Como Fazer Gráfico Mapa de Árvore no Excel

Como Fazer Gráfico Mapa de Árvore no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe fazer um gráfico de mapa de árvore isso mesmo hoje a gente vai fazer um gráfico de mapa de árvore e explicar.

Como Fazer Gráfico Mapa de Árvore no Excel

Para você quando que você pode utilizar e como usar nas suas planilhas vamos lá planilha na tela .

Bom pessoal Olha a nossa planilha aí hoje a gente vai conversar sobre gráfico de mapa diário que é um gráfico bem interessante para você utilizar para comparações de valores mas como assim.

Valores a gente vai explicar para você aí algumas ideias que você pode aplicar vamos pegar planilha 1 aqui que fica bem mais fácil de explicar para vocês as informações que a gente tem aqui tá.

Vou aumentar um pouquinho mais o zoom para ficar um pouquinho mais fácil de você ver ok ó ajustar aqui ó Prontinho tá então o que acontece a gente utiliza o gráfico de mapa de árvore para ver as.

Dimensões e os níveis de hierarquia então tenho duas dimensões a dimensão da unidade e o seu nível de hierarquia as áreas aqui de cada uma das unidades então a gente unidade de São Paulo e a.

Unidade de Goiás repare unidade de São Paulo e Unidade de Goiás verificando isso eu posso fazer uma análise individual delas então por exemplo não dá de São Paulo Tô vendo que.

A todos os cursos que a gente tem cada uma das áreas área administrativa vendas suporte RH ele ocupa a área de acordo com seu valor de preenchimento então eu vendo aqui ó esse aqui é o maior.

Quadradinho né ó e o menor está aqui localizado na parte inferior se você ver Goiás olha Goiás lá ó mesma coisa maior e o menor aqui na parte inferior Olha que bacana então ele adapta esses.

Quadradinhos em seus níveis em seus níveis né de hierarquia e dimensão que a gente tem então a gente tem duas dimensões e ele é que aplicar a gente tem que uma outra ideia para você o que.

A gente vai criar também ó que é o que ó ele de modo dinâmico onde você vai ver uma única dimensão entretanto você vai conseguir analisar essa dimensão nos seus valores né do.

Maior para o menor valor Olha que bacana interessante né Mas como que a gente faz isso é isso que você vai aprender agora tudo bem mas antes deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Responsável pelo curso de excel online

    Isso que você está aprendendo são algumas dicas de como criar um gráfico de mapa de árvore no Excel onde você pode aplicar nas suas planilhas e.

    Relatórios Você quer aprender mais que tal conhecer o curso de excel online no curso de excel online você tem um modo de gráficos profissionais e planilhas profissionais também Então olha só vai.

    Lá no link está fixado no primeiro comentário que eu acabei de liberar um cupom promocional é a tua chance de ingressar no curso e aprender Excel de verdade para se tornar um verdadeiro.

    Xperia em Excel clica lá e resgata o cupom qualquer dúvida conversa comigo no atendimento é a primeira vez que é um canal clique no botãozinho de inscreva-se e clique no Sininho para.

    Ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom vamos para a planilha 1 tá então vou fazer o seguinte eu vou copiar aqui ó a tabelinha e vou lançar aqui ó.

    Para você ver então a gente tem aqui ó o conceito da dimensão e da hierarquia então o que que eu vou pegar vou pegar aqui ó ela bonitinha vou no inserir e a gente tem aqui ó mapa de árvore tá.

    Quando colocar aqui ó ele já fez ó nós temos a dimensão de São Paulo a dimensão de Goiás e as suas hierarquias aqui por níveis tá então a gente consegue trabalhar isso então muitas vezes o.

    Pessoal fala lá é um gráfico de nível de hierarquia assim é um gráfico de nível de hierarquia onde A Hierarquia maior Seria a primeira dimensão e depois nós teríamos as áreas como seu as.

    Hierarquias pertencente àquela dimensão tá Olha que bacana aqui pessoal é só você configurar né Ó então por exemplo vou colocar nessa cor aí você tem que a posição da legenda que você.

    Pode colocar você pode ocultar né - Curso de Excel Online

    Eliminei ela tal clico aqui ó na caixinha ó página inicial Vou colocar aqui numa outra cor para ficar um pouquinho em destaque quero por exemplo.

    Lá no design do gráfico adicionar elemento tem que rótulo de dados quando vem o rótulo de gasta mais opções de voto vai abrir uma caixinha aqui do lado eu vou habilitar o valor fica mais.

    Bonito tá título do gráfico Vou colocar aqui ó análise de custos por área Olha que bacana Ah quero mudar a fonte vai lá ó.

    Aí vai a tua criatividade quero mudar a cor do gráfico Olha que bacana Então é assim que você faz o Brasil como é simples não é um bicho de sete cabeças.

    Talvez você vai entender que agora a opção 2 né que você vai abrir dimensão por dimensão quando forme você escolhe vai ser um pouquinho diferente é esse o objetivo que seja diferente para você.

    Entender ainda mais as soluções que você pode criar Tudo bem então vamos lá vou pegar agora aqui ó essa tabela eu vou copiar vou lançar numa planilha nova tudo bem Ó.

    E aqui a gente vai explicar para vocês as fórmulas que a gente vai utilizar tá então tem aqui a unidade Ok então por exemplo a unidade de São Paulo aqui embaixo eu vou escrever posição para.

    Ficar mais fácil tá o que que eu preciso eu preciso que ele me traga a área e o custo Então eu preciso que ele me traga essa informação tá vou deixar aqui para ficar mais fácil Ok mas Quais são as.

    Áreas toda a tabela já está estruturada com essas áreas ó então basta eu colocar aqui ok o que que eu preciso trazer o valor da informação que eu desejo Então olha só se eu usar aqui um corresp.

    Onde eu vou localizar São Paulo eu vou aqui ó não precisa nem travar ponto e vírgula você selecionar que o intervalo ponto e vírgula zero tá que que ele vai trazer vai trazer a posição que eu tenho.

    Nessa tabela então aqui ó é a posição então é a posição um que tem que trazer aqui a informação o que que eu faço uso a função índice vou selecionar aqui ó os valores.

    Ponto e vírgula eu quero a posição se eu fizer isso que que ele faz ó trouxe o valor que a gente deseja mas eu vou parar por aqui você vai precisar vou clicar e arrastar se você clicar e.

    Arrastar não vai dar certo então Olá bagunça tudo tá que que eu vou ter que fazer vou fazer uma adaptação na forma Então essa primeira fórmula aqui ó vou travar os intervalos ok.

    Aí eu vou arrastar Aqui para baixo entretanto aqui ó aqui dentro eu vou chamar somau mais link a1 e feche parentes assim eu vou dar entre veja que retornou o segundo valor quando eu.

    Clicar e arrastar teremos os demais valores Se eu mudar aqui para go está aonde na posição 6 repare que ó iniciou na posição 6 e trouxe até a posição de vendas que a informação que a.

    Gente precisa Então nosso gráfico vai ficar como eu vou selecionar os valores diário e custo inserir eu faço ó o gráfico de mapa Olha que bacana.

    depois eu vou fazer o posicionamento dele aqui né ó sobreposto tá vamos apagar aqui também ó vou excluir a coluna F pronto essa informação de.

    Legenda não vai ter Olha que bacana depois entra todo o trabalho de configuração tá então aqui por exemplo tá vendo esse título tirei o título não vai ter mais o título Ok então aqui.

    Entra todo o trabalho agora de configuração do gráfico ó Que bacana a gente vai colocar aqui algumas coisinhas né mostrar para vocês aqui algumas dicas eu vou colocar uma cor.

    Escura vou clicar na parte bravo tirar a cor de contorno aqui onde tá a informação suporte clique no rótulo vou colocar uma corzinha escura ou no sinalzinho demais ó vamos militar um.

    Rótulo de dados mais opções de Rota Vamos colocar o valor para ficar também destacado Ok professor o valor não tá pegando é um formato de moeda é só você selecionar aqui a coluna aí ó.

    Colocar no formato de moeda que já vai destacar a informação Olha que bacana depois você vai utilizar todo o teu nível de criatividade para deixar isso né mais bonito que algo que realmente né.

    Vai ficar bacana Mas qual que é a parte mais interessante isso daqui ó se eu colocar SP está com seu colocar aqui por exemplo C já trouxe a informação daquela dimensão.

    Aí você acaba criando um gráfico dinâmico relacionado ao mapa de árvore bacana né então isso daqui pessoal é uma outra possibilidade do que você pode criar aí no uso do Excel pensando no.

    Gráfico de mapa de árvore como solução lógico aqui ó vou pegar esses dois vou mover um pouquinho mais para cá Vou colocar aqui né de custos.

    Por unidade Ok vou selecionar aqui eu vou mesclar vou dar um ok que não tem problema algum tá vou aumentar um pouquinho mais a fonte aí aqui eu vou pintar também ó da mesma.

    Cor para não ter problema e aí a pessoa sabe que ela tem que vir aqui né ó e escolher né se você quiser colocar Desculpa o meu mouse aqui ó tá bem não tá pegando um pouquinho de falha mas.

    Você pode colocar no outro tom de cor o pessoal vir aqui escolher né ficar mais fácil tá aqui eu vou pegar esse gráfico formatar eu vou tirar o contorno dele.

    E agora a gente leva um pouquinho mais para cima Olha que bacana aí você pode fazer uma validação de dados então colocar dados aqui ó.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FLp8r4244lM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem