04. Morrer é lucro - (Fp 1:19-26)

04. Morrer é lucro - (Fp 1:19-26) Nós vamos ler a palavra de Deus Filipenses Capítulo primeiro nós vamos no verso 19 até o verso 26 porque estou certo de que pela Súplica de vocês e com a ajuda do espírito de Jesus Cristo isso resultará em minha libertação minha ardente expectativa e esperança é que em nada serei envergonhado mas que com toda ousadia como sempre também agora Cristo será engrandecido no meu corpo quer pela vida quer pela morte.

04. Morrer é lucro - (Fp 1:19-26)

Porque para mim não viver a Cristo e o morrer é lucro entretanto se eu continuar vivendo poderei ainda fazer algum trabalho frutífero assim não sei o que deve escolher estou cercado pelos dois lados tendo desejo de partir e estar com Cristo O que é incomparavelmente melhor mas por causa de vocês é mais necessário que eu continue a viver e convencido disto Estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vocês para que.

Progridam e tenham alegria na fé desse modo vocês terão mais motivos para em Cristo Jesus por minha causa pela minha presença de novo no meio de vocês até aqui a leitura da palavra de Deus nós vamos orar pedindo que o nosso Deus Oriente a nossa exposição ilumine os olhos do nosso coração senhor nós te damos graças pelo Apóstolo Paulo pelo exemplo de dedicação de consagração de vida nós pedimos que nos dê esse único propósito a glória do Senhor Jesus quer.

Na vida quer na morte e que o senhor nos livre Senhor de motivos estranhos espúrios contrários a glória do teu nome e aquilo que o senhor fez por nós nos ajuda a ter um único propósito na vida que é viver para tua glória Qualquer que seja chamamento que o Senhor nos concede aqui nessa vida nós queremos agradecer por aqueles queridos que nos acompanham nessa noite Oramos por eles que os seus abençoe também Oramos pelos que de alguma maneira estão sendo afetados Senhor por essa pandemia e pelos seus efeitos econômicos.

Nós queremos orar o Deus pelo nosso país Oramos o Deus para que o Senhor nos conceda condições de ganharmos o nosso pão tranquilamente para termos uma vida tranquila Mansa com toda a piedade e Respeito Oramos pelos governantes que o senhor conceda todos eles a todos os níveis sabedoria para guiar o nosso país na retomada tão necessária senhor também abençoa a tua igreja purifica dos falsos profetas e falsas doutrinas enche a do Espírito Santo dá-lhe fervor e paixão.

Para anunciar o evangelho nesse país em nome de Jesus amém muito bem queridos antes de continuar duas observações algumas pessoas têm perguntado nas redes sociais qual é a versão que nós estamos usando nós estamos usando a Nova Almeida atualizada N A A que tem se vira de texto base para todas as Exposições que nós estamos fazendo agora novamente e a segunda coisa que eu esqueci de dizer no começo.

Você já pode ficar você já pode preparar sua pergunta para se responder no final da exposição aí na área de comentários do YouTube e depois a nossa equipe técnica estará fazendo a seleção das perguntas que nós teremos queridos queridos nós estamos diante de mais uma passagem da carta que Paulo escreveu aos Filipenses na parte anterior ao texto que nós lemos Paulo havia escrito aos Filipenses que a.

Prisão dele na verdade tinha contribuído para o progresso do evangelho para o proveito do Evangelho ele disse isso porque com certeza épáfras é pafrodito que era de filipos e que estavam visitando Paulo na prisão tinha trazido notícias preocupantes ou de que os Filipenses estariam preocupados com Paulo com a situação de Paulo e Paulo então na passagem que nós vimos na última segunda-feira Ele disse que aquilo que tinha acontecido com ele a sua prisão ao seu encarceramento ali em.

Roma em ele estava em prisão domiciliar na Verdade Aquilo tinha contribuído para o progresso do Evangelho em três sentidos primeiro os guardas que cuidavam de Paulo especialmente a guarda pretoriana que era a guarda de Elite a guarda particular de César tinha tomado conhecimento do Evangelho através de Paulo Segundo os cristãos de Roma ao saberem que Paulo estava preso por causa do Evangelho tomaram mais ânimo para anunciar a palavra de Deus com mais Ousadia e terceira coisa até.

Mesmo alguns líderes que estavam com inveja da projeção do ministério de Paulo e para não perder prestígio o avião se desdobrado em anunciar o evangelho até com isso o evangelho estava recebendo vantagem o evangelho estava sendo anunciado ainda que por motivos errados e Paulo estava se gloriando nisso ele estava Alegre e agora no texto que nós temos diante de nós ele compartilha com os Filipenses o seu coração a.

Expectativa que ele tem com relação ao futuro particularmente o resultado do seu julgamento e eu quero destacar cinco pontos aqui nessa passagem do apóstolo Paulo a primeira é a certeza que ele tem da sua libertação que nós lemos aqui no verso 19 porque estou certo de que pela Súplica de vocês e com a ajuda do espírito de Jesus Cristo isso resultará em minha libertação o isso aqui que ele.

Fala se refere aos versos seguintes em que ele falou de que a guarda pretoriana tomou conhecimento do verdadeiro motivo pelo qual ele estava preso que os irmãos de Roma estavam encorajados anunciaram o evangelho e defender Paulo até mesmo os inimigos de Paulo tudo isso redundaria acabaria sendo usado por Deus para melhor para aquilo que Paulo chama da sua libertação estou certo de que isso todas estas coisas resultará na minha libertação alguns estudiosos uma vez que Paulo aqui na passagem mas.

    Adiante Ele parece estar em dúvida quanto ao que vai acontecer se ele vai ficar livre ou se ele vai ser condenado

    Eles acham que essa libertação que Paulo se refere aqui é no sentido escatológico ou seja quer Paulo viva quer morra ele será liberto ele alcançará o final da sua existência aqui nesse mundo entrará na glória e será livre das peias Mortais das amarras do pecado e das limitações introduzidas pela queda de Adão aqui Entretanto é a interpretação mais.

    Simples da passagem é que Paulo Está se referindo à sua libertação da cadeia tanto é que mais adiante no capítulo 2 dessa mesma carta no verso 24 ele diz assim confio no Senhor que também eu mesmo em breve irei até vocês Quando ele estava na prisão e escreveu Filipenses eles ele também escreveu uma carta a um amigo seu chamado Filemon e nessa carta escrita ao mesmo tempo de Filipenses ele diz assim prepare-me também Pousada Filemon pois.

    Espero que por meio das suas orações eu lhe seja restituído então fica claro que Paulo tinha essa Esperança mais do que isso ele tinha essa convicção essa essa certeza de que Deus haveria de lidar um veredito favorável em tudo aquilo e essa certeza não era alguma coisa Mística havia alguns indicadores para o apóstolo Paulo de que ele teria um Resultado positivo do julgamento ao qual ele estava sendo.

    Submetido como vocês sabem Paulo estava preso em Roma por acusação dos juDeus de Jerusalém de que ele estava pregando um outro senhor que não fosse César é claro que aquilo era uma disfarçatéis Deus não Ele eles queriam provocar os romanos as Zelos para aprender Paulo na verdade os juDeus estavam era com inveja de que o apóstolo Paulo estava Pregando a Cristo e levando as multidões a crerem na palavra do senhor e eles revoltados.

    Acharam essa artimanha para lançar Paulo na prisão a essa altura Paulo provavelmente já tinha feito uma defesa e ele estava esperando ou ser chamado mais uma vez perante César ou receber o resultado do julgamento e ele então estava bem otimista com relação a isso como ele diz aqui estou certo que isso redundará em minha libertação então algumas coisas traziam essa certeza para Paulo primeiro ele já tinha apresentado bem a sua.

    Primeira defesa ele sentia que tinha dado as respostas corretas segundo o império romano essa altura não tinha nada oficial contra os cristãos pelo menos não por enquanto a Perseguição só iria começar alguns anos depois da parte dos Romanos e o mais importante de tudo Paulo contava com duas coisas para a sua libertação que ele menciona que no verso 19 estou certo de que pela Súplica de vocês ou seja através das orações de vocês a meu favor e com a ajuda do espírito de.

    Jesus Cristo tudo isso que me aconteceu resultará na minha libertação Paulo contava com as súplicas e as orações dos crentes de filipos intercedendo diante de Deus para que ele fosse liberta e também ele contava com a ajuda do Espírito Santo em que sentido quando o senhor Jesus Cristo avisou aos seus discípulos que eles seriam perseguidos lá em Marcos Capítulo 13 ele disse assim quando levarem vocês para os entregar diante das autoridades Não se preocupem.

    Com que irão dizer mas digam o que eles for concedido naquela hora porque não são vocês que estão falando mais o Espírito Santo é isso que o apóstolo Paulo se refere ele contava que o Espírito Santo lhe conduziria lhe diria as palavras ou lhe daria as palavras certas do imperador para que Ele pudesse apresentar com toda singeleza a verdade do Evangelho de que ele não era contra autoridade do Imperador mas que ele não.

    Podia considerar o Imperador como o senhor como Deus porque havia somente um senhor que era o senhor Jesus Cristo Paulo contava com a ajuda do Espírito Santo para isso em resumo então Paulo está ele tem certeza da sua libertação próxima porque ele conta com as orações dos irmãos ajuda do Espírito Santo e as circunstâncias se mostravam favoráveis a um veredito positivo para ele e aqui eu não posso deixar de notar.

    Uma importante lição Paulo sabia que estava nas mãos de Deus libertar-lo ou

    Não e ele sabia que Deus usaria meios para isso como sua defesa diante dos seus acusadores as orações dos crentes a seu favor o que nos impressiona aqui é que esse homem que é aquele autor do novo testamento que mais fala em predestinação em Soberania de Deus e nenhum momento ele despreza o fato de.

    Que Deus usa meios Deus usa recursos Deus usa instrumentos para cumprir a sua vontade e o seu plano então é um erro pessoas temer em crer na plena Soberania de Deus que isso vai anular a responsabilidade humana eis o exemplo do apóstolo Paulo ele sabia muito bem que sua vida o seu futuro estava nas mãos soberanas de Deus ainda assim ele pede orações Ele conta.

    Com uma boa defesa diante do Imperador ele espera na ajuda do Espírito Santo para lhe dar as palavras corretas Vamos agora para o segundo ponto que eu queria mostrar aqui o primeiro era a certeza que ele tinha da sua libertação segundo a sua expectativa de que ele não seria envergonhado versos 20 e 21 onde nós lemos assim minha ardentes expectativa e esperança é que nada seria envergonhado mas que com todo ousadia como sempre também agora Cristo será engrandecido no meu corpo quer pela vida quer pela morte porque para mim o viver.

    É Cristo e o morrer é lucro embora Paulo estivesse persuadido da sua libertação futura conforme acabamos de ver a sua expectativa maior ali na prisão não era ficar livre mas era outra coisa a sua expectativa ele diz aqui ardente expectativa Na verdade era que Cristo fosse engrandecido no seu corpo como ele diz aqui no final do verso 20 que Cristo fosse engrandecido no seu corpo em outras palavras que através.

    Dele do apóstolo Paulo o nome de Cristo fosse conhecido por todos e levado a todos ali em Roma inclusive até ao Imperador e Paulo queria isso ardentemente intensamente ansiosamente como ele diz aqui no início do verso 20 Essa é a minha ardente expectativa Paulo queimava com esse propósito com essa expectativa o seu coração ardia de Desejo de que Cristo fosse glorificado.

    No seu corpo e isso ele diz aqui no final do verso 20 que Cristo seja engrandecido no meu corpo quer pela vida isso é pela vida dele caso Ele saísse livre do julgamento e da prisão como ele esperava após ter falado de Cristo diante das autoridades ou pela sua morte ou seja se ele fosse sentenciado a morte e fosse executado caso Deus quisesse e ele então morreria como um marketing de Jesus Cristo Essa era ardente.

    Expectativa do apóstolo Paulo na prisão Não era nem tanto a liberdade era que Cristo fosse glorificado através da Liberdade dele da sua vida se ele continuasse Vivo ou que Cristo fosse glorificado engrandecido se ele fosse condenado à morte quer na vida quer na morte Paulo queria a glória de Cristo que o nome de Cristo fosse engrandecido e não o seu próprio nome e nesse ponto ele não queria ficar envergonhado como ele disse no início do verso 20 minha ardente.

    Expectativa esperança é quem nada serei envergonhado em nada serei envergonhado em outras palavras envergonhado diante de Deus ou diante de mim mesmo ou da igreja por fraquejar por negar a Cristo diante da possibilidade da pena de morte ou fracassarem anunciar o evangelho em outras palavras que Paulo tá dizendo é a minha expectativa é que Cristo seja engrandecido no meu corpo e eu espero não ser envergonhado quanto a isso em outras palavras eu espero não.

    Passar vergonha quando chegar a hora quando o Imperador disser você vai ser morto a espada se você não negar Jesus Cristo agora Paulo esperava ter coragem e ousadia naquela hora para dizer pode me lançar as feras pode cortar a minha cabeça mas eu não renunciarei a fé em Cristo Jesus Paulo esperava não ser envergonhado naquela expectativa ardente dele e que Cristo fosse glorificado que igreja na sua vida.

    Quer seja na sua morte Aliás ele diz aqui como sempre tinha acontecido perceba aí no meio do verso 20 né Como sempre ou seja em outras palavras nunca tinha faltado coragem e ousadia Paulo para testificar de Cristo diante das autoridades e mesmo diante dos perigos de vida de morte que sempre o acompanharam e não seria agora nesse momento crítico da sua vida diante do Imperador diante do carrasco que ele.

    Haveria de fraquejar a sua ardente expectativa era que Cristo fosse engrandecido quer na sua vida quer na sua morte e ele não queria passar vergonha quando chegasse o momento e a razão para isso olha gente o verso 21 ele diz porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro Por que Paulo seu maior desejo é que Cristo seja engrandecido quer na vida quer na morte resposta dele Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro em outras.

    Palavras Cristo é Razão da minha existência eu vivo para ele eu vivo para servi-lo aqui nesse mundo eu vivo para dar testemunho dele as pessoas ao meu redor aqui nesse mundo eu vivo em plena comunhão com Cristo viver é Cristo Ele é a razão ela é Essência ele é a minha própria vida de tal maneira Paulo era consagrado a Jesus Cristo o seu amor por Cristo era tão grande que Paulo não.

    Concebia sua vida sem a presença do Senhor Jesus e em troca ou por outro lado a morte é lucro para o apóstolo Paulo ele não temia a possibilidade de ser condenado a morrer por quê Porque ele já tava no prejuízo a morte era lucro e que sentido ele já tava no prejuízo porque ele já tinha morrido para si mesmo antes quando Escreveu a carta aos Gálatas ele disse já estou crucificado com Cristo Já morri para o.

    Mundo morri para o pecado morri para as realidades pecaminosas ainda que prazerosas nesse mundo então a morte era lucro porque ele já tava no prejuízo humanamente falando ele não vivia por prazer ele não vivia para o conforto mas ele vivia para Jesus e ele sabia que a morte Portanto não era o fim ele sabia sabia que depois da morte Cristo o aguardava e ele sabia também que a morte finalmente.

    Seria vencida pela ressurreição a minha ardente expectativa é que Cristo seja glorificado na minha vida ou na minha morte porque para mim viver a Cristo e o morrer se vier a acontecer pela vontade de Deus é lucro Paulo queridos é um exemplo de alguém que vivia literalmente para o senhor Jesus e essas palavras de Paulo elas nos envergonham com frio é o nosso coração com fraca.

    Nossa resolução com inconstante o nosso compromisso diante de Deus e com o senhor Jesus Cristo Que Deus nos Desce essa paixão que Deus nos Desce essa ardentes expectativa que ele nos Desce essa Visão da Glória de Cristo e da sua obra completa da sua pessoa preciosa de tal maneira que nós fossemos consumidos por essa vontade e tivéssemos esse único Alvo na vida para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

    Agora em terceiro lugar essa visão de Paulo essa perspectiva que ele tinha com relação ao futuro traziam dilema entre a vida e a morte para ele que é o meu terceiro ponto versus 22 até 23 e 24 entretanto se eu continuar vivendo poderei ainda fazer algum trabalho frutífero assim não sei o que devo escolher estou cercado pelos dois lados tendo desejo de Partir está com Cristo que é incomparávelmente melhor mas por causa de vocês é mais necessário que eu.

    Continue a viver Essa maneira de Paulo ver a vida para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro Como eu disse trazia um dilema para ele porque ele tinha dito que morrer era lucro para ele mas talvez não fosse lucro para os seus irmãos e para os seus filhos na fé e aí então pensando nisso Paulo não sabia o que pedir a Deus ou ele não sabia escolherem entre viver e morrer veja.

    Como ele diz no final do verso 22 não sei o que devo escolher e no início do verso 23 eu estou cercado pelos dois lados viver ou Morrer viver aqui servindo aos irmãos ou Morrer está com Cristo que é incomparável realmente melhor é claro que ali na prisão aguardando a sentença que poderia sair a qualquer momento havia somente duas possibilidades ser liberto ele continuaria vivendo e assim poderia abençoar muita gente e produzir mais frutos para Deus como ele diz aqui.

    No verso 22 eu posso ainda fazer algum trabalho frutífero ou ele poderia ser executado que ele diz no verso 23 que ele então ele poderia partir e estar com Cristo essa última possibilidade embora Paulo tivesse convencido de que seria liberto mas ele sabia que o resultado final tava nas mãos de Deus essa última possibilidade de que ele fosse condenado e executado era que estava mais próxima do seu coração não que Paulo tivesse.

    Desejo suicido ou que ele odiasse sua vida não é que nós já dissemos que o amor que ele tinha por Cristo e o desejo que ele tinha de estar com Cristo consumir a sua vida então diante dessas possibilidades é natural que essa última expectativa fosse a mais próxima do seu coração porque ele diz aqui no final do verso 23 eu tenho desejo de partir e estar com Cristo O que é incomparavelmente melhor esse era o.

    Desejo do coração mais uma vez não entenda mal Paulo aqui não tá com intenções Suicidas ou desprezo pela pela própria vida mas é que ele já tinha provado um pouco da eternidade vocês se Retornam que não que acerca de 20 anos antes dele dizer essas palavras aqui ele teve uma experiência que está narrada na segunda carta aos Coríntios no Capítulo 12 em que ele foi levado até o terceiro céu e ele nem sabe se foi em corpo ou fora do corpo mas ele disse que ele foi.

    Levado até o Paraíso até a presença de Deus a presença de Cristo e ali ele ouviu palavras inefáveis que ele não tinha nem como trazer essas palavras para os seus leitores tanto para que ele não diz o que que conversou o que que ele viu lá no Paraíso então é claro que Paulo disse eu tenho depois dessa visão não é É claro eu tenho desejo de partir e estar com Cristo quem comparavelmente melhor Paulo já tinha visto como era a glória ele já tinha estado no Paraíso numa visão e agora ele ansiava por isso.

    Definitivamente ali naquela prisão é óbvio que essa possibilidade ele diz é incomparávelmente melhor contudo e esse homem não cansa de nos impressionar não é o senso do dever acabou prevalecendo sobre o seu desejo pessoal ele diz aí no verso 24 mas por causa de vocês é mais necessário que eu continue a viver por causa de vocês é mais necessário que eu continue a viver Paulo colocou a.

    Necessidade dos outros acima do seu desejo pessoal ele que já tinha visto Paraíso que tinha estado ali na presença de Deus na presença de Cristo ouvir aquelas palavras maravilhosas visto coisas que ele nunca escreveu nem descreveu entretanto por amor aos Filipenses e aos demais irmãos demais filhos na fé ele diz assim eu considero que é necessário e aqui nós vemos então meu quarto ponto.

    Eu tinha falado cinco pontos na verdade são quatro né é a sua convicção da necessidade de continuar vivo verso 25 a 26 convencido disso De que é necessário que eu continue a viver estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vocês para que progridam e tenham alegria na fé desse modo vocês terão Mais motivo para se gloriar em Cristo Jesus por minha causa pela minha presença de novo no meio de vocês.

    Paulo estava convencido acabamos de ler que era necessário continuar vivendo por mais um tempo por amor aos Filipenses por causa disso ele diz aí no final do verso 24 essa convicção lhe dava certeza acrescentava ainda a certeza de que o seu resultado seria positivo ou seja que a sentença lhe seria favorável e Paulo diz aqui que queria ficar livre para voltar vê-los só no verso 25 estou convencido de que ficarei E permanecerei com vocês todos.

    Aqui ele já anuncia sua intenção de se reunir com eles lá em filipos e ele tinha três objetivos primeiro no verso 25 ele diz para que vocês progrida Paulo sabia que era pastor Sabia que sabia que havia sido colocado por Deus como Apóstolo dos gentios ele era mestre e doutor da fé para com gentios então ele sabia que Deus queria usar o seu dom para o progresso na vida cristã das.

    Igrejas que ele havia fundado e outras que ele haveria e fundar Ou seja a vida cristã de fato é um progresso ela avança ela se estende ela continua ela não é um ponto ela não estática ela é dinâmica e Paulo havia sido chamado por Deus como pastor para conduzir aqueles irmãos até a maturidade Cristã até a experiência plena em Cristo Jesus então ele queria ficar para ajudá-los a progredir segundo tá aí no final do verso 25 para que vocês tenham alegria na fé uma fé que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=awiHvh7rWlw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem