apelar para aquele povo Rebelde para que volte dos seus maus caminhos que é o que ele faz aí do verso 4 até o verso 9 Então a nossa passagem tem duas partes primeiro canto fúnebre de 1 a 3 e depois o apelo para que se busque a Deus ainda ainda dava tempo do verso 4 até o verso 8 para a gente compreender bem aqui essa passagem é preciso que a gente.

Lembre um pouquinho da história desses três santuários que estão mencionados aí no verso 5 Betel gilgal e perceba como nós temos dito após a divisão do reino de Israel com a morte de Salomão Reino do Norte capital Samaria Rei Jeroboão reino do sul Judá capital Jerusalém o rei roboão durante depois de algum tempo dessa divisão Jerusalém continuou Como o centro único da Nação de Israel.

    Quer seja do Norte as dez tribos quer seja do reino do sul judai Benjamin as

    Doze tribos Se encontravam lá em Jerusalém para adorar a Deus pelo menos três vezes ao ano que são as três festas principais Páscoa Pentecostes Tabernáculo o rei gerou o rei Jeroboão do Norte Ele pensou bom o meu povo tá indo lá no reino do sul para Jerusalém para adorar a Deus vai que eles vão voltar para Davi vai que eles.

    Vão me tirar de ser rei vão querer roubarão que é da linhagem de o que que eu vou fazer então ele teve uma brilhante ideia ele pegou dois pontos de referência dois pontos de referência na história de Israel primeiro Betel e o segundo gilgal construiu templos em cada um deles colocou uma imagem de um bezerro de ouro e disse estes são os Deuses que na verdade tiraram vocês da terra do Egito.

    Vocês não precisam viajar nem adorar vocês adoram aqui em Betel ficava um pouco ao norte de Jerusalém e gilgal que ficava no extremo norte na região da Tribo de Dan e ainda tinha um terceiro local de adoração que era perceba que ficava ao sul de Jerusalém não estava no reino do norte mas era um centro de peregrinação também então pelo menos três vezes ao ano as 10 tribos iam para esses dois locais Betel e gilgal e.

    Desciam para berseba para adorar a Deus E lá havia esse culto misto não era um culto verdadeiro a Deus não era da forma como Deus havia determinado então na época de Amós na época de Amós que já era o Rei Jeroboão segundo havia toda essa atividade religiosa havia procisões havia a romarias havia viagens religiosas peregrinações que as pessoas faziam para esses três centros.

    Particularmente o reino do norte fazia isso e Deus manda a voz falar Contra isso não era Deus que eles estavam encontrando lá nesses lugares o rei gerou bom primeiro ele colocou Altares como nós já vimos ele pegou o sacerdotes que não eram da Tribo de Levi e ele imitou o culto que era feito em Jerusalém era um culto parecido seguiu o mesmo ritual sacrifício de animais ofertas queimadas ao holocaustos ofertas.

    De gratidão incenso era seguia o culto de Jerusalém mas era fake não não era dedicado a Deus era voltado para o bezerro de ouro ou então para outros Deuses que eram adorados naquele local cada Santuário Como eu disse estava ligado a uma dessas cidades que tinha uma história importante em Israel Betel por exemplo que tava lá no reino do norte um pouco acima de Jerusalém Se você olhar no mapa.

    Foi lá em Betel que Jacó fugindo do seu irmão Esaú quem não conhece a história não é ele parou para dormir lá dormiu no travesseiro de pedra teve uma visão de noite de Deus subindo e de uma escada que subia até os céus os anjos subindo descendo ele acordou e disse isso aqui é a casa de Deus e deu o nome daquela região de Betel que significa Exatamente isso casa de Deus e depois quando ele voltou de Canaã já rico ele construiu um altar em Betel e ali Deus lhe apareceu e confirmou a.

    Aliança que havia feito com Abraão Isaac e agora com eles tá em Gênesis 35 Esse era o significado de Betel a casa de Deus e era o centro dos três centros eram mais concorrido eram mais popular porque estava ligado à história de Jacó e ao crença de que de fato Deus habitava ali e foi ali que gerou o bom botou o primeiro Bezerro de ouro estrategista brilhante o povo ia para Betel ele fez o templo colocou o bezerro de ouro e ninguém precisa ir para Jerusalém para que vocês adoram aqui a Deus olha aqui o.

    Deus que tirou vocês da terra do Egito e botou lá um Bezerrão para a turma adorar agora você imagina o horror de desse povo quando a nós no meio do festival Levanta A voz e diz buscai-me viver mas não busqueis a Betel todo mundo deve ter mas como não Betel é a casa de Deus é onde Deus mora e a morte dizer mas Deus não está aqui Deus não está aqui segundo centro era gilgal gilgal tava relacionado com a conquista da terra foi a cidade mais ao norte.

    Ainda que se tornou o a sede o quartel

    General de Josué na conquista da terra foi de lá por ali que Josué entrou com os exércitos de Israel para tomar toda a terra gilgal era de onde saiu os exércitos é onde tinha um acampamento Militar foi lá em gilgal que se levantaram aquelas 12 pedras para comemorar a passagem do Rio Jordão a pé enxuto lembra da história passaram Rio Jordão aí Josué disse pega em 12 pedras.

    Cada um representando as tribos de Israel vamos fazer aqui um altar aliás um monumento para lembrar que nós passamos a pensuto aqui e foi lá em julgar o que ele celebraram a primeira Páscoa e circuncida de Israel pela primeira vez depois de 40 anos no deserto e foi lá que eles comeram a primeira pela primeira vez dos frutos da terra prometida Porque até então era só Maná todo dia ali que alívio né finalmente depois de 40 anos comendo Maná Vamos comer uma maçãzinha uva vamos comer cereal vamos.

    Ter tanta coisa gostosa né então gilgal na mente do Israelita era o símbolo da promessa de Deus que ele cumpriu entregando a terra prometida julgar o significava isso essa terra é nossa foi Deus que nos deu Deus que nos deu essa terra gerou borrão que não era bobo colocou ali o segundo Bezerro de ouro Vocês não precisam ir para Jerusalém vocês adoram a Deus em Betel e vocês adoram a Deus em gilgal.

    Betel casa de Deus gilgal essa terra é Nossa e tinha um terceiro Santuário que estava mais ao sul dentro da terra de Judá que era perceba que estava ligado ao grande Trio histórico Abraão Isaque e Jacó foi lá que Abraão tava a história tá em Gênesis 21 ouviu quando um rei Pagão lhe disse Deus está contigo e foi lá nesse mesmo lugar em berseba que Isaque teve uma visão onde Deus lhe disse não temas porque eu sou contigo da.

    Mesma forma Jacó quando estava para visitar o seu filho José lá no Egito e com medo Deus lhe apareceu e disse pode ir sem medo porque eu estou contigo então era isso que perceba significava para o Israelita Deus está conosco como esteve com Abraão como esteve com Isaque e como esteve com Jacó foi aqui que ele fez todas essas promessas no capítulo 5 verso 14 você vê a morte dizendo Buscai o bem não.

    Mal para que viveis e assim o senhor o Deus de Israel estará convosco como dizeis porque era isso que eles diziam Deus está conosco Nós somos o povo de Deus Deus está conosco então nessas festas esses três centros ficavam extremamente concorridos de povo eles iam para lá porque era casa de Deus eles iam para lá porque Deus estava ali eles iam para lá.

    Porque era ali que se celebrava posse da terra eles iam para lá porque Deus tinha prometido que estaria com eles vocês podem ouvir então vocês podem então imaginar o horror daquele povo quando a morte Se Levanta Para Dizer Deus não significa nada disso para vocês ele não está com vocês ele não está aqui e ele vai tirar a terra que ele deu para vocês e é no meio então dessa Euforia das peregrinações que Amós entoam canto.

    Fúnebre vocês podem imaginar isso um velório aliás uma festa e de repente chega alguém começa a cantar marcha fúnebre mesmo efeito do que amor fez aqui todo mundo indo para esses lugares celebrando e tudo mais e é nós Com licença e elentou a um canto fúnebre sobre a nação de Israel profeta era corajoso né Tem tudo mesmo É nós exatamente o tipo de.

    Profeta que Deus precisava mandar para aquele povo vamos ver aqui a lamentação de Amós dos versos de um a três ouvir essa palavra que levanto como lamentação sobre vós o caso de Israel lamentação Como já disse era um canto fúnebre que geralmente era entoado nos enterros tinha até um grupo que ganhava dinheiro com isso chamadas carpideiras que era choradeiras profissionais.

    Então o cara era tão ruim que quando ele morria ninguém ia chorar então a família contratava as carpideiras e as carpideiras iam para lá ih chorando chorava chorava chorava né então ela choradeiras profissionais elas cantava entoavam esses hinos fúnebres essas Lamentações ele era tão bonzinho foi embora e tudo mais a morte tá fazendo o papel de carpideira aqui né para todo mundo lá celebrando e ele vem com essa lamentação se posiciona no local talvez.

    Em Betel onde ele podia ser ouvido por todos e começa esse canto fúnebre que ele diz aqui no verso primeiro que vem da parte de Deus esta palavra que levanta como lamentação E era uma palavra que era contra a casa de Israel e a letra da lamentação está aí no verso 2 caiu a Virgem de Israel nunca mais tornará a levantar-se estendido está planeta terra não há quem a levante.

    Imagine ele repetindo esse Cântico fúnebre não é caiu morreu tá no chão não tem ninguém que é levante aqui a gente chama Israel de a Virgem de Israel Está se referindo a nação e pode estar chamando de virgem por primeiro por conta da beleza e dos deleites naturais da terra de Israel que era uma terra que manava leite e mel uma terra de Montes de Vales de rios era na terra de Fato muito bonita talvez porque também Israel era esposa de alway esposa de Deus assim.

    Como no Novo Testamento a igreja a esposa de Jesus Cristo e talvez chama de virgem porque até aquele momento a nação tinha ficado na terra e nunca tinha sido conquistada por outro povo então talvez por todos esses motivos Amós se dirige a Israel como se fosse uma moça e diz que ela agora caiu ela caiu ferida de morte verso 2 caiu a Virgem de Israel nunca mais tornará levantasse a cair na.

    Bíblia nesse sentido significa ser ferido de morte e ir para o chão e note que Amós fala no passado não tinha acontecido ainda é o que a gente chama de passado Profético O Profeta olha para o futuro ele vê o fato acontecendo em visões de Deus e para ele o fato é tão certo que ele fala e se refere como já tendo acontecido caiu a Virgem de Israel ele tá vendo o futuro e.

    Fala no futuro já no passado porque para ele é certo caiu a Virgem de Israel está deitada na terra é interessante que não é como eu disse todo mundo dizia que Betel era a casa de Deus mas aqui a casa de Deus foi desamparada não tinha ninguém para levantá-la apesar de percebe a significado Deus está contigo Qual foi a causa morte de quem é que morreu a jovem de 18 anos subitamente está aí no verso 3 assim diz o senhor.

    Deus a cidade da qual sai em mil conservará sem e aquela qual sai em 100 conservar a 10 a casa de Israel Amém Israel haveria de perder a guerra contra a Síria e seria invadida e destruída se uma cidade de Israel mandasse mil homens para guerra somente sem voltariam vivos se mandasse 100 homens para guerra somente 10 voltariam vivos e a maneira de Deus dizer vocês vão ser invadidos.

    Por uma nação mais poderosa que tomará e conquistará a terra de vocês e dizimará vocês se vocês tinham mil homens numa cidade e vai ficar sem se tinha sem uma cidade vai ficar 10 vocês serão sumariamente derrotados caiu a Virgem de Israel caiu morta e não há quem a levante não haveria mais gilgal a mesma mão que deu a terra a Israel é a mesma mão que agora vai.

    Tirar os da terra prometida apesar de já falar da desgraça de Israel como sendo certa tanto é que ele usa o passado Amós continua apelando ao povo três vezes ele apela os israelitas para que busquem a Deus são três apelos todos dizendo a mesma coisa tá aí do verso 4 até o verso 9 e eu queria ver cada um dos três com vocês o primeiro está aí no verso 4 e 5 pois assim diz o senhor a.

    Casa de Israel buscai-me viver porém não busqueis a Betel nem venhais a gilgal nem passei sabe porque gilgal certamente será levada cativa e Betel será desfeita em nada o pois aí da razão pela qual a Virgem vai cair morta a Virgem de Israel cai morta verso 2 porque Deus diz vocês não me buscaram vocês buscaram Betel gilgal mas não é a mim que Vocês encontraram para que vocês.

    Vivam vocês têm que buscar a mim buscar a Deus aqui significaria voltar para ele de todo o coração significaria parar de ir para aqueles santuários onde se adoravam Deuses falso se adoravam Ídolos oferecendo a Deus um culto que ele nunca havia determinado significaria oferecer a Deus o culto verdadeiro no local que Deus tinha estabelecido que era Jerusalém é isso que significa.

    Buscai-me e vivei mas não busque em Betel nem venham a gilgal e não passem a berseba por quê Porque eu vou destruir esses lugares o que eles significam não vai valer nada naquela época Deus está comigo essa é a casa de Deus tudo vai ser destruído final do verso 5 gilgal será levada cativa lembra que julgal era o símbolo da posse da terra gilgal vai ser levada cativa para fora da terra e Betel será desfeita em nada aqui é um jogo de.

    Palavras no hebraico Betel em hebraico significa casa de Deus será feita em nada literalmente será feita em vaidade casa da vaidade a casa de Deus vai virar a casa da vaidade a casa de nada casa que não serve para coisa nenhuma a morte Está se referindo a destruição que viria através do exército assírio então ele diz ainda tem tempo ainda tem tempo eu estou vendo a Virgem caída morta mas Deus é misericordioso ainda tem tempo.

    Busquem a Deus para que vocês vivam viver aqui significa escapar da destruição escapar da destruição continua vivo durante o ataque dos assírios se você se arrependerem pararem de ir a Betel gilgal e deceba e buscarem a Deus como Deus deseja ser adorado renunciarem a esses falsos Deuses Deus terá Misericórdia de vocês busquem a Deus para que vocês escapem para que vocês vivam sobrevivam esse ataque terrível que haverá de vir sobre vocês o.

    Segundo apelo está no verso 7 perdão verso 6 buscar é o Senhor e viver para que não e rompa na casa de José como fogo que é consuma e não haja em Betel quem o apague mais uma vez é o mesmo apelo busquem a Deus para que vocês escapem e a razão é para que Deus não e rompa na casa de José como fogo casa de José o filho de José José era um dos filhos de Jacó e o filho dele é fraim deu nome a tribo mais poderosa das.

    10 tribos do Norte então casa de José aqui significa as 10 tribos das quais Efraim era tribo mais forte que era um dos filhos de José então casa de José tá tomando aqui a parte pelo todo então essa referência Deus está dizendo voltem para mim se convertam a mim para que vocês vivam se não eu vou mandar um incêndio um fogo contra as 10 tribos que estão no norte e não vai ter quem apague ele diz aqui ó no verso 6 e não haverá em Betel Quem é pai quem é que estava em.

    Betel O bezerro de ouro é como se diz eu quero ver se esse bezerro é Deus mesmo eu vou mandar um incêndio eu vou mandar uma invasão contra vocês Vê se esse bezerro salva vocês não haverá em Betel quem Apague o fogo que eu vou mandar contra vocês porque se Deus é falso ele não é Deus se vocês querem vida venham a mim buscar-me e viver Diz o Senhor o terceiro apelo começa aí no verso 7 vós que converteis o juízo em alos aí deitais por terra Justiça procurai mesma.

    Coisa de Buscai procurar e o que faz o certo estrela e o Órion e torna dessa treva em manhã muda de noite que chama as águas do mar derrama sobre a terra o senhor é o seu nome ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a Fortaleza esse apelo aqui ele é dirigido em particular ao juízes e Poderosos versos 7 vós que converteis o juízo em alos na a losna é uma flor é uma planta amarga.

    Que seria equivalente em português ao absinto o juiz estavam torcendo a justiça para oprimir os pobres e as sentenças que eles passavam eram amargas como a planta do absinto ou a losna vocês que convertem o juiz em aloja o juiz deveria ser doce Ele deveria ser algo agradável porque quem não gosta da Justiça que coração não se satisfaz com a justiça mas quando os juízes passam sentenças injustas quando eles oprimem os pobres.

    Então a Juiz a justiça vira uma coisa amarga como absinto como absinto o juiz estavam fazendo isso atirando a justiça no chão veja aí final do versite deitar por terra a justiça Provavelmente por suborno parece familiar Provavelmente por conta de suborno torcendo juízo dando direito a quem não tinha mas que tinha dinheiro para comprar uma sentença e nós já Vimos que Deus aborrece isso e a nós está indignado a indignação do profeta não é somente contra o culto falso que a nação de Israel estava tendo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nLX9ruMCP8Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem