DEUS VÊ AS SUAS LÁGRIMAS! - Hernandes Dias Lopes

DEUS VÊ AS SUAS LÁGRIMAS! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus irmãos nós vamos então abrir a palavra de Deus no evangelho de Cristo conforme o relato de Mateus capítulo 5 verso 4 está escrito bem-aventurados os que choram porque serão consolados Vamos repetir todos bem-aventurados os que choram.

DEUS VÊ AS SUAS LÁGRIMAS! - Hernandes Dias Lopes

Porque serão consolados Amém eu quero conversar com você sobre o tema o choro que deságua em alegria eterna o choro que deságua em alegria eterna nós poderíamos afirmar sem nenhum problema que esta bem-aventurança é o maior paradoxo do cristianismo porque literalmente seria Felizes os.

Infelizes que espécie de tristeza é esta que pode produzir a maior felicidade a palavra que Jesus usa aqui bem-aventurados os que choram para definir a palavra choro a palavra pantes significa entar prantear pelo morto é o choro do luto é o choro do ido é o choro profundo é o choro que não é epidérmico.

Raso aliás ah Esta palavra na língua original na língua grega na língua grega é o termo mais forte que o grego tem para descrever dor e sofrimento para vocês terem uma ideia a septuaginta que é a tradução do velho testamento para língua grega usa Esta palavra aqui exatamente para definir lá em Gênesis 37 34 a dor.

De Jacó quando ele recebe o manto de seu filho José rasgado e na cabeça dele José tinha sido devorado por uma besta fera e ele rasga sua roupa ele se cobre de pó e ele pranteia por muitos dias seu filho é essa dor aqui é essa tristeza aqui que o texto está querendo nos dizer bem-aventurados os que choram porque serão consolados.

Agora é preciso ficar claro que nem todos os que choram são felizes e nem todos os que choram serão consolados então Jesus não está fazendo uma Apologia ao choro Jesus não está fazendo uma apologia a tristeza ele está falando de um tipo de choro e ele está falando de um tipo certo também de consolação Por que que.

Nós choramos hoje Que motivos nos fazem chorar hoje por exemplo choramos pelo luto de alguém que nós amamos choramos de dor física choramos pela decepção choramos pelo desespero choramos de saudade choramos de comiseração e compaixão por alguém choramos solidão choramos pela depressão.

Choramos por amor são muitas as as causas que nos levam às lágrimas mas aqui Jesus está tratando de um tipo de choro então aqui Jesus faz uma declaração Felizes bem-aventurados os que choram e ele faz uma promessa bem-aventurados os que choram porque serão consolados Então vamos tratar desse assunto primeiro lugar o que é que esse choro não.

Significa primeiro não é um choro carnal o que significa isso tem muita gente que chora a perda de alguma coisa material perdeu um bem financeiro perdeu um objeto perdeu uma propriedade perdeu um carro perdeu algo mas nunca chora por exemplo pela perda da Pureza irmãos todos nós pecamos a pergunta é ficamos.

Tristes a ponto de chorar um choro doído Porque pecamos choramos no sentido mais profundo da palavra quando nós ofendemos a santidade de Deus quando nós entristecemos o espírito quando nós apagamos o espírito quando nós ultrajam a graça quando nós nos endurecemos a operação do Espírito Santo em nosso.

Coração choramos assim pela dureza do nosso coração pela nossa superficialidade espiritual choramos assim quando nós transgredimos os mandamentos de Deus quando nós deixamos de usar os meios de graça que Deus estabeleceu Para vivermos uma vida piedosa Essa é a grande questão aqui se você parar para perceber o choro carnal é aquele que talvez am mon Teve.

Aminon teve quando de uma maneira doentia se apaixona pela sua irmã Tamar não podendo possuí-la is é um choro carnal eu o choro de Faraó ah por ter feito bem libertado o povo de Israel e ele se arrependeu do seu arrependimento e vai persegui-lo iso é um choro carnal segundo que que esse choro não significa não é o choro do remorço e do desespero pensa comigo em.

    Judas Iscariotes ele reconheceu o erro dele reconheceu ele confessou o pecado

    Dele confessou ele devolveu as 30 moedas de prata que recebeu para TR a Jesus devolveu ele fez uma defesa daquele a quem ele traiu dizendo que ele era inocente fez Judas deu muito mais passos do que muitos ainda dão hoje mas a tristeza dele não foi na.

    Verdade uma tristeza plena de arrependimento ele chorou muito mais pelas consequências do seu pecado do que chorou pelo seu pecado D não esse tipo de choro terceiro não é o choro de medo das consequências do que eu faço porque às vezes nós choramos como aquele ladrão que é pego com a mão na botija ele chorou não porque estava roubando chorou porque a polícia o pegou roubando.

    Isso não é o choro do arrependimento Quando você vê Davi sendo confrontado pelo profeta Natan ele não orou assim Ele não disse assim eh ah o meu Pecado está sempre diante de mim foi o que ele disse ele disse a espada está sempre Diante de Mim o juízo de Deus está sempre diante de mim diz o meu Pecado está sempre Diante de Mim pequei contra Deus pequei contra ti contra ti.

    Somente é esta consciência de que o pecado é malign issso é que nos leva a este choro que desemboca numa Consolação eterna terceiro não é no quarto lugar não é o choro teatral lembra dos fariseus quando eles eh se mostravam contristados e desfiguram a face com o fim de parecer a os homens que jejuavam os olhos estavam molhados mas o coração estava completamente seco Então não é o.

    Choro do teatro não é o choro cênico não é o choro PR as pessoas não é o choro que Visa é convencer as pessoas à nossa volta de que somos espirituais esse não é o choro de que Jesus está tratando aqui nesse texto Então vamos ver que choro é o que esse choro significa primeiro esse choro precisa ser um choro espontâneo Lembra daquela Muler pecadora que se prostra os pés de Jesus e chora sobre os pés de Jesus e depois enxuga os.

    Pés de Jesus com seus cabelos aquela mulher está ali trazendo a tona despejando a sua alma aquela mulher está ali e regando os pés de Jesus com o seu choro com as suas lágrimas lágrimas que são resultados de um arrependimento Genuíno e verdadeiro e de um amor profundo ao Senhor Jesus Esse é o choro é aquele choro que não é por constrangimento mas é um choro que emana de um coração arrependido ou ao mesmo.

    Tempo um choro que produz que é produto de uma gratidão profunda pelo amor de Deus a nós pecadores mais ainda que choro é esse Este é um choro que eh chamaríamos de um choro espiritual nós devemos chorar pelo pecado por quê Porque o pecado é um ato de hostilidade contra Deus a nossa geração irmãos está vivendo uma espécie de anestesiamento.

    Espiritual nós estamos vivendo uma geração que diz seg bom mas nada tem nada a ver todo mundo faz isso é comum isso é natural os tempos mudaram isso aí não é problema nós já incorporamos isso e de repente nós vamos criando mecanismos de convencimento de que aquilo que nós estamos fazendo não é pecado mais nós já fazemos e não sentimos culpa.

    Mais nós já praticamos e a dor da consciência não vem mais não é porque o pecado não existe é porque a nossa aquela seta que fere lá na consciência já tá rombuda já criamos um um casco no nosso coração como couro de jacaré e agora não sentimos mais nada então preste bem atenção nós precisamos entender que o pecado ofende e resiste o espírito santo de Deus mais ainda devemos chorar pelo.

    Pecado porque ele é um ato de consumada ingratidão a Deus Deus enviou-nos o seu

    Filho para nos livrar do pecado e quando nós amamos o pecado nós estamos demonstrando uma total e profunda ingratidão a este amor de Deus o pecado contra o amor de Deus deixa eu dizer uma coisa solen isss ima para vocês aqui o pecado contra o amor de Deus é pior do que o pecado dos.

    Demônios sabem por quê porque os demônios nunca foram alvos da Graça de Deus e nós e no obstante sermos objetos da Graça de Deus nós ainda nos rebelamos contra Deus e conscientemente e deliberadamente pecamos contra Ele Este é um pecado de ingratidão pecamos contra aquele que morreu por nós pecamos contra aquele que habita em.

    Nós terceiro devemos chorar pelo pecado porque o pecado irmãos nos priva das coisas mais excelentes do que o pecado nos livra o pecado nos livra Liv do maior bem que a comunhão com Deus ô amados não é verdade isso quando é que você está bem é quando você tá em comunhão com Deus quando você peca o que que acontece há uma tristeza há uma angústia há um pesar a primeira coisa que você nota.

    Imediatamente é que a sua intimidade com Deus foi o quê interrompida mas preste bem atenção preste bem atenção quando pecamos não é apenas a paz que vai embora quando nós pecamos é o próprio Deus que vai embora não há comunhão entre Deus e o nosso pecado então o pecado na verdade ele é.

    Malign simo porque o pecado nos priva da intimidade com Deus e é só só na presença de Deus que tem delícias e é só na presença de Deus que tem plenitude de vida e é só na presença de Deus que nós desfrutamos da vida maiúscula e superlativa a vida que Ele preparou para nós a vida abundante deve ser Portanto o o choro aqui o choro pelo nosso pecado vou dizer outra coisa solen issima aqui para você o pecado nos faz não só pior do que o.

    Pecado dos demônios não o pecado nos faz pior do que uma serpente do que uma serpente Pensa numa serpente comigo o que que a serpente tem dentro dela veneno quem botou o veneno nela Deus o veneno Dela pode ser remédio mas o pecado é um veneno que foi portado dentro de nós não foi por Deus pelo próprio diabo então preste bem atenção nisso então preste bem atenção nisso quando.

    Ananias vendeu uma propriedade entregou o valor aos Apóstolos e mentiu sobre o valor dizendo que estava entregando tudo quando estava entregando apenas uma parte Pedro confrontou nesses termos Ananias porque Satanás encheu seu coração para você mentir ao Espírito Santo amados irmãos O pecado é tão mal é tão malísimo que ele nos torna piores do que serpentes no dia 18 de outubro de.

    1740 um dos homens mais piedosos da história da humanidade o missionário David bry escreveu em seu diário assim em minhas devoções matinais minha alma desfez-se em lágrimas e chorou amargamente por causa da minha extrema maldade e vileza sabe qual conclusão que eu chego a nossa falta de consciência de pecado ou de convencimento de Pecado não é porque nós não estamos.

    Pecando é porque nós estamos muito longe daquele que é a luz e quando você se afasta da Luz você não vê nenhuma mácula em você quanto mais você se aproxima da Luz mais você tem consciência que é pecador quanto mais Santo você é mais você chora pelo seu pecado quanto mais perto de Deus você está mais convencido Você é de que você é pecador quanto mais intimidade com Deus.

    Mais consciência você tem da vileza do seu coração Então na verdade o que nós precisamos é pedir que Deus nos deu o dom das lágrimas para que Deus nos perdoe por não chorar pelos nossos pecados esse choro esse choro pelo pecado amados irmãos deve ser um choro de quebrantamento sabe pors vezes um Cora duro insensível que.

    Na linguagem bíblica é também dura Serv pescoço duro que não se inclina e Deus fala e você não escuta Deus exorta e você não obedece Deus corrige você não se acerta Deus fala de novo e você teima e Deus torna a falar e você não quer ouvir É como se fosse chuva em cima de pedra cai mas não amolece cai mas.

    Escorre é o nosso problema a falta de consciência do pecado não nos leva ao choro pelo pecado e a Bíblia nos exorta a não endurecer o nosso coração pior do que isso algumas pessoas não apenas não choram por causa do pecado mas se alegram no pecado vocês veem isso passam pelas ruas de São Paulo vejao os rap Hours da vida veja as.

    Boates veja os bares lotados veja os redutos onde as pessoas celebram e fazem Apologia ao pecado elas analteen o pecado elas exaltam o pecado elas humilham aquilo que é santo aquilo que é Pio aquilo que é piedoso aquilo que é honrado aquilo que é digno aquilo que é justo aquilo que é de boa fama aquilo que tem virtude as pessoas não apenas não não abominam o pecado mas as pessoas.

    Aplaudem o pecado elas glorificam o pecado como é que deveria ser esse choro pelo pecado Nós deveríamos chorar primeiramente por nós mesmos e é uma pergunta que eu faço a você hoje qual foi a última vez que você chorou pelo seu pecado qual foi a última vez que você teve plena consciência que você de fato é um pecador que isso não é apenas uma nomenclatura.

    Teológica qual foi a última vez que você registrou num diário como aquele homem piedoso David Brad registou eu estou espantado com a vileza do meu coração deixa eu perguntar uma coisa para você você já ficou escandalizado com você mesmo já ficou triste meu Deus de novo outra.

    Vez eu que já fui perdoado eu que já fui lavado eu que tenho o Espírito Santo habitando em mim de novo senhor tô pecando contra ti você tem chorado pelo seu pecado mas a Bíblia nos ensina dar um passo além não só a chorar pelo seu mas também chorar pelo pecado dos outros irmãos às vezes nós vivemos hoje dentro de uma cápsula dentro de uma.

    Redoma do individualismo nós vivemos hoje a realidade do egoísmo crônico Onde eu vivo a minha vida e não quero nem saber da vida dos outros eu não choro pelo pecado do outro eu não me entristeço pelo pecado do outro eu não me envolvo com o outro no sentido de socorrê-lo de ajudá-lo de confrontá-lo de tratar com ele para que ele se volte para Deus quando eu leio as escrituras notem comigo isso Davi.

    Chorava torrentes de água nascem dos meus olhos porque os homens não guardam a tua lei Jeremias chorou a condição terrível de Jerusalém sendo destruída Jesus Chorou a entrar na cidade de Jerusalém Paulo diz pois muitos andam entre nós agora vos digo até chorando que são Inimigos da cruz de Cristo como nós não deveríamos chorar irmãos pelas blasfêmias que são.

    Cometidas Neste País pela afronta ao Deus todo-poderoso pela substituição do Deus único vive verdadeiro santo santo santo por Ídolos abomináveis o nosso coração está seco demais os nossos olhos estão enxutos demais e Jesus está nos ensinando bem-aventurados os que choram porque serão consolados quais deveriam ser os motivos que nos levam às lágrimas primeiro o.

    Choro pelo pecado é o melhor uso das Lágrimas se você e eu chorarmos apenas pelos dramas da vida ou as perdas de coisas nós estaremos desperdiçando as nossas lágrimas isso é chuva sobre a rocha segundo o choro pelo pecado é uma evidência da Graça de Deus assim como de uma forma natural quando uma criança nasce o sinal de que ela nasceu com saúde é que ela chora o sinal de um novo.

    Nascimento é o choro pelo pecado se nós não virmos isso na igreja irmãos choro pelo pecado está faltando talvez Novo Nascimento a pergunta que eu faço a você qual foi a última vez que você viu alguém chorando na igreja não chorando porque tá com raiva não chorando porque está magoado não chorando porque está irritado com alguma coisa mas chorando de convicção de Pecado.

    Terceiro o choro pelo pecado é precioso sabe o que que a Bíblia fala de Jacó e é interessante o pastor Arival falando que vamos estudar os profetas menores O Profeta Oséias traz uma informação sobre Jacó que o livro de Gênesis não traz tá lá em Oséias 12:4 Jacó orou e chorou e prevaleceu com Deus e com os homens quando Jacó se agarra ao.

    Anjo do Senhor que era o próprio senhor lá no Val do jabo diz eu não te deix deixarei ir se tu não me abençoares a Bíblia diz que esta Súplica e esta oração foi com pranto foi com choro foi com o Coração Quebrantado é aquele momento em que você diz agora não dá mais por quê Porque Deus havia feito uma pergunta para ele como é que você chama qual é o seu nome e ele lá 20 anos atrás o pai dele havia feito essa pergunta para ele quem é você.

    Eu sou Esaú Ele mentiu sobre a sua identidade agora o senhor tá perguntando Mas qual o seu nome será que você vai continuar mentindo será que você vai continuar trapassando Será que você vai continuar enganando Será que você vai continuar com a máscara Será que você vai continuar fingindo quem é você e ele respondeu não eu sou Jacó não eu sou enganador mesmo essa é a minha identidade ali houve quebrantamento ali houve arrependimento e quando há arrependimento há salvação há perdão há Nova Vida louvado seja.

    Deus mas amados a Bíblia diz que o choro pelo pecado traz alegria louvado seja Deus bem-aventurados os que choram porque serão consolados consolados consolados quando você chora agora pelo seu pecado você é prevenido para não chorar o choro no inferno porque lá no.

    Inferno vai ter choro vai ter ranger de dentes mas lá não vai ter consolo lá não vai ter consolo lá não vai ter consolo agora bem-aventurados vós por causa do choro não o choro carnal não choro por causa de coisas não choro da raiva não o choro do remorço não o choro da Ira Não o choro da vingança não o choro da decepção não o choro da depressão mas o choro do convencimento do pecado Porque no momento que você chora pelo seu pecado momento que você se arrepende o seu.

    Pecado momento que você se debulha na presença de Deus com coração rasgado e quebrantado conforme diz o profeta Joel não rasga a sua roupa não não faça um teatro não não não apresente uma espiritualidade cênica não rasga o seu coração se derrame na presença de Deus porque quando você se derrama na presença de Deus em choro pelo pecado aí Deus perdoa aí Deus reveste com o poder do Espírito Santo o choro pelo pecado ele é.

    Temporal e ele é finito o choro pode durar até uma noite inteira mas a alegria vem pela manhã para onde nós estamos indo Deus vai enxugar dos nossos olhos toda lágrima a hora de chorar é agora chorar pelos nossos pecados e eu quero concluir com Último Ponto Qual é o conforto oferecido aos que choram esse.

    Choro primeiro o choro precede o conforto assim como a limpeza da ferida precede a cura Olha como Deus age de maneira diferente do diabo a Bíblia diz que Deus dá o melhor vinho no fim o diabo dá o melhor vinho no começo o diabo chega para você com a bandeja de prazeres e disz experimente é bom é gostoso vai dar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7Md2Vs5pgsA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem