PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO: Aprenda com profundidade os significados dela - Palavra

PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO: Aprenda com profundidade os significados dela - Palavra O Olá tudo bem Aqui quem fala Presbítero André Sanchez estamos começando agora mais um episódio do nosso estude a Bíblia um espaço abençoado do senhor aqui no YouTube aqui na internet pra.

Gente aprender a palavra de Deus de uma forma sempre com muita profundidade mais como a simplicidade também que vai abençoar você vai te ajudar a compreender da melhor forma a palavra do.

Senhor se você ainda não conhece no trabalho eu já escrevo há mais de dez anos lá no site esboçando ideias pontocom dá uma passadinha lá nós temos mais de 1.500 estudos lá liberados para.

Você ler lá acessar gratuitamente temos aplicativo também canal no YouTube aqui na descrição do vídeo você tem diversas informações para você acompanhar os nossos estudos todo o nosso trabalho e.

Hoje nós vamos então responder essa pergunta né a gente tem gravado várias aulas aqui sobre as parábolas E aí os irmãos colocaram nos comentários qual a próxima parábola que GO.

A estudar e essa aqui ganhou disparado vamos lá pergunta fale sobre a parábola do rico e Lázaro é uma das parábolas mais misteriosas para mim Quais as lições dela então nós temos uma parábola.

PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO: Aprenda com profundidade os significados dela

De fato aqui talvez uma das mais complexas de Jesus e a gente vai aproveitar o estudo de hoje então alguns minutos aqui da sua atenção para gente extrair as lições e compreender melhor.

Sobre essa parábola a parábola então do rico e Lázaro ou também é conhecida como a parábola do rico e mendigo ok nós temos uma parábola então que dá inclusive um nome próprio para um dos.

Personagens Lázaro aqui o que é incomum na Geralmente as parábolas não trazem nomes Então vamos começar primeiro onde ela se encontra Então essa parábola ela se encontra lá em Lucas 16 de 19 a 31.

Posse Tô fazendo um estudo bíblico com anotações pode abrir a palavra do senhor aqui nesse trecho onde você encontra todo o texto dessa parábola e claro aqui.

Uma curiosidade interessante para você é que somente Lucas o evangelista Lucas é quem faz o registro dessa parábola não temos ela registrada nem Mateus nem Marcos e nem em João Ok é um registro.

Único aqui pelo Evangelista Lucas na sequência Vamos trabalhar aqui um pequeno resuminho da parábola para você relembrar Pontos importantes que vão fazer diferença na sua compreensão então.

    A paralela conta a história de um homem

    Muito rico que vivia todos os luxos da sua riqueza não era um homem crente é nós vamos ver na sequência e ele vai ao inferno Depois da sua morte então era.

    Crente Então nesse cenário temos também um outro homem um mendigo agora chá o Lázaro que além de ser mendigo ainda era doente e vivia próximo de onde o rico morava esse mendigo buscava então.

    Sobras do rico ali tá viver a sua difícil vida na sequência então a parábola conta para a gente que o mendigo ele era crente e por quê Porque ele vai ao céu e no céu Só entra quem.

    Crê na verdade vivia juntamente com cães nas ruas e os cães lambiam as suas feridas né o que demonstra uma situação bastante difícil de vida a parábola conta que os dois morrem o mendigo é.

    Levado ao seio de Abraão que é um dos nomes bíblicos aqui para céu e o rico vai ao inferno sofrendo então a condenação eterna a cena Então passa na arte o rico via o mendigo juntamente com.

    A brawn no céu e o rico estava no inferno tô passando por graves e difíceis tormentos então nós temos aqui na sequência que o rico sabe quem é Abraão.

    Quando ele vê ali do inferno ele olha no seio de Abraão ou o céu de Abraão e pede que haja permissão dele para o mendigo levar um pouco de água para ele só um mendigo O Rico e tormentosa lhe pedindo.

    Um pouquinho de água mas ele é informado que existe um Grande Abismo entre eles que não pode ser atravessado o rico pense então em seus familiares que estão nos mesmos caminhos que ele andou na.

    Terra e a parábola conta então que o mendigo Ou melhor o rico ele quer que alguém Nos avise Avise os seus familiares sobre isso os alerte sobre esse inferno terrível para que eles.

    Mudem de atitude lá na terra mas ele é

    Informado por Abraão que na terra eles têm Moisés as festas para eles ouvirem ele ainda deseja que alguém dentre os mortos fosse.

    Alertá-los né alertar os seus parentes mas Abraão lembra que aqueles que não tem fé nem mesmo se um morto ressuscitado aparecer se conseguiria convencê-los a mudar e Aqui nós temos.

    Então esse resuminho da nossa parábola A sequência agora nós vamos então passar a compreender algumas lições sobre essa parábola analisando aqui o texto de uma forma bem interessante e detalhada Vamos.

    Começar com a lição número um primeira coisa muito importante a parábola do rico e do mendigo ou do rico e Lázaro não tem a intenção de mostrar Que riqueza leva ao inferno e pobreza leva.

    Ao céu muitos erroneamente compreendem isso na leitura dessa parábola o que eu falo isso a você podemos observar que o próprio Abraão segundo a Bíblia estava lá no céu e ele foi rico.

    Depois você Leia Gênesis 13 Versículo dois então a parábola não quer ensinar e riqueza é igual ao inferno pobreza é igual a céu Ok temos rico no céu rico no inferno pobre no céu pobre no inferno.

    Então não é isso que leva as pessoas não são as obras que fazem com que uma pessoa seja salva a palavra chave sobre salvação é arrependimento e observe Lucas 16 30 né essa história dessa.

    Parábola o rico ele deseja que os seus parentes se arrependam porque ele sabe que somente o arrependimento é a chave para escapar da condenação a entrega a verdadeira do coração a Deus é que traz.

    A salvação Oi gente quando alguém recebe a graça de Deus e vive um arrependimento verdadeiro é que pode ser salvas ó essa pessoa se encontra lá em Efésios 2 8 9 o texto.

    Muito conhecido que diz que pela graça sois salvos mediante a fé que isso é dom de Deus né não vem de obras para que ninguém se glorie então nós temos essa primeira lição muito importante para a.

    Gente compreender porque errando nessa primeira lição Você erra em toda a compreensão da parábola não sei se faz sentido para você esse tipo de estudo que a gente faz aqui né analisando o.

    Versículo detalhado fazendo conexões se tu faz sentido para você eu queria dizer você que está estão abertas né as nossas vagas para o nosso curso e conheça sua Bíblia de capa a capa a gente faz.

    Estudos mais ou menos neste formato mais claro estudos com uma hora uma hora e meia começando de Gênesis aulas em vídeo comigo e tira dúvidas e se você quer entrar nossa próxima.

    Turma aqui na descrição desse vídeo tem um link para você conhecer e no primeiro comentário também acesse a página Claro se fizesse sentido para você aprofundar ainda mais agora se não continua nos.

    Nossos estudos aqui que a gente vai continuar estudando temas mas se você quer profundidade isto da Bíblia toda e acha que tá na hora vem comigo vamos continuar aqui agora nós temos a segunda.

    Lição principal dessa parábola e qual é essa olha só a palavra então ela vai nos ensinar que a morte elas ela o nosso destino final apesar de ser uma história fictícia né a parábola com a intenção de.

    Trazer lições Geralmente as parábolas tem essa ideia sempre trazem em si elementos da realidade então Jesus ele gostava de utilizar elementos e faziam parte da realidade das coisas para.

    Ajudar as pessoas a compreender as missões E aí é E essas realidades então ajuda os ouvintes a refletir então aqui fica.

    Claro que o rico entendeu que seus parentes precisavam ser alertados de que a decisão de arrependimento deveria ser tomado em vida o rico entendeu lá no inferno essa realidade a morte cela o.

    Nosso destino final Claro ele queria dar um jeito de resolver isso através de uma ação ali né de alguém de um anjo de alguém que morreu mas não é assim que Deus determinou que fosse mas através da.

    Pregação do evangelho e aí não existe então segunda chance após a morte a parábola é clara com relação a essa lição após a morte tanto mendigo quanto rico passaram pelo juízo de Deus e aqui.

    Cabe uma observação nós temos pelo menos dois juízos suscitados na palavra de Deus o primeiro juízo de Deus acontece quando a gente morre e aqui se conectar para você o texto de.

    Eclesiastes 12 7 e o pó volte a terra como era é isso nosso corpo mortal vai para terra e o Espírito volta a Deus que o deu o corpo volta à terra e o Espírito vai para Deus e Deus realiza Então esse.

    Primeiro juízo que já designa o nosso destino eterno e depois a Bíblia diz que tem um segundo juízo que é o juízo final e esse deve ser público onde todos compareceram perante Deus e Deus ali.

    Estabelecer a um julgamento e diz a bíblia que ali Todo joelho se dobrará e toda a boca confessar a Jesus diz que no juízo final ele tá bem separar aí os ímpios dos seus alvos né ficará Claro.

    Para todos Quem são salvos e quem são os condenados então cada um deles O Rico e o Mendigo recebeu um destino é designado pelo próprio Deus como nós já temos aqui E esse então é o primeiro.

    Juízo que eu expliquei aos irmãos e após esse juízo não existe então mais segunda chance E aí nós temos agora então uma terceira principal lição dessa parábola na parábola A gente percebe que existe.

    Um reconhecimento da identidade das pessoas no pós-morte isso É bem interessante Então a parábola vai mostrar que as pessoas se reconheciam ali vamos ver esse trecho Olha só Lucas.

    16 e 23 no inferno estando em tormentos levantou os olhos e viu ao longe a Abraão né quem tá olhando aqui é o rico e viu também Lázaro que era ali o mendigo anteriormente lá na terra no seu.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=H23czP3_ogs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem