01 - Entendendo 2 Coríntios (2Co 1.1-2)

01 - Entendendo 2 Coríntios (2Co 1.1-2) Então vamos lá hoje à noite nós teremos apenas a parte introdutória da carta segunda carta de Paulo aos Coríntios verso Capítulo 1 verso 1 e 2 Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus e o irmão Timóteo a igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a caia graça vós outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.

01 - Entendendo 2 Coríntios (2Co 1.1-2)

Nosso Deus nós pedimos que teu espírito santo nos conduza quando nós iniciamos o estudo dessa carta escrita pelo teu servo Pedimos que tu nos orientes que nos ensines de que maneira devemos entender a tua palavra teremos o teu conforto e a tua instrução a todos que aqui se encontram nessa noite Fala os nossos corações em nome de Jesus amém tudo bem meus irmãos hoje à noite então apenas a introdução à carta Vamos começar com o verso primeiro.

Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus e o irmão Timóteo a igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a o que nós temos aqui é introdução padrão de todas as cartas das cartas que eram escritas naquela época hoje nós escrevemos carta de maneira completamente diferente geralmente nós colocamos o nome do autor é no aliás colocamos o nome do destinatário no.

Cabeçalho da carta ao querido irmão fulano e lá no fim da carta que a gente escreve né Um abraço e a gente se identifica mas naquela época as cartas eram escritas dessa maneira Por que que a gente sabe assim que por que que a gente sabe que esse era essa era a maneira padrão de se escrever porque descobertas arqueológicas especialmente de manuscritos antigos e que foram preservados nos mostram.

Recuperaram centenas e centenas e centenas de cartas datando mais ou menos da época em que o apóstolo Paulo escreveu essas essas cartas muitas dessas cartas foram descobertas no norte do Egito Numa cidade chamada nakamard onde 1950 foi feito uma grande descoberta de uma biblioteca é enorme contendo inclusive escritos gnósticos a contabilidade cartas comuns de pessoas que se.

Correspondiam e essa descoberta nos ajudou a compreender melhor o Novo Testamento nós vocês sabiam que Até 1950 o pessoal pensava até um pouquinho antes disso o pessoal pensava que o grego do novo testamento era espécie de grego Santo já que não tinha muita coisa parecida com esse grego aqui o grego que a gente conhecia era o grego da septuaginta que era a tradução que foi feita cerca de 125 Anos.

Antes de Cristo das escrituras hebraicas para o grego foi feita em Alexandria e o Novo Testamento fora isso nós não tínhamos muito material para comparar e tentar entender a gramática da língua grega Depois dessa descoberta se verificou que o grego do novo testamento era o que a gente chamou de grego ou seja comum era o grego que era usado no mundo da época do apóstolo Paulo no século I seja Paulo não escreveu não espécie de grego Celestial como algumas.

Pessoas pensavam mas era o grego da época era a língua comum da época a prova disso são as centenas e centenas de cartas manuscritas e documentos que foram descobertos no século passado e que nos dão prova Evidente disso O que mostra que na feitura da Bíblia Deus se utilizou de instrumentos e mecanismos disponíveis que eram acessíveis ao a humanidade nós não devemos.

Subestimar a divindade da Bíblia nós mas também não devemos fazer dela o que ela não é ela foi é um livro que foi escrito por pessoas comuns que viver numa determinada época e falavam a língua que era falada naquela época que era o grego com Enem e Deus usou essas pessoas e preservou essas pessoas para que na hora de escrever elas escrevessem a verdade que Deus queria por isso o resultado final é a Bíblia que nós temos que é a.

Palavra de Deus só que ela foi escrita em linguagem humana na língua comum por pessoas comuns apenas inspiradas por Deus com esse propósito bom E como eu disse nessa descoberta havia correspondências muitas correspondências entre as pessoas da época e essas correspondências nos mostram que as cartas escritas pelos Apóstolos eram exatamente iguais aquelas.

Correspondências encontradas na época as cartas começavam com a identificação do autor a identificação do recipiente ou do destinatário e um voto ou uma saudação que geralmente era no caso dos gregos se usava a palavra é graça para vocês a palavra grega não é Salve ou graça né e que por conta da influência do Judaísmo Paulo acrescentou paz graça e paz graça era costumeira.

Saudação entre os gregos e pais é por conta do Shalom que os juDeus ancião e desejavam e era a saudação que os juDeus usavam né Paulo Então combina as duas coisas bem como os outros escritores do novo testamento então era assim que eram as cartas naquela época agora grande contribuição do cristianismo é que essas cartas elas não são exatamente cartas embora elas tenham essa estrutura.

    Que é semelhante as cartas da época Elas têm uma coisa mais porque no final isso

    Aqui não é somente uma correspondência é quase como se fosse uma pregação é uma exposição teológica que tinha como objetivo ser lida diante de toda a igreja então esse tipo de literatura não havia ou seja aquilo que você tem nas cartas de Paulo e nas demais cartas do novo testamento é uma combinação de uma correspondência comum.

    Com um sermão escrito e essa é uma contribuição distinta do cristianismo para os gêneros literários que ocorreram ou que apareceram no mundo quem que podia lembrar um outro gênero literário que foi criado pelo cristianismo praticamente Apocalipse o livro de Apocalipse é um gênero literário que tem pouca correspondência na literatura daquela época é típico do.

    Cristianismo também é um gênero literário que foi criado por pelos cristãos e o cristianismo deu origem a uma série de coisas novas não somente criou gêneros literários mas música música nova criou a maneira nova de ver o mundo e daí ele saiu transformando todas as culturas onde ele era aceito e pregado a um poder no cristianismo Criativo o cristianismo consegue liberar por conta.

    Do perdão que nos é dado em Cristo Jesus e da presença do espírito santo ele consegue liberar a mente humana a alma humana de maneira que os cristãos eles têm sido responsáveis através da história pelo surgimento de escolas de instituições políticas sistemas econômicos até dizem que são os cristãos que inventaram o capitalismo né não sei o quanto há de verdade nisso alguma verdade nisso ideias direitos civis fundamentais ideias sobre educação.

    Tanta coisa que surgiu no bojo do cristianismo Exatamente porque o cristianismo ele tem esse poder de transformar mudar e liberar o coração humano e a mente humana para se relacionar com a sociedade transformá-la e levar adiante então estamos diante desse gênero literário que é típico do cristianismo que são as chamadas epístolas não é a gente às vezes chama carta né mas o nome.

    Técnico é epístola porque é uma combinação de carta com o sermão tá E que só tem dentro do cristianismo não não tem você não encontra esse gênero fora dado o âmbito Cristão mas a mais somente aqui bom então seguindo o costume da época o apóstolo Paulo se apresenta o autor se apresenta não é no verso primeiro como sendo Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus o Paulo aqui todo mundo sabe quem é É o Paulo Apóstolo es fariseu convertido a.

    Cristo Jesus no caminho de Damasco a história dele está narrada no livro de Atos e nas cartas que ele escreveu ele também nos dá informações a respeito da sua vida que ele era um fariseu que ele era da Tribo de Benjamin que ele foi criado aos pés de um mestre conhecido na época e atestado por escritos rabínicos que eram Grande Mestre em Israel chamado gamaliel provavelmente de família abastada o seu pai tinha cidadania Romana Paulo então herdou essa cidadania Romana Ele nasceu numa cidade chamada.

    Tasso da silícia não nasceu em Jerusalém mas naquilo que era chamado de a dispersão era um juDeus extremamente Bem educado ele cita vários autores e poetas gregos aqui nas suas cartas era um homem extremamente versado do Antigo Testamento era um Rabino ou seja era um homem de Três Mundos ele era judeu por Nascimento herdou toda a cultura Judaica e o conhecimento rabínico ele era cidadão Romano portanto cidadão do mundo do império que dominava o mundo de então e ele tinha profundo conhecimento da cultura helênica.

    Conhecia o grego grego de Paula Impecável conhecia muito bem o grego falava o hebraico conhecia Provavelmente o aramaico que era com certeza conhecia era Michael que era a língua Popular dos juDeus e provavelmente falavam latim que era a língua oficial do Império Romano Então não é pouca coisa não Paulo era um dos homens mais bem preparados da sua época só que ele quando se apresenta aqui ele se apresenta simplesmente como Apóstolo de Jesus Cristo assim que ele se apresenta um Apóstolo.

    Significa literalmente alguém que é enviado é isso que a palavra grega significa e ela é usada no Novo

    Testamento em alguns Sentidos o sentido mais comum é como se fosse um ofício que é reservado para um grupo seleto aqueles 12 discípulos que Jesus chamou e os nomeou apóstolos de acordo com Lucas 6 que é a primeira vez que aparece o nome apóstolos da Bíblia e então ele aparece na boca de Jesus Jesus chama 12 e os denomina Apóstolos então a palavra.

    Apóstolo do novo testamento é usada na maioria das vezes para se referir aos 12 discípulos que Jesus escolheu em seguida a palavra é usada para se referir a Paulo quer seja Paulo se chamando de apóstolo que seja pessoa se referindo a Paulo como Apóstolo e em terceiro lugar a palavra Apóstolo é usado para algumas outras pessoas no Novo Testamento como Silas Timóteo É pafrodito no sentido de mensageiro enviado ou.

    Encarregado de cumprir alguma tarefa então Paulo aqui quando se denomina Apóstolo de Jesus Cristo Ele não tá dizendo que ele é um missionário de Jesus Cristo mas ele tá usando como um título como designação de uma função ele havia sido chamado por Jesus Cristo em pessoa o Cristo ressurreto havia recebido uma tarefa que era pregação do evangelho entre o gentios e também autoridade de governo sobre as igrejas como Apóstolo de Jesus Cristo e.

    Inspiração para que escrever a escritura para nos dar o que hoje nós conhecemos como as suas cartas no Novo Testamento Por que que Paulo se apresenta assim ele se apresenta assim primeiro para não ninguém ter dúvida de que o que ele vai escrever é autoritativo os apóstolos os 12 Paulo eram vistos como emissários oficiais e representantes de Jesus Cristo e que Portanto o que eles escreviam e aquilo que eles diziam era.

    Para ser recebido como sendo a própria palavra de Cristo Então já para dar autoridade a carta Paulo se apresenta eu sou Apóstolo de Cristo Jesus Essa é a razão então é pela qual as suas cartas deviam ser recebidas na igreja de Corinto lidas e acatadas obedecidas como sendo instruções vindas do próprio Deus e ele acrescenta aqui depois de dizer que ele é Paulo Apóstolo de Jesus Cristo Ele diz pela vontade de Deus.

    Com isso ele tá dizendo que não foi ele que se constituiu o apóstolo não foi ele que procurou essa posição não foi ele que quis esse título mas que foi Deus quem o chamou e o estabeleceu como Apóstolo e que Portanto o seu apostolado não tinha origem humana mas tem origem na vontade no querer de Deus porque que é importante para o apóstolo Paulo dizer isso logo no início da carta como nós iremos ver uma das razões pelas quais Paulo escreveu essa segunda carta aos.

    Coríntios é que a autoridade dele como Apóstolo estava sendo questionada por pessoas que estavam se infiltrando na comunidade Lá na igreja de Corinto dizendo que eles eram apóstolos verdadeiros e que Paulo era fake que Paulo era falso que Paulo não era um Apóstolo verdadeiro que Paulo era um usurpador Paulo vai gastar boa parte dessa segunda carta defendendo o seu apostolado provando que ele é Apóstolo verdadeiro.

    De Jesus Cristo aqui na introdução então ele já introduz o assunto Paulo Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus e não Mercenário Como está sendo dito aí na igreja é mais ou menos isso que ele tá fazendo aqui tá bom É claro nós vamos ter muita oportunidade durante o decorrer da carta de examinar essa questão de apóstolo porque nos dias de hoje há Também quem se apresente como Apóstolo de Jesus Cristo Será que essa reivindicação é bíblica Será que ela é.

    Correta nós teríamos Apóstolos hoje isso nós vamos deixar mais para frente não vai faltar oportunidade aqui aqui nessa carta Paulo pelo menos três vezes se refere a falsas Apóstolos é verdade que lá pelo Capítulo 11 no capítulo 3 vai levar quase um ano para a gente chegar lá aqui até lá nós teremos oportunidade suficiente para voltar a esse assunto basta dizer que na nossa compreensão que é o que a.

    Gente tem ensinado Paulo e os 12 discípulos de Jesus Cristo chamados Apóstolos eles representam uma categoria especial e única e que foi levantada por Deus para um momento de transição da antiga aliança para Nova quando era preciso que pessoas autorizadas por Deus demonstrasse de maneira muito clara que aquela transição estava sendo feita pelo próprio Deus por isso eles eram capazes de fazer aqueles grandes sinais e prodígios por isso que o que eles escreveram é considerado como fundamento.

    Da igreja da igreja cristã eles eram testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo e autoridade deles é para ser recebida como autoridade do próprio Deus mas era um grupo específico fechado e que não tem mais ao longo da carta nós veremos as argumentações a respeito disso aí quando o Paulo escreveu a carta ele não tava sozinho não é veja aí no verso primeiro que ele disse Paulo Apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus e o irmão Timóteo era muita gentileza da.

    Parte do apóstolo Paulo incluir o irmão Timóteo aqui na saudação Timóteo estava com Paulo na época em que Paulo escreveu a carta mas ao mesmo tempo em que Paulo é gentil o suficiente para incluir o irmão Timóteo na apresentação ele faz a distinção né Eu sou Paulo o apóstolo de Jesus Cristo e aqui está o irmão Timóteo o irmão Timóteo Paulo deixa muito claro de que eu acho isso interessante porque.

    Algumas pessoas dizem que Timóteo era Apóstolo também porque uma vez no livro de Atos aliás numa das outras cartas Paulo chama Timóteo de apóstolo se refere a ele Como Apóstolo Só que é no sentido de alguém que foi enviado para cumprir uma tarefa não no sentido oficial se Timóteo fosse Apóstolo do mesmo sentido de Paulo porque que ele faria esse tipo de tratamento aqui Paulo Apóstolo e o irmão.

    Timóteo se Timóteo era Apóstolo não é Paulo né certamente eu incluiria na mesma saudação Apostólica mas é evidente que quando Paulo chama Timóteo de apóstolo É no sentido de encarregado no sentido de missionário alguém que é enviado para cumprir uma missão e era isso que te morte eu fazia o tempo todo Paulo enviava para cumprir determinadas tarefas cuidar de determinadas igrejas resolver problemas em determinadas regiões mas Paulo aqui não estava com.

    Timóteo e ele Timóteo na Sul na sua saudação a quem essa carta é destinada ele diz aqui a igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a caia Então são dois destinatários primeiro a igreja de Deus na cidade de Corinto Bom eu acho sempre impressionante que Deus teria uma igreja numa cidade como Corinto Corinto era uma das cidades mais.

    Devassa daquela época eu já disse a vocês aqui estudando primeiro aos Coríntios que a cidade era tão imoral tão corrompida que surgiu um verbo na língua grega na época antes antes de Paulo que era o verbo corintilizar que significava corromper alguém corromper alguém corintilizar alguém era levar aquela pessoa se tornar corrupta esse verbo ele foi cunhado em cima da Fama da.

    Cidade de Corinto para vocês terem uma ideia agora veja só o que não parece uma contradição a igreja de Deus que está em Corinto a cidade mais devassa daquela época mesmo naquela cidade Devassa tinha uma igreja a igreja foi criada por Deus para estar no mundo para estar no mundo ela não faz parte do mundo no sentido de que ela é diferente do mundo mas ela está no mundo como Jesus orou lá em João 17 ao pai não peço.

    Que os tires do mundo mais que os livres do Mal Deus consegue mesmo no meio de ambiente estão corrompidos como corento levantar um povo para si mesmo por isso não percamos a esperança a gente ouve notícias cada vez piores Brasil vai de mal a pior a imoralidade as ideologias contrárias a palavra de Deus a corrupção da política o desvario na economia noticiário tá cheio de Notícias que nos.

    Deixam bastante deprimidos pois se Deus tem uma igreja em Corinto ele também tem uma igreja no Brasil e ele também tem um povo seu em Goiânia em Goiânia e isso é bastante encorajador O que é mais encorajador ainda é que essa igreja que estava na cidade de Corinto é uma das piores igrejas do novo testamento há várias igrejas as quais Paulo escreveu cartas Romanos a igreja de Roma.

    A igreja de filipos a igreja tessalônica a igreja de Colossos mas não tem algumas elas tinham problemas mas nenhuma teve tanto problemas como a igreja de Corinto como nós vimos no capítulo primeiro era uma igreja dividida era uma igreja onde tinha grupos em torno de personalidades era uma igreja com problemas de imoralidade problema doutrinário os clientes viviam.

    Brigando na hora da ceia o pau quebrava o culto era uma confusão completa mesmo assim Paulo é capaz de escrever essa igreja e chamar os crentes de que a igreja de Deus que está em Corinto apesar de da sua deformação apesar dos seus problemas ainda era uma igreja de Deus aí vem a grande pergunta qual o limite qual o limite até que ponto uma igreja.

    Pode se corromper e deixar de ser chamado que deixa de ser considerado igreja de Deus se você fizer um exame dos problemas que havia na igreja de Corinto você vai ver que os problemas todos eram relacionados com a imaturidade da igreja e do pano de fundo Pagão daqueles novos convertidos havia problema de moralidade havia problema de ética tinha um irmão Processando o outro no tribunal mas não.

    Havia apesar de todos esses problemas a igreja de Coríntios ainda mantinha aquilo que era Central no evangelho eles continuavam a crer em Jesus Cristo como o senhor e salvador isso não estava em jogo eles criam em Jesus como filho de Deus como tendo morrido na cruz pelos nossos pecados que ele tinha ressuscitado ao terceiro dia tinha um grupo dentro da igreja de Corinto que.

    Não cria na ressurreição dos Mortos mas esse grupo não era a igreja toda era um grupo a igreja no geral mantinha a verdade apostólica o problema da igreja era o problema prático problema de imoralidade como é que faz comida sacrificada o ídolo sim ou não é melhor casal ficar solteiro então era uma igreja que embora problemática ela não tinha abandonado as grandes verdades centrais que havia aprendido com o apóstolo Paulo que era diferente da igreja dos Gálatas a igreja dos Gálatas.

    Paulo quase que Paulo não trata a igreja dos Gálatas com a mesma misericórdia com que ele trata a igreja de Corinto na igreja dos Gálatas Paulo fica dizendo mesmo se vocês continuarem Assim vocês estão separados da Graça de Deus meu trabalho foi em vão esse é outro evangelho Eu não reconheço vocês vocês são insensatos vocês estão fascinados por uma outra é por uma outra mensagem e Paulo quase quis comunga a igreja de as igrejas da.

    Galáxia não é mas a igreja de Corinto é chamada de a igreja de Deus que está incorrendo Então antes de você chutar o pau da barraca e dizer assim a minha igreja não presta leia as Duas cartas de Paulo aos Coríntios você vai ver a misericórdia a compaixão que ele tem para com aquela igreja que ainda mantinha o verdadeiro evangelho embora tivesse alguns desvios na área Moral e Na área prática que Paulo tenta corrigir aqui Paulo ainda acreditava que.

    Aquela igreja era a igreja de Deus bom mas ele também disse que a carta é final do verso primeiro a todos os santos em toda a caia a caia era a região era a província da qual Corinto era a capital era uma das grandes províncias do império romano e Corinto Era exatamente a capital dessa província e ali na região da caia Paula havia plantado várias igrejas além da igreja de Corinto que era a principal na capital então.

    Quando Paulo Saúda a igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda caia é porque com certeza ele esperava que essa carta fosse vida nasce na igreja de Corinto e que depois ela fosse lida nas demais igrejas ali da região onde Paulo também havia trabalhado e labutado o que nos mostra que essas cartas elas foram escritas mas como cartas circulares embora é escrita diretamente para a igreja de Corinto mas.

    A expectativa de Paulo é que depois de ser lida na cidade de Corinto lá pelos crentes e Corinto aquela carta fosse copiada e lida pelas igrejas ali da região por isso que ele faz essa saudação não é abrangente incluindo as igrejas ali do da província da acaia muito bem no verso 2 você tem a saudação que fazia parte daquele daquela abertura padrão né da correspondência ele os.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GW3uRyyKXpA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem