Função SE no Excel com Exemplos Práticos

Função SE no Excel com Exemplos Práticos Olá aqui é o Victor da Expert cursos e nesse vídeo vamos falar sobre a função si e também vamos colocar essa função na prática que é uma das funções mais utilizadas e mais importantes do Excel.

Função SE no Excel com Exemplos Práticos

Que com ela você consegue falar para o Excel o que que você quer por exemplo que apareça se determinada condição acontecer por exemplo se determinado produto tiver tal avaliação o que que eu.

Quero que apareça se determinado aluno tiver uma nota o que que eu quero que apareça se determinado vendedor tiver uma quantidade de vendas o que que eu quero que apareça Então tudo isso você.

Consegue manipular e utilizar a seu favor muito simples como uma função si fica comigo até o final do vídeo nós vamos executar um pouco dessa função e você vai aprender como utilizar e.

Aplicar também para o que você precisar vem comigo Estamos aqui na tela do Excel e se você quiser praticar junto comigo né fazer a.

Função se junto comigo eu vou estar deixando este arquivo que você está vendo né que é o arquivo da aula aqui na descrição você pode acessar E você também pode baixar para a gente estar.

Completando aqui utilizando a função si em duas situações diferentes que eu vou propor aqui durante a aula eu só te peço primeiramente que você deixa curtir aqui no vídeo tá para mais pessoas também.

Terem acesso a esse conteúdo e também se inscreva aqui no nosso canal do Expert cursos dá uma força aqui para o nosso canal é tem muito conteúdo bom nessa nossa situação aqui nós vamos aplicar a.

Função si supondo que nós temos uma planilha de avaliações de produtos então nós temos aqui cerca de 10 produtos talvez 10 produtos que determinada empresa vende televisão computador.

Notebook relógio geladeira é assim por diante diversos nomes de produtos em cada linha que nós temos um produto E temos aqui a quantidade vendido o preço unitário mas o que nos interessa aqui no.

Caso é a avaliação então cada um desses produtos tem uma avaliação de 0 até não deixamos até uma formatação condicional bem interessante para célula ficar aqui um pouco mais bonita um pouco mais.

Chamativa e que que nós vamos criar a partir disso com a função si vamos começar na primeira situação que é esta situação aqui que nós vamos ter duas situações temos a avaliação né E temos o.

    Status Então se o produto ele tiver uma - Curso Excel

    Avaliação de 5 até 10 vai ser um status bons bacana se ele tiver uma avaliação de 0 até 4,9 vai ser um status ruim né talvez precise mudar alguma coisa no.

    Produto rever esse produto né que a empresa está vendendo então neste caso nós temos aqui duas situações diferentes quando você tem duas situações você utilizar uma única vez a função si Então.

    Essa é sempre a regra se você tem por exemplo duas situações você utiliza a função se uma vez se você tem três condições né três situações você utilizar a função si duas vezes então é.

    Sempre o número de condições menos um você vai saber quantas vezes você vai precisar utilizar a função se aqui na sua célula né E durante a sua vamos começar então a aplicar a função né a.

    Função si ela vai ser aplicada em uma outra célula aqui no caso vão ser em todas essas células que a gente pode fazer uma por uma as demais vão ser apenas replicadas eu vou dar um igual.

    Vou digitar aqui a função se ela já aparece aqui bem no começo eu posso dar dois cliques com botão esquerdo do mouse ou também posso pressionar aqui no meu teclado a tecla Tab ó aqui só dar dois.

    Cliques eu vou entrar na função e agora a função me pede todos os argumentos nós temos basicamente três argumentos o teste Lógico o valor se for verdadeiro e o valor se for falso então fica bem.

    Claro aqui para você conseguir fazer esta função vamos primeiro ao teste lógico Qual que é o nosso primeiro teste Lógico né se for é de cinco até 10 vai ter um valor bom então vou clicar nessa.

    Célula quem que é essa avaliação é essa célula no caso aqui a minha é doido então eu vou clicar na E2 se a minha e dois sou maior esse aqui é o final de maior ou igual a cinco né porque o cinco.

    Curso Excel - Também entra então maior ou igual a

    Cinco perfeito esse já foi meu teste lógico se isso acontecer qual que vai ser o status aqui desse meu produto ele vai.

    Ser bom então quando a gente vai digitar alguma coisa a gente coloca aqui entre aspas Porque se o poder validar Então abre minhas aspas e vou digitar aqui exatamente o que eu quero no caso eu.

    Quero que seja um status bom vou fechar aqui a minhas aspas Então já executamos aqui no caso a função o valor se verdadeiro ponto e vírgula e se o valor for falso ou seja assim isso não ocorrer.

    Se essa avaliação ela não for maior ou igual a 5 ela vai ser né ela vai ser menor que cinco então ela vai ser o status ruim então eu posso abrir aqui as minhas armas e colocar ruim que a minha.

    Segunda né situação se o valor for falso fecha a minha data agora eu posso fechar é que o meu parentes e apertar um enter ok aqui eu só vou selecionar Deixa eu só selecionar tudo isso aqui vou.

    Centralizar Então olha só o que acabou de acontecer aqui a nossa televisão tem uma avaliação cinco né então avaliação de cinco até 10 tem um status bom aqui né o Excel já me mostrou que tem um.

    Status bons também e agora na sequência aqui do nosso apoio nós temos duas alternativas se eu clicar nessa minha célula aqui ó no caso a F2 que foi exatamente a célula onde nós executamos.

    A função si se eu clicar na célula aqui na minha barra de fórmulas mostram toda a minha fórmula por extenso tudo que eu acabei de fazer se eu vier com o meu mouse aqui no canto inferior esquerdo.

    Quando eu posiciono o mouse aqui o meu cursor ele fica como se fosse uma cruz né É tudo na cor preta eu posso dar dois cliques aqui que ele já vai replicar para toda né Essa minha planilha tá.

    Rapidamente ou se eu der um desfazer ou deixou só voltar aqui onde estávamos eu posso ver aqui também no canto inferior direito aqui no pé direito que a gente costuma falar clicar com o botão.

    Esquerdo e arrastar até o final também quando é uma planilha é mais curta é super tranquilo também de fazer isso aqui ó se eu der um clique aqui fora olha só o que a gente vai ter então.

    Todas essas notas aqui ó 5 6 8 10 tem um status bom o Excel Já está me dando aqui apareceu aqui a minha geladeira está com uma avaliação quatro Então já entrou na nossa segunda situação já entrou com uma.

    Condição falsa né então apareceu aqui o status de ruim essa aqui é a forma mais fácil de você Executar a função se quando você tem duas condições né Ó até deixei aqui a explicação situação 1 Nós.

    Temos duas condições e usamos a função se uma única vez até se a gente não quiser fazer isso aqui você poderia fazer linha por linha para treinar é claro que não tem necessidade mas.

    Poderia ser uma outra solução eu vou até fazer rapidamente ó vamos manter novamente a situação eu vou dar uma igual função se Dei dois cliques com botões esquerdo agora aqui no caso né o.

    Teste lógico se essa célula aqui no caso a minha E3 for maior ou igual a cinco ponto e vírgula se o valor for verdadeiro abro Aspas eu quero um status bom fecha o aspas ponto e vírgula se o.

    Valor for falso eu quero que esteja com o status ruim posso fechar aspas Feche o meu parentes e apertei o enter fiz aqui levemente um pouco mais rápido né para você entender que você pode fazer passo.

    Por passo na linha por linha ou simplesmente você vem aqui dar dois cliques e já ganha muito tempo ganha muita produtividade aqui no Excel e agora na sequência dessa nossa aula.

    Vamos avançar um pouco mais né Você acabou de aprender como utilizar a função si da maneira mais simples com duas condições Mas vamos avançar para nossas situação 2 que é quando você tem.

    Três condições então se você tem três condições nós usamos a função se duas vezes Quais são as três condições se a avaliação for de 7 a 10 tem um status de ótimo se for de 4 até 6,9 tem um status.

    Bom E se for de 0 até 3,9 tem um status ruim então Aqui nós temos três condições vamos utilizar duas vezes a função si Podemos até reaproveitar isso aqui então vou selecionar tudo isso aqui vou dar um.

    Delete a gente parte propriamente da estaca zero posso clicar aqui na minha célula aqui na F2 e vamos digitar novamente a função assim ó digitei a função se Opa falta o sol igual a função.

    Si perfeito sempre importante colocar o igual né para poder entrar a função já está marcando aqui eu posso apertar o tab e já estou aqui na função qual que é agora o teste lógico no caso essa aqui.

    Eu vou clicar com botões esquerdo nessa minha célula tem que ser maior ou igual a 7 então maior ou igual a 7 até aqui nenhuma novidade só estamos mudando propriamente os valores Mas vamos tomar.

    Como base essa nossa planilha Aqui de baixo tá que tem as três condições você já pode focar exatamente aqui então perfeito essa minha célula é maior ou igual a 7 porque o 7 também entra certo.

    Vou apertar o ponto e vírgula se o valor for verdadeiro eu vou abrir aspas e vou digitar aqui né que é ótimo ó ótimo posso fechar apps se o valor for verdadeiro a gente já matou ponto e.

    Vírgula se o valor agora for falso nós vamos precisar utilizar a função si novamente porque nós vamos ter mais duas condições eu não posso só colocar aqui agora que se o valor for falso é bom.

    Porque aí não vai não vai estar na minha terceira condição que é ruim então qual que é o raciocínio lógico que quando a gente utiliza três condições nós fazemos a primeira condição colocamos aqui no.

    Caso o primeiro status e agora a gente utiliza novamente a função se ele nós coloca os outros dois status nessa maneira a gente mata essas três condições utilizando duas vezes a função.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rGr1vhNITJ0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem